Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 02-11-2010, 19:25   #1
Virgilio
Lavador

Registado em: Oct 2010
Padrão Ajuda termometro

Boas,preciso da vossa ajuda. Comprei recentemente um 318d e ainda não consegui saber se tem ou não termometro da temperatura do motor.
Devo ser muito nabo, e não dar com ele (termometro) e não quero acreditar que não tem.
Em caso afirmativo, agradecia que me dessem uma dica como aceder ao dito.
Muito obrigado
Virgilio está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 02-11-2010, 19:36   #2
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Virgilio Ver Post
Devo ser muito nabo, e não dar com ele (termometro) e não quero acreditar que não tem.
Qual é o problema em ter ou não um manómetro da temperatura da água?
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 02-11-2010, 20:00   #3
Virgilio
Lavador

Padrão

Obrigado.

Última edição por Virgilio; 05-11-2010 às 19:58.
Virgilio está desligado   Responder com citação
Antigo 03-11-2010, 17:25   #4
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

A grande parte dos modelos da BMW não vem com termómetro de água visível. No caso dos série 1, por ex. o 135i tem um termómetro analógico imediatamente abaixo do tacómetro:

Esse valor é controlado electronicamente, e consegues verificá-lo por 2 maneiras.

Uma pouco exequível, que é o acesso aos menus escondidos do Computador de Bordo...se fizeres uma pesquisa por "hidden menus BC", deves encontrar alguma coisa.

Outra algo dispendiosa, é através do volante da BMW Performance, que no caso particular dos Diesel, deixa ver no próprio volante a temperatura do circuito de refrigeração.

Eu próprio acho que é uma falha, mas é o preço a pagar pela era da electrónica.
Antigo 03-11-2010, 20:25   #5
Virgilio
Lavador

Padrão

Obrigado, pela resposta.

Última edição por Virgilio; 05-11-2010 às 19:59. Motivo: Não quero polémica, e vou trocar de marca
Virgilio está desligado   Responder com citação
Antigo 03-11-2010, 23:48   #6
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Dou como exemplo as tipicas luzes vermelhas que na maioria das vezes quando acendem já o mal está feito.

Apesar de estar num forum dedicado aos BMW devo dizer que é uma lacuna muito grande (se não tiver).
Nenhum condutor olha ininterruptamente para o(s) ponteiro(s) da temperatura.
No entanto, a centralina do caro lê os valores da temperatura milhares de vezes por minuto.
Se a temperatura aumentar excessivamente, faz "safe mode" de forma a proteger o motor.

É melhor ter uma electrónica vigilante do que um manómetro para a temperatura da água, outro para a temperatura do óleo, etc mas deixando a tarefa de vigiar os valores para o condutor.
Já agora... Outra coisa que "falta" é manómetro da pressão do óleo. Ah.. e ainda da pressão do turbo.

PS: Como parece que dás muita importância à temperatura da água, a título de brincadeira digo-te que o teu carro de sonho deve ser o Nissan Skyline da Jun!
Tem temperatura da parte da frente do bloco do motor, temperatura da parte de trás do bloco do motor, e ainda temperatura do meio do bloco do motor

Última edição por viper; 03-11-2010 às 23:55.
Antigo 04-11-2010, 09:34   #7
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

E mesmo que tivesse termómetro, não deixa de ser um sistema de controlo passível de avariar e/ou dar leituras erradas, para além da questão da "luzinha vermelha", poder também deixar de simplesmente dar luz.

Tal como o viper disse, essa tarefa é feita de forma bem diferente e mais segura pela electrónica...acho que é apenas uma questão de hábito pelo facto de não estar lá.

A diferença passa também pelo facto de quando uma pessoa se apercebe finalmente do aquecimento exagerado do motor, poder ser tarde demais, exigindo por ex. no caso menos crítico a substituição de um termóstato, num intermédio a subsituição da bomba de água, e no pior o abrir a cabeça do motor, substituir a junta, rectificar a cabeça e montar...ou até por aquelas pessoas que viam o carro com a temperatura no máximo e com a tal luz vermelha acesa, mas que vinham por aí fora porque só faltavam 3/4 km para o emprego.

Última edição por Chelsea; 04-11-2010 às 09:36.
Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 04-11-2010, 13:42   #8
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Obrigado Chelsea pela explicação, visto por esse prisma faz algum sentido, o que eu quis dizer era que se fosse um sistema tipo "luz avisadora" achava mal.
Sim ninguem consegue conduzir a olhar ininterruptamente para o termometro, mas tambem ninguem consegue conduzir a olhar ininterruptamente para o taquimetro(conta-rotações) e o que achavam se não o tivesse...?
Não, não tenho carro de sonho, tenho apenas expectativas realistas.
Pela minha parte dou o assunto por encerrado, peço desculpa se ofendi alguem inconscientemente.
Começando logo pelo fim...calma, que não ofendeste ninguém, nem tenho quaisquer dúvidas que aqui ninguém ficou ofendido com nada. Estamos apenas a dialogar e trocar ideias/opiniões.

É verdade que ninguém olha constantemente quer para o termómetro, quer para tacómetro (ou taquímetro, tanto faz)...mas também é uma verdade que há alguns carros que nem tacómetro têm.

Eu pessoalmente, nem olho para as rpms que o carro faz, pois de ouvido dá para ter uma boa ideia da faixa em que o carro está em determinada altura...mas admito que dá muito jeito.
Por ex., no meu E82 a acelerar em ponto morto, o carro vai às 4000 rpm (ou mais), mas se meter a 1ª (mantendo o pé na embraiagem) e acelerar, já só vai às 2500 rpm.
Dava para notar pelo som que havia diferença, mas não tinha a noção exacta desse valor se não fosse pelo tacómetro.
Ou como o turbo só dispára acima das 2000, tendo o pico para perto das 2500 rpm...dá para ter uma melhor noção da resposta do carro quando se mete o pé no acelerador.

É a tal coisa, há certas ferramentas que existem porque têm efectivamente alguma utilidade...mas depende muito da utilização que cada pessoa dê ao carro, e do cuidado que tenha com o mesmo.

Para o grande grosso dos condutores (que têm um carro para andar, porque precisam de andar mais rápido ou de forma mais cómoda que a pé ou bicicleta), provavelmente o melhor é ter uma boa electrónica a controlar e a proteger o carro...evitando males maiores.
Antigo 05-11-2010, 08:21   #9
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
Citação:
Pela minha parte dou o assunto por encerrado, peço desculpa se ofendi alguem inconscientemente.
Começando logo pelo fim...calma, que não ofendeste ninguém, nem tenho quaisquer dúvidas que aqui ninguém ficou ofendido com nada. Estamos apenas a dialogar e trocar ideias/opiniões.
Não podia estar mais de acordo. Estamos todos aqui para conversar sobre automóveis e trocar opiniões

Citação:
Eu pessoalmente, nem olho para as rpms que o carro faz, pois de ouvido dá para ter uma boa ideia da faixa em que o carro está em determinada altura...mas admito que dá muito jeito.
Mais uma vez estou 100% de acordo, só muito raramente olho para as rpms. Por exemplo, não tenho interesse nenhum saber se estou a 2200rpm ou 3200rpm.
Mas, de qualquer das formas efectivamente é um manómetro que também aprecio que esteja presente.
Se tivesse um M3 ou algo do género é que gostaria certamente de levar a rotação perto do regime de corte. Num diesel... Não faz sentido nenhum.

Citação:
Para o grande grosso dos condutores, provavelmente o melhor é ter uma boa electrónica a controlar e a proteger o carro...evitando males maiores.
Eu diria 100% dos condutores... Até me considero cuidadoso, mas em 1993 um carro em que o ponteiro da temperatura subiu ao máximo.

Escusado será dizer que só quando vi fumo a sair do motor é que olhei para o ponteiro e me apercebi do sobreaquecimento e que algo de muito errado se estava a passar.
Se o carro fosse mais evoluído, teria feito safe-mode não atingindo uma temperatura tão elevada.
Já agora... O problema foi um furo no radiador. Num carro mais evoluído, muito antes do safe mode teria avisado que o líquido refrigerante estava baixo.

Depois desse caso, tive um carro em que rebentou um tubo do sistema de refrigeração. Digamos apenas que ia a mais de 200Km/h quando ouvi um "plop".
É claro que fiquei muito alerta a ver se era algum problema com pneus ou algo do género, mas o carro estava "normal".
Então olhei para o ponteiro da temperatura e estava bem no vermelho. Parei o carro e o ponteiro da temperatura permaneceu pelo menos meia-hora no
vermelho, apesar da ventoinha de refrigeração ter disparado ao máximo.

Por estas e por outras é que prefiro de longe uma electrónica bem vigilante do que confiar no condutor (que só de 10 em 10 minutos ou mais controla a temperatura).
É que 10 minutos de temperatura excessiva chegam perfeitamente para dar cabo de um motor!

Última edição por viper; 05-11-2010 às 08:25.
Antigo 27-02-2011, 11:20   #10
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Então, já meteste o termómetro que te fazia falta?

Por acaso ao navegar na net encontrei um pack interessante...

Também existem inclinados a 20º

E, é claro que quem tiver um e46 também pode aplicar, ainda que seja noutros locais:

Independentemente do carro em questão, depois é só escolher o que vai para cada uma das 3 posições disponíveis:
- Temperatura da água
- Temperatura do óleo
- Pressão do óleo
- Pressão do turbo (caso tenha)
- Voltímetro
- Riqueiza da mistura
- Temperatura EGT
...

Como vês, não há nada que não se faça
Antigo 28-02-2011, 09:41   #11
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Conheço quem tem esses da LeatherZ num E82, instalado lá no lugar do cinzeiro...ficam bem fixes.

Ele tem pressão do turbo, pressão do óleo e temperatura do óleo...penso eu de que.
Antigo 08-03-2011, 01:58   #12
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Comprei recentemente um 318d e ainda não consegui saber se tem ou não termometro da temperatura do motor.
Nunca mais disseste nada... Sempre adicionaste os LeatherZ ou algo do género?

Última edição por viper; 08-03-2011 às 02:01.
Antigo 10-03-2011, 01:25   #13
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Comprei recentemente um 318d e ainda não consegui saber se tem ou não termometro da temperatura do motor.
E... Já reparaste que por exemplo um Mercedes C32 AMG de 350cv também não tem termómetro com a temperatura?

Afinal não é só a BMW que é "forreta" nos mostradores, a Mercedes também!

Mas... Nada como comprar um Fiat Uno 1.4 TurboDiesel de 72cv!!!
Tem a temperatura da água, temperatura do óleo, pessão de óleo e até a pressão do turbo. Suponho que devas char uma loucura...
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar