Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Faça você mesmo ( DIY )

Notícias

Faça você mesmo ( DIY ) Secção dedicada para aprender a fazer você mesmo

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 10-12-2010, 22:58   #1
BMWE36320i
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão Polie Tensora da Correia Trapezoidal Motor M47 (136 cv)BMW 320D de 05/1999!

Boa noite a todos os amantes da melhor marca de automóveis que até hoje conheci! Venho por este meio pedir a vossa ajuda quanto ao manuseamento da polie tensora da correia que controla o funcionamento do alternador/bomba de água/direcção assistida! Há 2 dias fiz a revisão ao meu carro BMW 320D E46 de 05/1999 com o motor M47 de 136 CV que conta com 110.000Km. Fiz a mudança do óleo, respectivo filtro, breather, filtro de gasóleo, filtro de ar, filtro de habitáculo e mudei também a correia do A/C que ja estava a ser precisa e limpeza da EGR. Pensei mudar também, visto que ja estava com a mão na obra, a correia trapezoidal, mas deparei-me com um problema, visto que o tensor da mesma é hidraulico e diferente daqueles que ja tenho visto em alguns DIY. Neste momento a mesma ainda dura uns bons 10.000Km, mas mais tarde ou mais cedo vou ter que a mudar e não sei como libertar a tensão da polie tensora dessa correia e como não quero estragar nada porque adoro este carro, venho por este meio pedir a vossa ajuda! Existe alguma chave especial para mexer na mesma? Tenho que retirar o amortecedor hidraulico da polie? Ou existe alguma forma mais simples e correcta para o fazer? Desde já agradeço a vossa atenção e peço a quem me poder ajudar que me de umas dicas! Abraço, e perdoem-me a expressão, porque gostos não se discutem, mas melhor que BMW não há!

BMW E36 316i / BMW E36 320i / BMW E46 320D 136cv / BMW E46 320D 150cv

Última edição por BMWE36320i; 10-12-2010 às 23:08.
BMWE36320i está ligado agora  
                                                        Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 22:40   #2
Daniel@DR CAR
Patrocinado Dedicado

Registado em: Sep 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Daniel@DR CAR
Padrão

Penso que basta aliviar o Amortecedor. Mas deve vir já aí alguém, para te dar uma ajuda
Daniel@DR CAR está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 22:44   #3
BMWE36320i
Ajudante de Mecânico

Padrão

Ola Dr Car! Desde ja agradeço a tua resposta. Quando dizes aliviar o amortecedor, queres dizer desapertar o mesmo ou puxar a polie tensora para baixo ou para cima? Se for para puxar a polie por onde o faço? Tem algum ponto expecifico? Abraço.

BMWE36320i está ligado agora   Responder com citação
Antigo 15-12-2010, 05:16   #4
Daniel@DR CAR
Patrocinado Dedicado

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Daniel@DR CAR
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por BMWE36320i Ver Post
Ola Dr Car! Desde ja agradeço a tua resposta. Quando dizes aliviar o amortecedor, queres dizer desapertar o mesmo ou puxar a polie tensora para baixo ou para cima? Se for para puxar a polie por onde o faço? Tem algum ponto expecifico? Abraço.
Para aliviares o mesmo, terás que desapertá-la. Depois só tens uma posição para a poderes ceder, mas não me perguntes agora para que lado é.
Deixa ver se aparece por aqui alguém que já o tenha feito, e que te possa dizer mais pormenorizadamente.
Se vires que não te safas, não compliques, chama alguém que esteja mais dentro do assunto... antes que faças asneiras
Daniel@DR CAR está desligado   Responder com citação
Antigo 17-12-2010, 02:53   #5
tonico
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2010
Padrão

Pois é só tem um sentido se rodares ao contrário vai o amortecedor á vida parte mas agora não te sei dizer para que lado pois já mudei uma faz algum tempo, tenta rodar devagar para um lado e ver se faz pressão e depois rodas para o outro lado e reparas se num dos lados fizer mola e no outro fizer carga sem amortecer então é para o lado que faz mola que deves aliviar.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 17-12-2010, 19:24   #6
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Viva parv trocar as correias tem de s e inserir um extensor de chave de caixa no entalhe da alavanca de inversão (é onde o amortecedor está ligado) att. não desapertar o mesmo, e colocar no furo existente uma broca (por ex.) de 4mm e trancar a alavanca ao bloco motor depois já sai a correia, mas é preciso retirar 1º a correia do AC, com uma chave 18mm fazer de alavanca e soltar a correia, atenção que para fazer este trabalho é necessário retirar a caixa do ventilador depois de desligar o tubo de vácuo e as fichas AUC e motor do ventilador, tem um mrebite de expansão plastico e um parafuso torx 20 a fixar a caixa. Cumps.
JOFIMO está desligado   Responder com citação
Antigo 18-12-2010, 01:49   #7
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por JOFIMO Ver Post
Viva parv trocar as correias tem de s e inserir um extensor de chave de caixa no entalhe da alavanca de inversão (é onde o amortecedor está ligado) att. não desapertar o mesmo, e colocar no furo existente uma broca (por ex.) de 4mm e trancar a alavanca ao bloco motor depois já sai a correia, mas é preciso retirar 1º a correia do AC, com uma chave 18mm fazer de alavanca e soltar a correia, atenção que para fazer este trabalho é necessário retirar a caixa do ventilador depois de desligar o tubo de vácuo e as fichas AUC e motor do ventilador, tem um mrebite de expansão plastico e um parafuso torx 20 a fixar a caixa. Cumps.

Epa excelente explicação muito bem!

Apesar de não ser para mim um muito obrigado pelo excelente contributo

Abraço
Antigo 18-12-2010, 14:13   #8
BMWE36320i
Ajudante de Mecânico

Padrão

Boa Tarde Jofimo! Desde já o meu muito obrigado pela tua ajuda e pela explicação em promenor que deste. Excelente mesmo, e de louvar também a disponibilidade e a atenção que dás a todos os membros deste forum! Se fosse possivel queria te pedir um favor; Qual a largura da chave de caixa para caber no entalhe da alavanca de inversão? Mais uma vez o meu muito obrigado. Abraço.

http://www.realoem.com/bmw/showparts...94&hg=11&fg=18

A Peça aonde devo colocar a chave de caixa é a nº5 certo?

--------------//---------------
Agradeço também ao tonico33@hotmail.com pela ajuda prestada! Abraço.

Última edição por BMWE36320i; 18-12-2010 às 14:39.
Antigo 18-12-2010, 18:43   #9
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por BMWE36320i Ver Post
Boa Tarde Jofimo! Desde já o meu muito obrigado pela tua ajuda e pela explicação em promenor que deste. Excelente mesmo, e de louvar também a disponibilidade e a atenção que dás a todos os membros deste forum! Se fosse possivel queria te pedir um favor; Qual a largura da chave de caixa para caber no entalhe da alavanca de inversão? Mais uma vez o meu muito obrigado. Abraço.

http://www.realoem.com/bmw/showparts...94&hg=11&fg=18

A Peça aonde devo colocar a chave de caixa é a nº5 certo?

--------------//---------------
Agradeço também ao tonico33@hotmail.com pela ajuda prestada! Abraço.
Boas, estamos cá para ajudar é essa a função dum fórum, a peça é a nº2 aí é que se coloca o extensor de chave de caixa (na giria rabo) de 1/2" junto ao orificio(tem um entalhe á medida da mesma) que aparece no esquema, e fazemos de alavanca para a direita junto à correia, nesse orificio mete-se o veio de 4mm para trancar no bloco a alavanca inversora, não sei se me fiz entender. Cumps.
Antigo 19-12-2010, 03:53   #10
BMWE36320i
Ajudante de Mecânico

Padrão

Jofimo, mais uma vez muito obrigado pela tua atençao e disponibilidade na grande ajuda que das aos membros do Forum! A tua explicaçao e paciencia foram expectaculares! Consegui perceber perfeiitamente aquilo que disseste e finalmente aprender a mexer na dita alavanca sem fazer estragos na mesma! Gosto muito do carro e nao quero estragar nunca uma maquina que me da tanto prazer a conduzir e a tratar dela! Bem hajas Jofimo, e muito obrigado pela tua preciosa ajuda. Abraço.

Antigo 11-02-2012, 21:17   #11
metor
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2012
Padrão

boas gostava que me ajudassem.

tentei tirar a correia de ke se fala aki tirei a do ac primeiro mas a da bomba nao sei cm. sei ke e pelo tensor . sabem me dizer se e nakele orificio que e esxtavado?. preciso uma chave sextavada e qual os mm da chave .
era urgente obrigado
metor está desligado   Responder com citação
Antigo 11-02-2012, 21:35   #12
metor
Ajudante de Mecânico

Padrão

tenhop um e36 325 tds
obrigado
Antigo 12-02-2012, 13:33   #13
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por metor Ver Post
boas gostava que me ajudassem.

tentei tirar a correia de ke se fala aki tirei a do ac primeiro mas a da bomba nao sei cm. sei ke e pelo tensor . sabem me dizer se e nakele orificio que e esxtavado?. preciso uma chave sextavada e qual os mm da chave .
era urgente obrigado
Se leres o meu post ficas a saber que não chave sextavada mas sim os extensores das chaves de caixa de 1/2" que fazem de alavanca para tirar a tensão à alavanca tensora da correia, lê e abre os links....para saberes como fazer.
Antigo 13-02-2012, 12:03   #14
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

Rudy_man está desligado   Responder com citação
Antigo 13-02-2012, 12:16   #15
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post
Mas no motor M51/M41/M47/M57 (diesel) não tem esse sextavado.....
Antigo 13-02-2012, 18:00   #16
metor
Ajudante de Mecânico

Padrão

eu ja consegui por no motor a diesel m51

tem ke ser com um ferro por baixo do tensor e ele vai para cima e poes a coreia presisas de mais um ajudante . e fiz com a xave de rodas . monteia ontem. a chave para desapertar a ventoinha fiz a eu . fiz dois furos e corteia em circolo no meio dos furos se a compraseera uns 50 euros . poupem dinheiro . eu dps tiro foto e mostro. e mt facil tirala dps de me ensinarem. claro
obrigado na msma
Antigo 13-02-2012, 18:47   #17
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
eu ja consegui por no motor a diesel m51

tem ke ser com um ferro por baixo do tensor e ele vai para cima e poes a coreia presisas de mais um ajudante . e fiz com a xave de rodas . monteia ontem. a chave para desapertar a ventoinha fiz a eu . fiz dois furos e corteia em circolo no meio dos furos se a compraseera uns 50 euros . poupem dinheiro . eu dps tiro foto e mostro. e mt facil tirala dps de me ensinarem. claro
obrigado na msma
Com um ferro e o tensor vai para cima? onde e quando? e precisa um ajudante ? para quê para ir buscar cervejas, só se for para isso eu de vez em quando leio cada uma......
Antigo 13-02-2012, 18:59   #18
metor
Ajudante de Mecânico

Padrão

eu fiz assim bem ou mal e consegui e o ke interessa . e contribui para ajudar os outros thats the point. pk nao fazes um vedeo ou tiras fotos para ajudares a perceber melhor.

eu nao consegui perceber o ke tentast explicar por mensagem. mas a criticares os outros so pk sabes mais do ke uns ...
Antigo 13-02-2012, 19:01   #19
metor
Ajudante de Mecânico

Padrão

eu escrevi no post a cima que o meu era um m51. de 94 325. tds
Antigo 13-02-2012, 19:09   #20
JOFIMO
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
eu fiz assim bem ou mal e consegui e o ke interessa . e contribui para ajudar os outros thats the point. pk nao fazes um vedeo ou tiras fotos para ajudares a perceber melhor.

eu nao consegui perceber o ke tentast explicar por mensagem. mas a criticares os outros so pk sabes mais do ke uns ...
Não é criticar é emendar o que está errado, eu sei bem o que é o motor M51, tu não conseguiste com a minha descrição, mas ouve quem conseguisse (gOblin) e não precisou de video ou fotos agora dizer precisamente ao contrário não, se tivesses lido a minha explicação fazias na boa e sem stress, melhor ajuda só se for eu a fazer por ti....
Cumps.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar