Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 30-10-2010, 15:49   #1
paulocaleiro
Lavador

Registado em: Oct 2010
Padrão kit de turbo no lugar da panela traseira

boas pessoal. ando a pensar em meter um turbo remoto para dar mais alguns cavalos e ter mais algum binario na aceleração do carro. não pretendo mexer nos internos do motor, por isso a pressão talvez vá ser entre 3 e 6 psi. ja alguem montou um desses kits de turbo do ebay que vendem para o 6 cilindros?
pergunto isso porque a imensos kits tipo bolt-on, que é só montar mas a pressão tem que ser baixa para quem não modificar o motor. se houver alguem que ja tenha tido essa esperiencia agradecia que me responde-se a este topico, pois gostaria de tirar algumas duvidas antes de me meter nessa aventura. as duvidas centram-se na pressão que os bmw conseguem lidar sem mexer na repro e nos injectores de origem. segundo o que entendi a repro e os injectores conseguem se adaptar ate uma certa pressão de boost, aumentando o debito e atrasando ou adiantando a ignição. agora ate que pressão de boost conseguem lidar? há certos carros que aguentam ate 5 psi,
sei que os bmw aguentam pelo menos 3 psi, mas é pouco, no meu carro com esta pressão iria buscar 60cv, e se mete-se um kit agua/metanol a que pressão poderia levar o boost? agradecia falar com entendidos na materia, tenho a certeza que há aqui mais alguns "malucos" por performance como eu.
fico a aguardar os comentarios sejam bons ou maus, é para isso que servem os fóruns, para tirar as duvidas. cumprimentos
paulocaleiro está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 30-10-2010, 16:49   #2
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por paulocaleiro Ver Post
ando a pensar em meter um turbo remoto para dar mais alguns cavalos
Porquê no lugar da panela traseira? É invulgar (ainda que não seja inédito).

Citação:
as duvidas centram-se na pressão que os bmw conseguem lidar sem mexer na repro
Se vais meter turbo, tens que fazer reprogramação da centralina.

Citação:
se mete-se um kit agua/metanol
Palpita-me que não és português... (pelo simples facto de teres falado em metanol)
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 30-10-2010, 17:07   #3
paulocaleiro
Lavador

Padrão

sou portugues, mas ca em portugal ainda somos muito atrasados em relação a outros paises em materia de tuning. ja ouviste falar em sts turbo sistems, acho que ai ficas elucidado em materia de turbos na retaguarda, porque é a hipotese mais viavel pro meu carro que é v8 e nao tem espaço para mais nada na baia do motor, e evitas o aquecimento a mais na baia do motor e o turbo trabalha melhor e dura mais, vai ver onde os Porches 911 turbo teem os turbos, o kit agua/metanol serve para baixar a temperatura do colector de admissao e da combustao, e aumenta tambem as octanas, logo ai podes ter mais boost sem haver pre-detonação, vendem cá em portugal na c2racing para usarem em hondas turbinados. e a repro é como já tinha dito, ate certa pressao nao precisas de repro. venha mais comentarios...ja agora de alguem que sabe o que é ter um turbo instalado num carro atmosfrico.
paulocaleiro está desligado   Responder com citação
Antigo 31-10-2010, 07:02   #4
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
ca em portugal ainda somos muito atrasados em relação a outros paises em materia de tuning.
Não é uma questão de ser ou deixar de ser "atrasados"... É uma questão de lei!
Caso ainda não tenhas reparado, cá em PT esse tipo de tuning (em: meter turbos) é ilegal e como tal não poderá ter a visibilidade e mercado que tem noutros países.
Se esse tipo de alteração fosse legal, com certeza que existiriam muitos mais carros alterados.

Lembra-te que o teu carro vai passar a estar ilegal e não passa na inspecção. Assim sendo, quando chegar à altura, terás que dar uns €uros por fora ao inspector de forma a passar-te o carro.

Citação:
ja ouviste falar em sts turbo sistems, acho que ai ficas elucidado em materia de turbos na retaguarda,
Eu conheço carros com turbo na rectaguarda, não é nada de novo (embora não seja vulgar, já se utiliza à muitos anos).

Citação:
porque é a hipotese mais viavel pro meu carro que é v8 e nao tem espaço para mais nada na baia do motor
Há sempre espaço...

Citação:
vai ver onde os Porches 911 turbo teem os turbos
Essa comparação foi algo infeliz... Se o 911 turbo tem o motor atrás, onde querias que metessem o turbo
À frente, debaixo do capot, onde não existe motor?

Além disso, é bem sabido que meter o motor atrás do eixo traseiro é simplesmente estúpido.
A sorte da Porsche é que possuem excelentes engenheiros e pilotos, tendo conseguido tornar seguro um carro (911) que foi durante décadas difícil de conduzir.

Citação:
e a repro é como já tinha dito, ate certa pressao nao precisas de repro.
Vamos lá ver uma coisa perfeitamente elementar...
O turbo vai meter mais ar para dentro dos cilindros. Se a injecção continuar a mesma, a mistura fica pobre por falta de gasolina.
Não entendo essa resistência em fazer uma reprogramação.

Citação:
venha mais comentarios...ja agora de alguem que sabe o que é ter um turbo instalado num carro atmosfrico.
Estás com azar porque só existe um membro neste fórum (pelo menos que o tenha dito aqui publicamente) que aplicou um turbo no seu BMW.

ps: Não te esqueças de ir mostrando o desenrrolar do teu projecto! Estou curioso em ver um BMW Turbo GPL.
Acho que ainda não tinha visto ninguém pegar num motor atmosférico e meter GPL e turbo!

Última edição por viper; 31-10-2010 às 07:07.
Antigo 31-10-2010, 08:22   #5
paulocaleiro
Lavador

Padrão

não percebeste onde quis chegar com os Porches, os turbos estão por baixo do carro a merce dos elementos, e porque? porque ajuda o turbo a não chegar a temperaturas absurdas como acontece na baia do motor, logo ai não dilata tanto, mais durabilidade, so isso, não estava a querer ofender ninguem...e foram os primeiros a meter num gasolina turbos de geometria variavel. em relação ao legal ou ilegal este pais esta completamente as avessas, tens varios exemplos, queres rebaixar o carro , fica mais seguro, não podes.
queres meter umas jantes maiores com mais pneu, não podes, enfim...portugal. vivi 10 anos na Suiça e podes fazer tudo desde que tenha TUV, vais aprovar a uma especção especial e se o carro ficar bom, tas legal. em relação a repro, é muito dificil arranjar alguem para me fazer uma repro pro meu carro, quando foi para tirar o limitador fui a varios, e só um conseguiu, e teve que ser feita na alemanha por um colega dessa pessoa,
parece que tem um chip muito raro da siemens, utilizado por ferrari,porches,etc. disseram que tinha um chip de 68bits. como o motor tem muita cilindrada, e não esta nem perto do limite do caudal, não é nenhum M, com pressões pequenas o carro consegue lidar com isso, mas gostava de opiniões acerca disso, conheço um gajo que tem um M3 de 286cv e meteu um kit de turbo do ebay, ele não esta em portugal, anda com 5 psi sem fazer repro, e o carro funciona bem, no meu caso como ando a gpl, a temperatura de combustão ja é mais elevada do que a gasolina, dai eu ter falado do kit de agua/metanol que se mete-se so metia agua destilada, pois so queria o kit para baixar a temperatura, em relação ao espaço nem imaginas como é complicado, talvez na saida dos colectores pros catalizadores, mas torna-se mais complicado do que meteres cá atras. mas estou aberto a novas ideias. e obrigado por trocares ideias comigo, pelo menos dizes o que pensas...so gostava que houvesse mais como tu, se não entendem não comentam, nem mesmo em termos de curiosidade...cumprimentos. se por acaso for pra frente com o progecto eu depois digo como foi...
Antigo 31-10-2010, 14:05   #6
viper
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
não percebeste onde quis chegar com os Porches, os turbos estão por baixo do carro a merce dos elementos, e porque? porque ajuda o turbo a não chegar a temperaturas absurdas como acontece na baia do motor, logo ai não dilata tanto, mais durabilidade
Se forem bem tratados, duram e duram...
Ainda à poucos dias um membro deste fórum comentou que o seu 320d tem 240.000Km e não teve nenhuma avaria.
Mas, há quem tenha feito bem mais Km's sem precisar de algum tipo de reparação/manutenção ao turbo.

Citação:
em relação ao legal ou ilegal este pais esta completamente as avessas, tens varios exemplos, queres rebaixar o carro , fica mais seguro, não podes.
queres meter umas jantes maiores com mais pneu, não podes, enfim....vivi 10 anos na Suiça e podes fazer tudo desde que tenha TUV, vais aprovar a uma especção especial e se o carro ficar bom, tas legal.
Estou (obviamente) 100% de acordo contigo.
Apenas comentei a questão legal porque isso efectivamente é um grande impedimento para que a maior parte das pessoas faça alterações.

Citação:
em relação a repro, é muito dificil arranjar alguem para me fazer uma repro pro meu carro, quando foi para tirar o limitador fui a varios, e só um conseguiu, e teve que ser feita na alemanha por um colega dessa pessoa,parece que tem um chip muito raro da siemens, disseram que tinha um chip de 68bits.
Quanto ao chip, é da Bosch e não da Siemens. Podes confirmar isso em diversos locais, como em:BMW e39 540i ecu

Penso que tanto a Bosch e Siemens são alemãs e terás confundido ambas.
Relativamente aos bits, penso que seja de 64 bits. Na informática os bits são sempre potências de 2 (2^6 = 48bits).

Citação:
conheço um gajo que tem um M3 de 286cv e meteu um kit de turbo do ebay
O que não faltam são kits de admissão forçada para motores BMW. Tens por exemplo este compressor volumétrico que dá +128cv: VF-Engineering
Ora bem... Se aos 340+ que tens agora juntares 128 ficas com 468cv. Deve chegar...

Citação:
ele não esta em portugal, anda com 5 psi sem fazer repro, e o carro funciona bem
Informa-te bem... Combustível a menos gera temperaturas muito elevadas e é meio-caminho andado para estragar o motor.

Citação:
no meu caso como ando a gpl, a temperatura de combustão ja é mais elevada do que a gasolina
O kit de GPL de injecção líquida reduz a temperatura do motor. Por outro lado, da última vez que me informei sobre isso, esta tecnologia ainda não estava legalizada em Portugal.

Citação:
dai eu ter falado do kit de agua/metanol que se mete-se so metia agua destilada, pois so queria o kit para baixar a temperatura
Uma maneira simples de baixar ligeiramente a temperatura (e até aumentar a potência, especialmente com admissão forçada) é um intercooler.

Citação:
em relação ao espaço nem imaginas como é complicado, talvez na saida dos colectores pros catalizadores mas torna-se mais complicado do que meteres cá atras. mas estou aberto a novas ideias
Eu entendo perfeitamente que dado o pouco espaço puxaste pela cabeça e chegaste a uma solução possível. Mas, tem vários inconvenientes como por exemplo o aumento do turbo-lag.

Pesquisa na net, que garanto-te que encontras vários kits "bolt-on". Já estão preparados para o teu 540i e tudo, é só montar.
Curiosamente, possuem 1 coisa em comum... São montados no compartimento do motor.

PS: eu sei que a imagem anterior é de um compressor volumétrico e não de um turbocompresor. Mas... Dá 128cv e não tem turbo-lag!
Antigo 01-11-2010, 00:47   #7
paulocaleiro
Lavador

Padrão

deixa-me corrigir, este compressor no meu carro dá para ficar com 410 a 420cv de origem, sem contar com a linha e os cats removidos, mas tem um problema, eu ja namoro este kit a dois anos, custa 6000 dolares nos us, mas ja tenho uns gajos do uk que importam, mas continua a ser muito dinheiro a investir num carro com 12 anos, por isso estava a pensar no turbo, mas ja vi e revi e estou certo que vai quase dar ao mesmo, se calhar espero mais um bocado e talvez opte por este kit, falta ainda algum gito, se é que me entendes....em relação ao lag que falaste, o motor ficava de origem com a taxa de compressão inalterada, por isso não ia haver lag, se puderes vai a este site para veres como tenho razão - www.ststurbo.com .a injecção liquida do gpl ainda não esta totalmente desenvolvida, existe alguns kit para vags com injecção directa, mas tem que estar sempre a injectar alguma gasolina para que os injectores a gasolina não agarrem. eu tinha uma solução para isso faziam um injector do mesmo tamanho do a gasolina mas duplo, com entrada de gpl e gasolina, estaria sempre em funcionamento e não colava por temperatura a mais. o compressor é um mimo, fica mais brutal que um e39 m5, e ja tras a repro que é, segundo eles, ha prova de bala,e confirma-se pelos videos do youtube, este entao é brutal: jymmy`s bmw 540ia. esse kit era só montar e livre de problemas, não tinha que estar aqui a pesquisar um bocado de tudo e nunca ter a certeza de como iria ficar, poderia não dar certo, estou farto de pesquizar e não encontro motores como o meu com turbo, só com compressor. isto ja vai longo, gostei de discutir estes assuntos contigo e se por acaso tiveres algumas novidades acerca desta ideia maluca do turbo, avisa. abraço...
Antigo 01-11-2010, 00:53   #8
paulocaleiro
Lavador

Padrão

há, o chip é mesmo da siemans, eu na altura da repro queria um chip para meter a repro de origem para guardar nao corresse algo mal, e ai foi aberta a centralina e confirmou-se, por isso ser tao raro, nao consegui nenhum chip, mas parece que correu para bem. nos bits ja não me recordo bem, mas talvez tenhas razao. que é muito raro é, o tipo que abriu a centralina é pró em reparaçao de centralinas e ficou a bater mal, é o unico chip que ele não tem e é dificil de arranjar. eu ja te tinha dito que foi dificil fazer a repro, teve que ser um alemão que lida com muitos carros de alta cilindrada a gasolina.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar