Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 14-11-2010, 00:50   #1
1000ton
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2010
Padrão 320d 150cv debitos de injecçao

boas pessoal o meu nome é Milton sou do Algarve tenho um bmw e46 320d 150 cv 6v, gostava de trocar umas ideias convosco, comprei o carro a pouco tempo tou muito satisfeito, só k quando o comprei reparei k o carro tinha muito power andava demais para 150cv de origem, pensei cá para mim que tinha alguma repro, informei-me melhor o ligaram a maquina e me diziam k o carro nao tinha repro, (estranho) ate que um dia tive a posse de um kts da bosch em meu poder, liguei a OBD depois de varias opçoes encontrei algo como ajustes/adaptaçoes entrei tinha varias opcoes como ajustes lambdas, ajustes etc e ajustes de debitos de injecçao entrei nessa opçao e aparecia para por mais debito menos debito e zerar, entao aventurei-me e fiz zerar, quando volto a ligar o carro senti o ponteiro das rotacoes nao tao rapido, fui dar uma volta com o carro sem duvida senti uma grande diferença, a puxar menos, agora sei que o carro ta "normal" continua a puxar muito bem como todos os 150cv e a consumir menos 1 litro aos 100... gostava que me podessem ajudar se teem conhecimento de algo do genero e o que acham dos ajustes da injecçao?
1000ton está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 14-11-2010, 18:21   #2
JOFIMO
Guest

Padrão

Viva os ajustes (adaptações só são efectuadas quando se trocam injectores por ex). e existe uma tabela com valores de origem para fazer esssa operação.
  Responder com citação
Antigo 30-08-2013, 14:21   #3
deltaboy
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2011
Padrão

Essa do "zerar" é completamente nova para mim..... Pessoal mas há alguma coisa que a máquina da Bosch faça que o DIS não faça?
Sempre desconfiei que o meu carro mesmo de origem mete gasóleo a mais, vai na volta é esse o motivo para os consumos estúpidos?
Posso tentar alguma coisa deste género? Não tenho é acesso a nenhuma KTS da Bosch :S

Abraço
deltaboy está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2013, 15:04   #4
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Nao sou expert nem conheço a maquina da bosch, mas ele refere-se a reescrever os mapas e isso o DIS n faz (acho), presumo que seja o NCS.
Possivelmente no caso dele alteraram os valores, o que ele fez foi colocar os valores "padrão" aparentemente.

Citação:
Publicado originalmente por deltaboy Ver Post
Essa do "zerar" é completamente nova para mim.....
Termo brasileiro para "reset" (por a zeros)

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
PROJECTOS <E36 COUPE> <E36 CABRIO> <E39 Sedan> <E39 Touring>
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2013, 15:11   #5
deltaboy
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Nao sou expert nem conheço a maquina da bosch, mas ele refere-se a reescrever os mapas e isso o DIS n faz (acho), presumo que seja o NCS.
Possivelmente no caso dele alteraram os valores, o que ele fez foi colocar os valores "padrão" aparentemente.

Termo brasileiro para "reset" (por a zeros)
Boas, obrigado pela resposta.
Pois era uma coisa porreira de tentar fazer até.... Se com o SSS Progman eu fizer o update à DDE não coloca os valores a "zero"? Ou seja, começa de novo as adaptações certo?

Em relação ao "zerar" não estava a criticar a forma de escrever, quando disse que era completamente novo para mim estava mesmo a referir-me à função em si porque desconhecia que isso era possível assim

Abraço
Antigo 30-08-2013, 15:15   #6
pnogueira
Moderador

Padrão

Cuidado com as brincadeiras com o NCS e Progman.
Não te esqueças de ter um estabelizador de bateria ligado ao carro

Antigo 30-08-2013, 16:56   #7
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

O que existe é uma Adaptaçao que consiste em introdduzir os novos codigos alfanumericos de cada novo injector na sua respectiva posiçao cilindrica no motor. Isso faz-se só quando substituis os injectores pois a DDE necessita saber esse codigos.

Existe é outra adaptaçao que consiste em fazer reset ao

Quantity mean value adaptation MMA/Lambda oxygen sensor DDE5

For the Quantity Mean Value Adaptation function, a Lambda oxygen sensor is required in all EU4 diesel engines. This sensor is fitted neat the engine in the pre-catalytic converter, immediately after the turbine of the exhaust turbocharger. The oxygen sensor is a wide-band sensor that provides exact lambda values over a wide measuring range. The quantity mean value adaptation is a learning procedure in which the fuel-air ratio (oxygen sensor value) is correctly adjusted by adapting the air mass or exhaust gas recirculation rate. This procedure does not affect the individual injectors.

Operating principle of the MMA

The oxygen sensor value measured by the Lambda oxygen sensor and the air mass measured by the HFM are used to determine a mean injection quantity across all cylinders. This value is compared with the injection quantity specified by the DDE control unit. If there is a deviation, the air mass is adapted to the actual amount of fuel by adjusting the exhaust gas recirculation valve in such a way that the correct lambda value is set.
The MMA is not a rapid control operation, rather an adaptive learning procedure. That means that the error in injection quantity is learned in an adaptive characteristic map that is stored permanently in the DDE control unit.

Application

The Reset MMA service function must be run if any of the following components has been replaced:

- Hot-film air-mass sensor (HFM)
- Injector(s)
- Rail pressure sensor

Use

The Quantity Mean Value Adaptation function is required to achieve the exhaust emission regulation EU4. The MMA is deployed as follows:
E46 M47TU/EU4 right-hand drive vehicle: From 09/03
E46 M47TU/EU4 left-hand drive vehicle: From 03/04
E60 M57TU/EU4: From 03/04
Rudy_man está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2013, 17:54   #8
deltaboy
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post
O que existe é uma Adaptaçao que consiste em introdduzir os novos codigos alfanumericos de cada novo injector na sua respectiva posiçao cilindrica no motor. Isso faz-se só quando substituis os injectores pois a DDE necessita saber esse codigos.

Existe é outra adaptaçao que consiste em fazer reset ao

Quantity mean value adaptation MMA/Lambda oxygen sensor DDE5

For the Quantity Mean Value Adaptation function, a Lambda oxygen sensor is required in all EU4 diesel engines. This sensor is fitted neat the engine in the pre-catalytic converter, immediately after the turbine of the exhaust turbocharger. The oxygen sensor is a wide-band sensor that provides exact lambda values over a wide measuring range. The quantity mean value adaptation is a learning procedure in which the fuel-air ratio (oxygen sensor value) is correctly adjusted by adapting the air mass or exhaust gas recirculation rate. This procedure does not affect the individual injectors.

Operating principle of the MMA

The oxygen sensor value measured by the Lambda oxygen sensor and the air mass measured by the HFM are used to determine a mean injection quantity across all cylinders. This value is compared with the injection quantity specified by the DDE control unit. If there is a deviation, the air mass is adapted to the actual amount of fuel by adjusting the exhaust gas recirculation valve in such a way that the correct lambda value is set.
The MMA is not a rapid control operation, rather an adaptive learning procedure. That means that the error in injection quantity is learned in an adaptive characteristic map that is stored permanently in the DDE control unit.

Application

The Reset MMA service function must be run if any of the following components has been replaced:

- Hot-film air-mass sensor (HFM)
- Injector(s)
- Rail pressure sensor

Use

The Quantity Mean Value Adaptation function is required to achieve the exhaust emission regulation EU4. The MMA is deployed as follows:
E46 M47TU/EU4 right-hand drive vehicle: From 09/03
E46 M47TU/EU4 left-hand drive vehicle: From 03/04
E60 M57TU/EU4: From 03/04
O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
penso que assim sendo nao existe nenhum reset que possa fazer
Antigo 31-08-2013, 18:41   #9
morcão
Guest

Padrão

O Rudy man já explicou e bem o DIS ou o Progamn só fazem o emparelhamento de injectores na DDE em caso de troca de algum injector; também se consegue ajustar a recirculação de gases (débito gases/ar fresco) e pouco mais nos 150 sequeres ver os débitos esses progrmas lêem mas com o INPA é mais fácil e tem gráficos, e um conselho não se metam a mexer com o NCS na DDE/EWS podem ter algum percalço e desgosto só para quem sabe o que está a fazer mesmo ......
  Responder com citação
Antigo 31-08-2013, 18:42   #10
morcão
Guest

Padrão

Citação:
O meu foi fabricado em 08/2002 portanto não tem sensor Lambda. mas a centralina tem mapas lambda mas penso que o carro calcula isso de outra forma.
A unica coisa que podes fazer é carregar a ultima versão de SW na DDE (actualização) se não estiver já actualizada.....
  Responder com citação
Antigo 31-08-2013, 19:59   #11
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

Citação:
Isso depende de que DDE tens no carro mas pelos vistos é DDE 4.0 e emissoes EU3
Rudy_man está desligado   Responder com citação
Antigo 09-09-2013, 16:41   #12
Cap
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2013
Padrão

Citação:
Utiliza apenas a leitura do sensor de massa de ar para respeitar o mapeamento de lambda minimo.
Cap está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:27   #13
franclim
Lavador

Registado em: Nov 2013
Padrão

Citação:
Essa do "zerar" é completamente nova para mim..... Pessoal mas há alguma coisa que a máquina da Bosch faça que o DIS não faça?
Sempre desconfiei que o meu carro mesmo de origem mete gasóleo a mais, vai na volta é esse o motivo para os consumos estúpidos?
Posso tentar alguma coisa deste género? Não tenho é acesso a nenhuma KTS da Bosch :S

Abraço
boas isso do azar e novo e extra eu no meu 320d, tentei acompanhar por terra
uma aviuneta dum amigo meu, numa auto est. que nao fazia vento, entao a velocidade do turbo duplicou, sera que aviunete nao tinha turbo? ou seria turbo
o gasoleo, muda o filtro do combustivel, e ve o do ar aviuneta, talves nuvens em
frente, corta a velucidade. piloto enesperiente, nao sabe andar de!.santo deus.
franclim está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:30   #14
morcão
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por franclim Ver Post
uma aviuneta dum amigo meu, numa auto est. que nao fazia vento, entao a velocidade do turbo duplicou, sera que aviunete nao tinha turbo? ou seria turbo
o gasoleo, muda o filtro do combustivel, e ve o do ar aviuneta, talves nuvens em
em que idioma estás a escrveer ?
  Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:34   #15
franclim
Lavador

Registado em: Nov 2013
Padrão

Citação:
o turbo tem velucidade a mais, 10 milhoes de rotaçoes por segundo e demais, para um 320d 150 burros a puxar= cvls.como posso diminuir tamta rotaçao, sabes? obrigado. sao burros a mais.
franclim está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:42   #16
morcão
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Cuidado com as brincadeiras com o NCS e Progman.
Não te esqueças de ter um estabelizador de bateria ligado ao carro
se o mal fosse só o estabilizador era muito bom mesmo.......
  Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:44   #17
morcão
Guest

Padrão

Citação:
o turbo tem velucidade a mais, 10 milhoes de rotaçoes por segundo e demais, para um 320d 150 burros a puxar= cvls.como posso diminuir tamta rotaçao, sabes? obrigado. sao burros a mais.
acorda rapaz ou regressa à terra........10 milhões de rotações por segundo ainda não se desintregou ?
  Responder com citação
Antigo 16-11-2013, 17:45   #18
pnogueira
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por morcão Ver Post
em que idioma estás a escrveer ?
Vodkanhês?

Antigo 16-11-2013, 21:53   #19
banjoss
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2013
Padrão

É que ainda nao percebi nada da duvida do user franclim.

Avionetas? Turbos que duplicam?

Explica la isso como deve ser
banjoss está ligado agora   Responder com citação
Antigo 17-11-2013, 17:17   #20
morcão
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por banjoss Ver Post
É que ainda nao percebi nada da duvida do user franclim.

Avionetas? Turbos que duplicam?

Explica la isso como deve ser
Era espacial
  Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar