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Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

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Antigo 14-11-2010, 00:50   #1
1000ton
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Padrão 320d 150cv debitos de injecçao

boas pessoal o meu nome é Milton sou do Algarve tenho um bmw e46 320d 150 cv 6v, gostava de trocar umas ideias convosco, comprei o carro a pouco tempo tou muito satisfeito, só k quando o comprei reparei k o carro tinha muito power andava demais para 150cv de origem, pensei cá para mim que tinha alguma repro, informei-me melhor o ligaram a maquina e me diziam k o carro nao tinha repro, (estranho) ate que um dia tive a posse de um kts da bosch em meu poder, liguei a OBD depois de varias opçoes encontrei algo como ajustes/adaptaçoes entrei tinha varias opcoes como ajustes lambdas, ajustes etc e ajustes de debitos de injecçao entrei nessa opçao e aparecia para por mais debito menos debito e zerar, entao aventurei-me e fiz zerar, quando volto a ligar o carro senti o ponteiro das rotacoes nao tao rapido, fui dar uma volta com o carro sem duvida senti uma grande diferença, a puxar menos, agora sei que o carro ta "normal" continua a puxar muito bem como todos os 150cv e a consumir menos 1 litro aos 100... gostava que me podessem ajudar se teem conhecimento de algo do genero e o que acham dos ajustes da injecçao?
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Antigo 14-11-2010, 18:21   #2
JOFIMO
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Viva os ajustes (adaptações só são efectuadas quando se trocam injectores por ex). e existe uma tabela com valores de origem para fazer esssa operação.
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Antigo 30-08-2013, 14:21   #3
deltaboy
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Essa do "zerar" é completamente nova para mim..... Pessoal mas há alguma coisa que a máquina da Bosch faça que o DIS não faça?
Sempre desconfiei que o meu carro mesmo de origem mete gasóleo a mais, vai na volta é esse o motivo para os consumos estúpidos?
Posso tentar alguma coisa deste género? Não tenho é acesso a nenhuma KTS da Bosch :S

Abraço
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Antigo 30-08-2013, 15:04   #4
pnogueira
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Nao sou expert nem conheço a maquina da bosch, mas ele refere-se a reescrever os mapas e isso o DIS n faz (acho), presumo que seja o NCS.
Possivelmente no caso dele alteraram os valores, o que ele fez foi colocar os valores "padrão" aparentemente.

Citação:
Publicado originalmente por deltaboy Ver Post
Essa do "zerar" é completamente nova para mim.....
Termo brasileiro para "reset" (por a zeros)
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Antigo 30-08-2013, 15:11   #5
deltaboy
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Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Nao sou expert nem conheço a maquina da bosch, mas ele refere-se a reescrever os mapas e isso o DIS n faz (acho), presumo que seja o NCS.
Possivelmente no caso dele alteraram os valores, o que ele fez foi colocar os valores "padrão" aparentemente.



Termo brasileiro para "reset" (por a zeros)
Boas, obrigado pela resposta.
Pois era uma coisa porreira de tentar fazer até.... Se com o SSS Progman eu fizer o update à DDE não coloca os valores a "zero"? Ou seja, começa de novo as adaptações certo?

Em relação ao "zerar" não estava a criticar a forma de escrever, quando disse que era completamente novo para mim estava mesmo a referir-me à função em si porque desconhecia que isso era possível assim

Abraço
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Antigo 30-08-2013, 15:15   #6
pnogueira
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Cuidado com as brincadeiras com o NCS e Progman.
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Antigo 30-08-2013, 16:56   #7
Rudy_man
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O que existe é uma Adaptaçao que consiste em introdduzir os novos codigos alfanumericos de cada novo injector na sua respectiva posiçao cilindrica no motor. Isso faz-se só quando substituis os injectores pois a DDE necessita saber esse codigos.

Existe é outra adaptaçao que consiste em fazer reset ao

Quantity mean value adaptation MMA/Lambda oxygen sensor DDE5

For the Quantity Mean Value Adaptation function, a Lambda oxygen sensor is required in all EU4 diesel engines. This sensor is fitted neat the engine in the pre-catalytic converter, immediately after the turbine of the exhaust turbocharger. The oxygen sensor is a wide-band sensor that provides exact lambda values over a wide measuring range. The quantity mean value adaptation is a learning procedure in which the fuel-air ratio (oxygen sensor value) is correctly adjusted by adapting the air mass or exhaust gas recirculation rate. This procedure does not affect the individual injectors.

Operating principle of the MMA

The oxygen sensor value measured by the Lambda oxygen sensor and the air mass measured by the HFM are used to determine a mean injection quantity across all cylinders. This value is compared with the injection quantity specified by the DDE control unit. If there is a deviation, the air mass is adapted to the actual amount of fuel by adjusting the exhaust gas recirculation valve in such a way that the correct lambda value is set.
The MMA is not a rapid control operation, rather an adaptive learning procedure. That means that the error in injection quantity is learned in an adaptive characteristic map that is stored permanently in the DDE control unit.

Application

The Reset MMA service function must be run if any of the following components has been replaced:

- Hot-film air-mass sensor (HFM)
- Injector(s)
- Rail pressure sensor


Use

The Quantity Mean Value Adaptation function is required to achieve the exhaust emission regulation EU4. The MMA is deployed as follows:
E46 M47TU/EU4 right-hand drive vehicle: From 09/03
E46 M47TU/EU4 left-hand drive vehicle: From 03/04
E60 M57TU/EU4: From 03/04
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Antigo 30-08-2013, 17:54   #8
deltaboy
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Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post
O que existe é uma Adaptaçao que consiste em introdduzir os novos codigos alfanumericos de cada novo injector na sua respectiva posiçao cilindrica no motor. Isso faz-se só quando substituis os injectores pois a DDE necessita saber esse codigos.

Existe é outra adaptaçao que consiste em fazer reset ao

Quantity mean value adaptation MMA/Lambda oxygen sensor DDE5

For the Quantity Mean Value Adaptation function, a Lambda oxygen sensor is required in all EU4 diesel engines. This sensor is fitted neat the engine in the pre-catalytic converter, immediately after the turbine of the exhaust turbocharger. The oxygen sensor is a wide-band sensor that provides exact lambda values over a wide measuring range. The quantity mean value adaptation is a learning procedure in which the fuel-air ratio (oxygen sensor value) is correctly adjusted by adapting the air mass or exhaust gas recirculation rate. This procedure does not affect the individual injectors.

Operating principle of the MMA

The oxygen sensor value measured by the Lambda oxygen sensor and the air mass measured by the HFM are used to determine a mean injection quantity across all cylinders. This value is compared with the injection quantity specified by the DDE control unit. If there is a deviation, the air mass is adapted to the actual amount of fuel by adjusting the exhaust gas recirculation valve in such a way that the correct lambda value is set.
The MMA is not a rapid control operation, rather an adaptive learning procedure. That means that the error in injection quantity is learned in an adaptive characteristic map that is stored permanently in the DDE control unit.

Application

The Reset MMA service function must be run if any of the following components has been replaced:

- Hot-film air-mass sensor (HFM)
- Injector(s)
- Rail pressure sensor


Use

The Quantity Mean Value Adaptation function is required to achieve the exhaust emission regulation EU4. The MMA is deployed as follows:
E46 M47TU/EU4 right-hand drive vehicle: From 09/03
E46 M47TU/EU4 left-hand drive vehicle: From 03/04
E60 M57TU/EU4: From 03/04
O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
penso que assim sendo nao existe nenhum reset que possa fazer
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Antigo 31-08-2013, 18:41   #9
morcão
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O Rudy man já explicou e bem o DIS ou o Progamn só fazem o emparelhamento de injectores na DDE em caso de troca de algum injector; também se consegue ajustar a recirculação de gases (débito gases/ar fresco) e pouco mais nos 150 sequeres ver os débitos esses progrmas lêem mas com o INPA é mais fácil e tem gráficos, e um conselho não se metam a mexer com o NCS na DDE/EWS podem ter algum percalço e desgosto só para quem sabe o que está a fazer mesmo ......
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Antigo 31-08-2013, 18:42   #10
morcão
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O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
penso que assim sendo nao existe nenhum reset que possa fazer
A unica coisa que podes fazer é carregar a ultima versão de SW na DDE (actualização) se não estiver já actualizada.....
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Antigo 31-08-2013, 19:59   #11
Rudy_man
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O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
penso que assim sendo nao existe nenhum reset que possa fazer
Isso depende de que DDE tens no carro mas pelos vistos é DDE 4.0 e emissoes EU3
Rudy_man está desligado   Responder com citação
Antigo 09-09-2013, 16:41   #12
Cap
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O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
penso que assim sendo nao existe nenhum reset que possa fazer
Utiliza apenas a leitura do sensor de massa de ar para respeitar o mapeamento de lambda minimo.
Cap está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:27   #13
franclim
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Essa do "zerar" é completamente nova para mim..... Pessoal mas há alguma coisa que a máquina da Bosch faça que o DIS não faça?
Sempre desconfiei que o meu carro mesmo de origem mete gasóleo a mais, vai na volta é esse o motivo para os consumos estúpidos?
Posso tentar alguma coisa deste género? Não tenho é acesso a nenhuma KTS da Bosch :S

Abraço
boas isso do azar e novo e extra eu no meu 320d, tentei acompanhar por terra
uma aviuneta dum amigo meu, numa auto est. que nao fazia vento, entao a velocidade do turbo duplicou, sera que aviunete nao tinha turbo? ou seria turbo
o gasoleo, muda o filtro do combustivel, e ve o do ar aviuneta, talves nuvens em
frente, corta a velucidade. piloto enesperiente, nao sabe andar de!.santo deus.
franclim está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:30   #14
morcão
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Publicado originalmente por franclim Ver Post
boas isso do azar e novo e extra eu no meu 320d, tentei acompanhar por terra
uma aviuneta dum amigo meu, numa auto est. que nao fazia vento, entao a velocidade do turbo duplicou, sera que aviunete nao tinha turbo? ou seria turbo
o gasoleo, muda o filtro do combustivel, e ve o do ar aviuneta, talves nuvens em
frente, corta a velucidade. piloto enesperiente, nao sabe andar de!.santo deus.
em que idioma estás a escrveer ?
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Antigo 16-11-2013, 17:34   #15
franclim
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boas isso do azar e novo e extra eu no meu 320d, tentei acompanhar por terra
uma aviuneta dum amigo meu, numa auto est. que nao fazia vento, entao a velocidade do turbo duplicou, sera que aviunete nao tinha turbo? ou seria turbo
o gasoleo, muda o filtro do combustivel, e ve o do ar aviuneta, talves nuvens em
frente, corta a velucidade. piloto enesperiente, nao sabe andar de!.santo deus.
o turbo tem velucidade a mais, 10 milhoes de rotaçoes por segundo e demais, para um 320d 150 burros a puxar= cvls.como posso diminuir tamta rotaçao, sabes? obrigado. sao burros a mais.
franclim está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:42   #16
morcão
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Cuidado com as brincadeiras com o NCS e Progman.
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se o mal fosse só o estabilizador era muito bom mesmo.......
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Antigo 16-11-2013, 17:44   #17
morcão
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o turbo tem velucidade a mais, 10 milhoes de rotaçoes por segundo e demais, para um 320d 150 burros a puxar= cvls.como posso diminuir tamta rotaçao, sabes? obrigado. sao burros a mais.
acorda rapaz ou regressa à terra........10 milhões de rotações por segundo ainda não se desintregou ?
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Antigo 16-11-2013, 17:45   #18
pnogueira
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Publicado originalmente por morcão Ver Post
em que idioma estás a escrveer ?
Vodkanhês?
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Antigo 16-11-2013, 21:53   #19
banjoss
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É que ainda nao percebi nada da duvida do user franclim.

Avionetas? Turbos que duplicam?

Explica la isso como deve ser
banjoss está ligado agora   Responder com citação
Antigo 17-11-2013, 17:17   #20
morcão
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Publicado originalmente por banjoss Ver Post
É que ainda nao percebi nada da duvida do user franclim.

Avionetas? Turbos que duplicam?

Explica la isso como deve ser
Era espacial
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