Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 01-11-2010, 00:52   #1
Favinha
Lavador

Registado em: Oct 2010
Enviar mensagem via Skype para Favinha
Padrão Problema da chuva

Boas

Pois é, depois de ter a carrinha à cerca de 1 semana, veio o primeiro (grande) azar.
Depois desta chuvada, tive o problema (acho que é esse) de ter as saidas de água do tecto de abrir entupidas. Isto provocou que a minha mala parecia um aquário...
É claro que água + componentes = coisas estragadas...
Primeiro foi-se o sistema de nivelamento da suspensão, o que fez com que pareça que tenho a suspensão traseira rebaixada.... A seguir foi o I-Drive todo. O monitor nem acende, não tenho rádio, etc...

Entretanto já desentupi as saidas de água, e espero que seja só disso. Agora vou ver o que pode estar a provocar todos esses mal-funcionamentos. Alguém teve uma experiência parecida?

Obrigado.
Favinha está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 01-11-2010, 03:51   #2
rgni
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2010
Padrão

Bem, grande azar...
Não será um problema com a bateria? é que se a mala ficou cheia de água, a bateria deve ter ficado molhada e pode-lhe ter dado qualquer coisa má...
rgni está desligado   Responder com citação
Antigo 01-11-2010, 10:37   #3
Favinha
Lavador

Padrão

Boas

Aproveitei que hoje (ainda) está sol, e fiz o que dizia noutro forum, um inglês. Alguêm lá dizia, e com razão, que por baixo do pneu suplente também estão componentes... Pois é, tinha toda a razão.
A mala não tem furo nenhum, e por baixo do pneu suplente tinha uns quatro dedos de água e alguns componentes estavam mergulhados!!!

Já os desliguei, estou neste momento a secá-los e a rezar para que voltem à vida... mas não tenho muita esperança.
Espero que não sejam muito caros....

De qualquer maneira, fica o aviso: se vos entrar água para a mala, desmontem a zona do pneu suplente para limpar por baixo deste.
Existem alguns componentes nesta zona, e a água não tem por onde sair.

Abraço ao pessoal do forum!

Última edição por Favinha; 02-11-2010 às 23:08.
Favinha está desligado   Responder com citação
Antigo 09-11-2010, 20:59   #4
Favinha
Lavador

Padrão

Passado este tempo todo, ainda não tenho a carrinha. Hoje deram-me um orçamento muito alto para a reparação, e estou à espera de um segundo orçamento.
Alguém sabe onde posso comprar módulos novos ou usados, a preço mais acessiveis?

Obrigado ao forum.
Antigo 10-11-2010, 09:52   #5
rgni
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2010
Padrão

Experimenta a Deutsch-motor - http://www.deutsch-motor.com/
rgni está desligado   Responder com citação
Antigo 10-11-2010, 10:12   #6
Favinha
Lavador

Padrão

Obrigado pela resposta!. Vou tentar com eles.

Abraço.
Paulo Favinha
Antigo 10-11-2010, 10:27   #7
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

JESUS...ainda bem que nem tecto de abrir tenho!

Lamento imenso o sucedido.
Antigo 10-11-2010, 10:35   #8
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

bom vamos lá ver, eu tenho tecto de abrir mas também é necessário ter alguns cuidados, como por exemplo, se o carro estiver cheio de pó ou terra em cima é claro que não se deve abrir o tecto porque senão essa sujidade cai para dentro do sistema, falo nisto porque no meu passat aconteceu me abrir o tecto com o carro bastante sujo e depois já não consegui fechar o tecto, pois a sujidade caiu em cima dos carris. pois nessa tarde tive que tirar o tecto para fora limpar e por massa nos carris e assim já o consegui fechar...
Antigo 16-12-2010, 14:30   #9
Favinha
Lavador

Padrão O que fazer:

Boas

Como me foi pedido que informasse o que fazer para resolver este problema, vou descrever aqui uma pequena descrição dos procedimentos a tomar.

Normalmente, os primeiros indícios são as zonas laterais interiores da mala ficarem húmidas. Se isto acontecer, pode significar que os esgotos do tecto de abrir estejam entupidos, como foi o meu caso.

Primeiramente, desmontem toda a zona do pneu suplente (até à chapa) para verificar se têm aí alguma água. Nessa zona existem componentes electrónicos e podem ficar literalmente debaixo de água. Se já tiver água, sequem tudo muito bem. No meu caso, (felizmente) só o módulo de controlo da suspensão pneumática fritou, e tive de comprar um novo.

Depois de limpa a água, pode-se começar a corrigir o problema.

Pela imensa informação que recolhi, o problema normalmente é sempre o mesmo e pode-se corrigir simplesmente.

A maneira mais complexa é desmontar todo o para-choques traseiro de modo a expor os tubos de esgoto dos dois lados. No fim desses tudos estão uma peças de plástico com uma forma triangular que estrangulam o tubo e entopem. Removam estas peças, limpem o tubo (eu soprei lá para dentro de modo a garantir que estava desentupido) e, se quiserem, tornem a colocar as peças.

A maneira mais simples, e aquela que eu fiz (porque estava a chover quando tive de corrigir isto) é apanhar os tubos por dentro da mala (estão encostados aos cantos de cada lado) e puxá-los para fora. Isto vai fazer que as peças caiam que falei em cima caiam por baixo do carro. Eu não as tornei a colocar, por porque não encontrei nenhuma justificação para estas peças. Aliás, pelo que li, os modelos que sairam a seguir já não têm estas peças...
Soprem no tubo, e tornem a colocar no sitio.

Vão ver que a água vai desaparecer e ficam com o problema resolvido.

Sei que à frente também têm esgotos, mas os meus estão a escoar bem. Se quiserem testar, abram o tecto e reparem que à frente têm duas saidas, uma de cada lado. Estes são os esgotos da frente. Ponham um bocado de àgua nesta zona e verifiquem que a água escoa, e que sai na zona dos pilares frontais. Se não estiver a escoar, tentem desentupir com ar comprimido. Normalmente funciona.

Ok, acho que é isto. Quero só lembrar que esta á a minha opinião e não me responsabilizo se alguma coisa correr menos bem, ou se a fonte do vosso problema for outro.

Abraço ao forum!

Paulo Favinha
Antigo 16-12-2010, 14:32   #10
Favinha
Lavador

Padrão O que fazer:

Post duplicado...

Última edição por Favinha; 16-12-2010 às 15:06.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar