Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 13-04-2009, 19:20   #1
carlos peredo
Lavador

Registado em: Feb 2009
Padrão caixa de velocidades

o meu 320d de 2003 está com problemas na caixa de velocidades, a 2ª e a 3ª velocidade custam a entrar, comprei o carros usado e tem alguns problemas, acho que fui um pouco enganado, mas não me que desfazer dele, alguem me poderia indicar uma boa oficina para o levar, sem ser BMW (zona de lisboa).

obrigado
carlos peredo está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 14-04-2009, 01:17   #2
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Tenho ouvido falar muito bem da Deutsch-Motor:http://www.deutsch-motor.com/

Além disso, eles têm uma política em que os novos clientes só pagam 50% de mão-de-obra.
Como seria a primeira vez... Terias 50% de desconto, o que na minha opinião é muito bom.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 14-04-2009 às 01:20.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 02-10-2010, 02:18   #3
tonico
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2010
Padrão

Começei a ter o mesmo problema na minha 320d as velocidades custam a entrar principalmente a primeira tenho que ir á segunda e depois a primeira tenho oficina e desmontei a caixa mas nada de anormal nela além de ter saído só 1/2l de valvulina apenas fui á BMW comprar os retentores de óleo e vedantes e montei a caixa estavam os carretos todos limpos sem qualquer limalha nem dentes partidos depois meti 3 l de valvulina um pouco acima do nivel e as velocidades estão na mesma ainda dei uma vista de olhos aos grafos mas não tinham desgaste quase nenhum pareciam novos, agora digo que será que estas caixas tem se não tem folgas, nem garfos gastos, meti os retentores de valvulina e mais algumas coisa que fui á bmw buscar ficou original como estava antes mas a merda da caixa está dura na mesma, já agora meti na altura disco de embraiagem novo e mandei rectificar a prença e afinar que será? Alguém já teve uma situação parecida? Tenho fotos que tirei na altura a toda a caixa interior e carretos.

Última edição por tonico; 02-10-2010 às 14:19.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 08-10-2010, 00:12   #4
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Boas aqui estão as minhas imagens da revisão que eu fiz á minha E46 desde caixa, embraiagem, disco e diferencial a caixa foi toda desmontada como mostram as imagens e o diferencial também.
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg Img320.jpg (115.1 KB, 469 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img301.jpg (194.4 KB, 470 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img305.jpg (216.4 KB, 458 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img321.jpg (130.1 KB, 460 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img323.jpg (80.7 KB, 450 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img303.jpg (210.3 KB, 447 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img304.jpg (222.7 KB, 449 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img319.jpg (113.4 KB, 446 visualizações)
Tipo de ficheiro: jpg Img335.jpg (175.9 KB, 454 visualizações)

Última edição por tonico; 08-10-2010 às 00:53. Motivo: Meter fotos
Antigo 13-10-2010, 21:49   #5
JPortelinha
Lavador

Registado em: Sep 2010
Padrão

acho k isso e mesmo problema da bmw. porque ja conduzi alguns e todos tem a caixa manual muito dura. nao deve haver muito que fazer.
JPortelinha está desligado   Responder com citação
Antigo 29-03-2011, 22:39   #6
luis nunes
Lavador

Registado em: Sep 2010
Padrão

boas,
aqueles pistaos/cilindros onde tem as tampas azuis estão sem prissão?
as anilhas de cincrunização( amarelas entre carretos) estão sem desgaste?
a valvulina é da bmw long life?indicada para a caixa?ou outra?
luis nunes está desligado   Responder com citação
Antigo 30-03-2011, 18:42   #7
JOFIMO
Guest

Padrão

Boas tonico33@hotmail.com, tiveste um trabalhão enorme e não resolveste o problema, pois não precisavas de abrir a caixa para solucionar o problema que é conhecido da BMW e teve garantia de reparação por conta deles, pois era só substituir as cavilhas de retém das forquilhas, vou anexar uns prints do TIS para saberes o que é, se precisares do documento de reparação para veres onde mexer pra trocar as cavilhas diz que depois imprimo e entrego-te e acho que meteste óleo demasiado na caixa pois só a vai tornar mais presa a quant. é 1,3 lt-
Cumps.

Responder com citação
Antigo 30-03-2011, 19:27   #8
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Olha eu na altura que deixei aqui um comentário mais acima a perguntar se alguém já tinha tido o mesmo problema, e visto não ter grandes soluções que me indicassem através do fórum, porque a valvulina comprei-a na BMW dei 108 euros já com iva em bidão de 4l, meti 1/2l, melhorou qualquer coisa mas antes já lhe tinha metido os retentores e anilhas que também fui buscar á BMW, agora melhorou mas está um pouco dura ainda entre a 1º e 2º ou reduzir para 3º a uma velocidade de 50km ou 70km e a tarvar um pouco quando reduzo mas sinto na mesma parece que arranha nunca arranhou, mas dizes que é a cavilha se for a que eu estou a pensar já a substitui diz ai que cavilha é se poderes.

Eu já tenho o DIS V57 e cabos mas penso que não dá para este diagnóstico de caixa ou dá?

Última edição por tonico; 30-03-2011 às 19:29.
Antigo 30-03-2011, 19:54   #9
JOFIMO
Guest

Padrão

Boas o DIS não faz diagnóstico às caixas manuais só às automaticas (modulo AGS), eu só hoje reparei no teu post e por isso respondi para te ajudar é um caso de tirares a caixa fora outra vez!!! e resolveres o problema de vez, as cavilhas são na parte superior da caixa e tem de se ter (ou fazer) ferramentas especiais para não estragar nada, os tampões azuis , vou citar e vi as fotos (aqueles pistaos/cilindros onde tem as tampas azuis estão sem prissão?
as anilhas de cincrunização( amarelas entre carretos) estão sem desgaste?
a valvulina é da bmw long life?indicada para a caixa?ou outra?)

são os que dão acesso aos pinos de retenção/desvio da marcha-atras e 5ª velocidade, quando a alavanca não em porto morto e descai para 5ª velocidade.
A questão de arranhar, por acaso quando "mexeste na caixa" e tiraste a embreagem trocaste o rolamento de apoio´da ponta do veio primário, o que está na cambota? ajuda a resolver esse problema e custa 10 euros.
  Responder com citação
Antigo 31-03-2011, 03:39   #10
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Olha a valvulina é de origem para a caixa com a etiqueta amarela MTF-L1 se não me engano, os pistões tem pressão eu meti as tampas azuís novas e freios que fui buscar á origem, os tacos por cima onde leva umas molas que fazem pressão também os meti e tinha bastante força essas molas e as anilhas entre carretos não tem folga, o rolamento que falas não meti na altura e é aquele da ponta onde sai o veio que entre no centro do disco, esse rolamento tem de ser metido pela parte de fora ou é interior com 4 parafusos?

Já agora se poderes meter uma imagem dessas peças que indica agradecia.
Antigo 31-03-2011, 12:57   #11
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonico33@hotmail.com Ver Post
Olha a valvulina é de origem para a caixa com a etiqueta amarela MTF-L1 se não me engano, os pistões tem pressão eu meti as tampas azuís novas e freios que fui buscar á origem, os tacos por cima onde leva umas molas que fazem pressão também os meti e tinha bastante força essas molas e as anilhas entre carretos não tem folga, o rolamento que falas não meti na altura e é aquele da ponta onde sai o veio que entre no centro do disco, esse rolamento tem de ser metido pela parte de fora ou é interior com 4 parafusos?

Já agora se poderes meter uma imagem dessas peças que indica agradecia.
Viva, não era caso de só trocar as tampas azuis e os freios, tinha-se de retirar as cavilhas e as molas(claro) e passar as cailhas com lixa finissima e também as cavidades, se já trocaste as cavilhas de retenção da forquilha então deveria estar leve, se abriste a caixa de velocidades e mexeste de certeza nos carretos e sincronizadores e deves ter respeitado as folgas entre carretos e sincronizadores(são diferentes para cada carreto (vel), o rolamento que citei é o carreto da cambota o da caixa chama-se veio de arraste da forquilha/rolamento de enconsto,quanto a subir imagens não vou fazer, devido a serem muitas páginas e dar algum trabalaho a "subir" , se fores da zona de Lisboa posso imprimir o documento e entregar-te em mão, já agora aconsellho-te vivamente a arranjar o TIS já que tens um BMW e és mecânico para saberes quais as avarias/reparação e onde mexer (no sitio certo e sem estragar) .
Cumps.
  Responder com citação
Antigo 31-03-2011, 23:20   #12
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Pois essas cabilhas eu tirei fora e como constei na altura não tinham qualquer desgaste nem calo simplesmente limpei-as com ar comprimido e lubrifiquei-as com um pouco de oleo da direcção assistida e tronei a montar mas o rolamento que falas é um pequeno que leva no centro do volante do motor ou qual deles é? É que só vejo 2 o de encosto da prensa da embreagem e o que leva no centro do volante do motor um pequeno.

Olha não sou de Lisboa sou do Porto mas tenho meu irmão ai em baixo de vez em quando ele fica por ai 1 semana ou duas e depois volta para cima só se quiseres combinar e eu falo com ele, ele volta esta sexta para cima e sai dai lá para as 15h ou 16h conforme o trabalho é uma questão de combinar.
Antigo 15-02-2012, 00:11   #13
Noel Rebelo
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2011
Padrão

Boas a todos. Desculpem estar a reavivar o tópico, mas como parece que estou com um problema cujo qual falam aqui, resolvi postar aqui em vez de abrir novo tópico. Tenho um problema na caixa de um 320d 150cv de 2001. Quando se mete a 5ª velocidade e voltamos a retirar, a alavanca em vez de vir para o centro do ponto morto fica em frente a 5ª. Mas já reparei, que se vier com ela ate a posição da marcha atrás, volta para o sitio certo. Hora, isto parado fácil de fazer. Mas em condução torna-se irritante. Alem de não ser normal. Gostava (caso saibam) que me indicassem o que deverei substituir, se é preciso tirar abrir a caixa, só retira-la do carro ou se da para arranjar com ela montada? O JOFIMO falou nuns tampões azuis que dão acesso a qualquer coisa que ao que me parece, tem a ver com este sintomas. Agradecia desde já a vossa colaboração. Obrigado
Noel Rebelo está desligado   Responder com citação
Antigo 15-02-2012, 07:49   #14
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Noel Rebelo Ver Post
Boas a todos. Desculpem estar a reavivar o tópico, mas como parece que estou com um problema cujo qual falam aqui, resolvi postar aqui em vez de abrir novo tópico. Tenho um problema na caixa de um 320d 150cv de 2001. Quando se mete a 5ª velocidade e voltamos a retirar, a alavanca em vez de vir para o centro do ponto morto fica em frente a 5ª. Mas já reparei, que se vier com ela ate a posição da marcha atrás, volta para o sitio certo. Hora, isto parado fácil de fazer. Mas em condução torna-se irritante. Alem de não ser normal. Gostava (caso saibam) que me indicassem o que deverei substituir, se é preciso tirar abrir a caixa, só retira-la do carro ou se da para arranjar com ela montada? O JOFIMO falou nuns tampões azuis que dão acesso a qualquer coisa que ao que me parece, tem a ver com este sintomas. Agradecia desde já a vossa colaboração. Obrigado
Boas amigo, não é preciso abrir a caixa mas sim retirá-la fora, os tampões são visíveis na ultima foto do Tonico, e tem de se comprar as cavilhas de retenção e as molas e os tampões, conforme indicado mais acima no TIS.
Cumps.
  Responder com citação
Antigo 15-02-2012, 10:08   #15
Noel Rebelo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas. Antes demais muito obrigado pela pronta ajuda. Já agora, sabe me dizer mais ou menos, em quanto ficará esse material?
Cumps
Antigo 15-02-2012, 10:29   #16
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Boas. Antes demais muito obrigado pela pronta ajuda. Já agora, sabe me dizer mais ou menos, em quanto ficará esse material?
Cumps
O material não é caro basta trocar os pernos / molas/tampas de fecho da marcha atrás e 5ª velocidade existe um kit com a refª 2311542726 que ronda os 50 euros, o pior é que tem de se tirar a caixa fora , e trocar essas peças requer ferramentas especiais para não se danificar nada.
  Responder com citação
Antigo 15-02-2012, 10:39   #17
Noel Rebelo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Ok. Vou ligar a BM a ver se têm em stock e vou falar ao meu mecânico, isso das ferramentas, a ver se ele tem ou sem tem quem lhe empreste...Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda...
Antigo 15-02-2012, 11:03   #18
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Ok. Vou ligar a BM a ver se têm em stock e vou falar ao meu mecânico, isso das ferramentas, a ver se ele tem ou sem tem quem lhe empreste...Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda...
Só se lhe esprestarem na BMW e se nunca fez é melhor eu colar aqui o manual de reparação para ele não se enganar, se estiveres interessado claro.
  Responder com citação
Antigo 15-02-2012, 11:26   #19
Noel Rebelo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Ele nunca fez esta mudança. Se puderes postar, agradecia imenso...
Antigo 15-02-2012, 11:34   #20
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Ele nunca fez esta mudança. Se puderes postar, agradecia imenso...
Depiis de almoço já faço os prints e coloco aqui
  Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar