Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 20-10-2010, 12:39   #1
Whity
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Jul 2010
Cool Bomba de Agua E39 530D

Boas ppl.
Desde que comprei a minha carrinha nunca mudei o liquido refrigerador, contudo parece-me que ela o que tem é agua apenas, e como queria fazer não só uma limpeza ao sistema, assim como colocar o liquido todo novo, aconselham-me a colocar também a bomba de agua nova, ou nem por isso?

Nesta operação existe alguma coisa que tenhamos que ter em atenção ao fazer?

Cumprimentos,
Whity está ligado agora  
                                                        Responder com citação
Antigo 21-10-2010, 09:21   #2
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Muitas pessoas acabam por utilizar água simples para esse processo, porque na zona de residência não costumam ter temperaturas muito baixas.

Contudo, é boa prática utilizar anti-congelante, porque há efectivamente zonas do país em que se podem atingir temperaturas negativas (ou numa viagem fora do "habitat" normal), e a água solidificar dentro do circuito, não exercendo assim a sua função...a de refrigerar o motor!

Se vais trocar o liquido refrigerador, não precisas de trocar a bomba de água apenas por causa disso. Agora, se a bomba já é velhita, vai tendo algum cuidado com a temperatura a que o carro está. No caso de começar a subir, há sempre aquelas 2 razões frequentes...a junta da cabeça, ou a bomba de água pifada.

De qualquer forma, não é preciso (penso eu) nada de especial para esvaziar o circuito de refrigeração. Lavar o circuito pode ser uma boa ideia, para tentar retirar ferrugem (da oxidação do radiador) do sistema, antes de meter o novo líquido.

Agora, procedimento especial para a lavagem...não conheço, nem me vou pronunciar. Sei que já vi pessoal com uma mangueira enfiada no radiador, mesmo para facilitar a lavagem.

Quanto aos líquidos anti-congelantes, atenção que há dos concentrados (em que diluis com uma certa percentagem de água) e outros já pré-diluídos, pelo que não precisas de adicionar água.

Penso que o procedimento habitual (para voltar a encher) é meter uns bons litros no sistema (aquilo ainda deve levar uma quantidade razoável...talvez uns 10L?), abrir a tampa do vaso de expansão e meter o carro a trabalhar para que o sistema faça uma purga e saia todo o ar.

Mas eu não domino estas áreas (nem de perto nem de longe), pelo que recomendo que dês aqui uma vista de olhos nestes 2 tópicos:

http://forum.autohoje.com/boxes/2151...cogelante.html

http://forum.autohoje.com/boxes/3876...rigerador.html
Antigo 29-10-2010, 10:04   #3
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Whity Ver Post
Boas ppl.
Desde que comprei a minha carrinha nunca mudei o liquido refrigerador, contudo parece-me que ela o que tem é agua apenas, e como queria fazer não só uma limpeza ao sistema, assim como colocar o liquido todo novo, aconselham-me a colocar também a bomba de agua nova, ou nem por isso?

Nesta operação existe alguma coisa que tenhamos que ter em atenção ao fazer?

Cumprimentos,
Viva, se o circuito de refrigeração esta a funcionar devidamente não vale a pena trocar bomba de àgua, quanto ao anticongelante eu aconselho vivamente comprar o original e fazer a mistura com àgua destilada na proporção de 40% liquido/60% àgua, e depois não esquecer de sangrar bem o circuito pois existem procedimentos a fazer e com purgadores em sitio escondido para o motor não começar a aquecer mesmo no inverno.
  Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar