Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Informações Técnicas

Notícias

Informações Técnicas Secção dedicada a informações técnicas de diversos aspetos dos nossos carros e motores

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 21-10-2010, 19:28   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Reprogramações e a fiabilidade. Ou a falta dela...

Muito se fala em problemas com os carros. Mas, será que o problema é dos automóveis, da sua utilização, ou será um misto de ambos?

É bem sabido que existem marcas que possuem material mais fiável (nomeadamente os japoneses e alguns alemães), assim como existem marcas menos fiáveis
(italianos, franceses, etc).

Por outro lado, mesmo os carros alemães avariam. Certamente que não é por comprarmos um BMW, Mercedes ou Audi que estamos livres de problemas!

No entanto, além das avarias existentes devido a problemas de juventude de alguns modelos e mesmo outros que são crónicos durante toda a existência de um
determinado modelo, existe ainda outro factor: o dono do autoóvel.

Por exemplo, ao fazer uma reprogramação a um automóvel há inúmeros componentes que poderão ficar sujeitos a esforços superiores, para os quais não foram dimensionados.
Há muitos problemas potenciais num automóvel reprogramado: o turbo partir, motor desalvorar, a FAP derreter, a bomba injectora deixar de funcionar, ter pistões furados
ou mesmo fundidos, a caixa de velocidades partir, etc, etc. Até há casos de motores que derretem...

É claro que neste negócio das reprogramações há empresas com funcionários muito competentes, assim como muitos que não passam de curiosos.
Se há quem prefira pagar um pouco mais e ficar tranquilo, outros preferem uma reprogramação "mais em conta", mas arrisca-se a ter sérios problemas no automóvel.
Uma vez que o valor da reparação de um turbo, de um motor ou de uma simples FAP é incomparavelmente superior à diferença entre uma reprogramação feita por um
curioso ou por um bom profissional, não entendo como existem tantos que continuam a "arriscar".

Qual é a vossa opinião sobre esta assunto?

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 21-10-2010, 20:24   #2
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

eu concordo completamente quando se fala na MB Power, VC ou PKE... agora quando dizem praí aquele individuo faz isto e aquilo e acontece, enfim a mim é que não me apanhavam lá.

curioso este assunto agora, logo á 2h atrás falei com um colega que diz que conheçe um individuo que desmonta as centralinas e faz a alteração como nos queremos com mapas das corridas.... bom enfim isso está fora de questão quando se fala em manter a fiabilidade do motor e componentes.

eu prefiro pagar bem e que seja bem servido.
o meu e92 irá certamente á MB Power ou PKE ainda não decidi e para alem da repro ainda quero aumentar o intercooler para arrefecer melhor o motor, apesar de falarmos apenas de 30cv adicionados...
Antigo 21-10-2010, 21:22   #3
Zafarias69
Lavador

Registado em: Oct 2010
Padrão

Este tópico vem mesmu a calhar pois ando a pensar em reprogramar a minha centralina mas.....
Hoje tive a falar ko um inspector do IPO acerka do meu motor pois em 2 anos perdeu 30km/hora,ou seja kando o fui buskar á alemanha ele vinha a markar (nu carro e nu gps) 250km/hora,e agora custa a passar dos 220 e ainda esta a gastar óleo (9000km=3 litros óleo)....
O inspector disse-me que puderei ter os segmentos na sucata e que estar a reprogramar o carro assim em vez de estar a melhorar o desenvolver do motor apenas vou estar a atamankar (até dar o berro de vez).
Agora resta-me tentar ver uma oficina k nao s estique nos preços.
Zafarias69 está desligado   Responder com citação
Antigo 21-10-2010, 22:38   #4
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
eu concordo completamente quando se fala na MB Power, VC ou PKE... agora quando dizem praí aquele individuo faz isto e aquilo e acontece, enfim a mim é que não me apanhavam lá...
Há pessoal que: compra um cabo de 100€, arranja o software e faz download de uns milhares de ficheiros modificados.
Depois, vai experimentando ficheiros até o cliente ficar satisfeito com os resultados.
Um bom reprogramador sabe bem o que o material aguenta e cv's e Nm se pode atingir em cada automóvel.
Então, pergunta ao cliente o que pretende e faz um mapa específico para o seu caso.

Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
eu prefiro pagar bem e que seja bem servido.
o meu e92 irá certamente á MB Power ou PKE ainda não decidi e para alem da repro ainda quero aumentar o intercooler para arrefecer melhor o motor
Quanto ao intercooler, como a sua função é arrefecer o ar, acaba por auxiliar o motor a gerar mais potência

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 22-10-2010, 14:25   #5
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Quanto ao intercooler, como a sua função é arrefecer o ar, acaba por auxiliar o motor a gerar mais potência

amigo, de intercooler não percebo mesmo nada nem marcas conheço

quais as marcas de confiança?
Antigo 01-11-2010, 15:37   #6
JOFIMO
Guest

Padrão

Wiltec sem dúvida, mas para 30 cv adicionais não vale a pena alterara para um maior pois vai-se perder potência em vez de ganhar pois os intercoolres dos nossos motores desde que bandem limpinhos e desentupidos são suficientes para esses upgrades de potencia, porque não fazem como eu quando faço a revisão tiro o intercooler lavo/limpo (enquanto estou a fazer a revisão ela seca) são mais 10m. e fica tudo mais suave e limpinho, tubos tudo. Aqui fica a dica. Cumps.
  Responder com citação
Antigo 01-11-2010, 20:42   #7
Cristianoang
Lavador

Registado em: Oct 2010
Padrão

Tenho repro no meu mais vou tira-la pois fiquei um pedaço desiludido visto não conseguir ter o carro linear, vou antes optar por uma box
Cristianoang está desligado   Responder com citação
Antigo 07-12-2010, 00:40   #8
fnrjb
Lavador

Registado em: Nov 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Cristianoang Ver Post
Tenho repro no meu mais vou tira-la pois fiquei um pedaço desiludido visto não conseguir ter o carro linear, vou antes optar por uma box
Eis a minha opinião acerca das boxes:

Uma box é a maior vigarice que se pode meter num carro pois limitam-se a alterar os sinais que são enviados/recebidos de um determinado modulo do motor (bomba injectora, sensor MAF, acelerador...etc). Esta alteração vai colocar a ECU a funcionar num modo errado injectando mais combustível devido a estar "enganada" ficando todo o regime do motor alterado.

Quando se faz uma boa repro, pode-se por exemplo (conforme os gostos) programar apenas a parte do mapa dos regimes mais altos (por ex. a partir das 2500rpm....) ficando o regime abaixo deste original ou parecido e permitindo assim ao condutor escolher se quer conduzir economico ou ter a potância máxima!

Acho que é isto não?
fnrjb está desligado   Responder com citação
Antigo 07-12-2010, 09:47   #9
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

No que refere as repros também não podia estar mais de acordo já que se vai fazer e visto que é uma área sensível e que mexe com um monte de componentes exigindo mais deles do que o inicialmente estaria previsto, também sou da opinião que se deve procurar um local de qualidade para o fazer ...

O meu só esta à espera de acabar estas ultimas alterações de estetica para depois ir para a maquina , MB Power vai ser a minha escolha

Cumps
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 09-12-2010, 02:14   #10
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por g0blin Ver Post
também sou da opinião que se deve procurar um local de qualidade para o fazer ...

O meu só esta à espera de acabar estas ultimas alterações de estetica para depois ir para a maquina , MB Power vai ser a minha escolha
Yeap, a maior parte das pessoas não faz ideia dos enormes (e dispendiosos...) problemas que uma má reprogramação pode trazer!
Por isso, nada como ir fazê-a a quem sabe!

Antigo 10-12-2010, 02:46   #11
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Pois é e há muitos que mandam reprogramar e nem se dão ao trabalho de mandar hibridar os turbos para eles aguentarem mais com as repro vistos que precisam de mais caudal de ar na entrada, quer dizer aquele cone em forma de chapéu de chaminé segundo sei nos Garrets dá para meterem o do 150cv sem abrir o turbo só que depois tem de se mexer na centralina então para quem quer fazer repro combinha fazer isso ao turbo e já ficava mais descançado em relação a este.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 10-12-2010, 07:15   #12
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonico33@hotmail.com Ver Post
Pois é e há muitos que mandam reprogramar e nem se dão ao trabalho de mandar hibridar os turbos para eles aguentarem mais com as repro vistos que precisam de mais caudal de ar na entrada, quer dizer aquele cone em forma de chapéu de chaminé segundo sei nos Garrets dá para meterem o do 150cv sem abrir o turbo só que depois tem de se mexer na centralina então para quem quer fazer repro combinha fazer isso ao turbo e já ficava mais descançado em relação a este.
Mesmo com um turbo diferente / híbrido podem acontecer dissabores.
Em breve irei meter mais informação neste theread, aqui fica um exemplo do que está para vir:

Pistão derretido:

Antigo 10-12-2010, 13:17   #13
JOFIMO
Guest

Padrão

E pressão de turbo a mais também fura pistons, ficamos a aguardar essa informação preciosa, bom seria também ter valores de segurança até onde ir, mas isso é outra história que poucos revelam. Cumps.
  Responder com citação
Antigo 10-12-2010, 15:07   #14
tonico
Ajudante de Mecânico

Padrão

Segundo sei só os Garret é que dão tudo que não seja Garret tem de ser abertos e alterados é que depois de alterados tem de ser mexidos na centralina quer dizer reprogramar mais uns cv, então quem pensa repro e se for Garret que mande hibridar o turbo vai sentir mais força e segurança no motor depois da repro é que os outros que são mexidos por dentro tem de levar outra turbina e um kit especial e ai já fica um preço elevado, agora Garret é fácil e barato hibridar, sugestão para a malta que pensa reprogramar centralina.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 10-12-2010, 16:02   #15
AderitoMachado
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

hibridar turbos na grande maioria dos casos mais valia estar quieto!!!O turbo fica em muitos casos a encher mal mto mais tarde, mais valia um turbo maior que andar a inventar com hibridanços, ainda só vi um hibridanço que posso dizer que valeu mesmo a pena, caso que nem tão pouco foi feito em portugal, o turbo passou a ser banhado a ceramica para diminuir as temperaturas e saiu mais caro que comprar outro turbo
mais vale uma repro boa e comedida com uma linha directa e um intercooler maior do que inventar, porque mexer no turbo implica mexer em tudo o resto, se metes um turbo maior sem montar um intercooler provoca maior aquecimento logo um aumento do desgaste brutal
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 13:20   #16
ajcordeiro
Lavador

Registado em: Dec 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Há pessoal que: compra um cabo de 100€, arranja o software e faz download de uns milhares de ficheiros modificados.
Depois, vai experimentando ficheiros até o cliente ficar satisfeito com os resultados.
Um bom reprogramador sabe bem o que o material aguenta e cv's e Nm se pode atingir em cada automóvel.
Então, pergunta ao cliente o que pretende e faz um mapa específico para o seu caso.

Não é por nada que os kits da BMW para aumentar os 177 para 184 incluem este item bem como as tubagens.
ajcordeiro está desligado   Responder com citação
Antigo 25-12-2010, 21:25   #17
AderitoMachado
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Mas um kit da marca tmb tem k cumprir normas anti poluição que cá fora ninguem se vai preocupar com elas por razões obvias...
E o preço do kit dá para uma frota de intercoolers e tubagens e ainda sobra para ir beber um café
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 26-12-2010, 16:36   #18
Velejador
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Velejador Enviar mensagem via Skype para Velejador
Padrão

Meninos passaram um bom Natal naturalmente.
Jamais se esqueçam que tudo o que são mãquinas ou componentes delas o fabrico e o uso obedeçem a normas e existem varias.
Qualquer fabricante tem varios tecnicos a fazerem calculos para conseguirem tirar o maximo de rendimento com o menor desgaste possivel ou com a melhor forma relativa consumo/produção, existirá sempre um equilibrio em função da margem de cagaço como eu lhe chamo e que tecnicamente se chama margem de segurança.
As repros mesmo feitas por quem sabe e poucos sabem vão sempre provocar algum desiquilibrio no conjunto dos varios componentes e são muitos.
Claro que existe sempre o tal risco mas isso será em função de critérios pessoais.
Desculpem mas tinha que falar é a tal deformação profissional a dar o toque.
Fiquem bem e portem-se mal pelo menos tentem

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar