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Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

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Antigo 20-10-2010, 12:39   #1
Whity
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Cool Bomba de Agua E39 530D

Boas ppl.
Desde que comprei a minha carrinha nunca mudei o liquido refrigerador, contudo parece-me que ela o que tem é agua apenas, e como queria fazer não só uma limpeza ao sistema, assim como colocar o liquido todo novo, aconselham-me a colocar também a bomba de agua nova, ou nem por isso?

Nesta operação existe alguma coisa que tenhamos que ter em atenção ao fazer?

Cumprimentos,
Whity está ligado agora  
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Antigo 21-10-2010, 09:21   #2
Chelsea
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Posts: 930
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Muitas pessoas acabam por utilizar água simples para esse processo, porque na zona de residência não costumam ter temperaturas muito baixas.

Contudo, é boa prática utilizar anti-congelante, porque há efectivamente zonas do país em que se podem atingir temperaturas negativas (ou numa viagem fora do "habitat" normal), e a água solidificar dentro do circuito, não exercendo assim a sua função...a de refrigerar o motor!

Se vais trocar o liquido refrigerador, não precisas de trocar a bomba de água apenas por causa disso. Agora, se a bomba já é velhita, vai tendo algum cuidado com a temperatura a que o carro está. No caso de começar a subir, há sempre aquelas 2 razões frequentes...a junta da cabeça, ou a bomba de água pifada.

De qualquer forma, não é preciso (penso eu) nada de especial para esvaziar o circuito de refrigeração. Lavar o circuito pode ser uma boa ideia, para tentar retirar ferrugem (da oxidação do radiador) do sistema, antes de meter o novo líquido.

Agora, procedimento especial para a lavagem...não conheço, nem me vou pronunciar. Sei que já vi pessoal com uma mangueira enfiada no radiador, mesmo para facilitar a lavagem.

Quanto aos líquidos anti-congelantes, atenção que há dos concentrados (em que diluis com uma certa percentagem de água) e outros já pré-diluídos, pelo que não precisas de adicionar água.

Penso que o procedimento habitual (para voltar a encher) é meter uns bons litros no sistema (aquilo ainda deve levar uma quantidade razoável...talvez uns 10L?), abrir a tampa do vaso de expansão e meter o carro a trabalhar para que o sistema faça uma purga e saia todo o ar.

Mas eu não domino estas áreas (nem de perto nem de longe), pelo que recomendo que dês aqui uma vista de olhos nestes 2 tópicos:

http://forum.autohoje.com/boxes/2151...cogelante.html

http://forum.autohoje.com/boxes/3876...rigerador.html
__________________
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 29-10-2010, 10:04   #3
JOFIMO
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Posts: n/a
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Citação:
Publicado originalmente por Whity Ver Post
Boas ppl.
Desde que comprei a minha carrinha nunca mudei o liquido refrigerador, contudo parece-me que ela o que tem é agua apenas, e como queria fazer não só uma limpeza ao sistema, assim como colocar o liquido todo novo, aconselham-me a colocar também a bomba de agua nova, ou nem por isso?

Nesta operação existe alguma coisa que tenhamos que ter em atenção ao fazer?

Cumprimentos,
Viva, se o circuito de refrigeração esta a funcionar devidamente não vale a pena trocar bomba de àgua, quanto ao anticongelante eu aconselho vivamente comprar o original e fazer a mistura com àgua destilada na proporção de 40% liquido/60% àgua, e depois não esquecer de sangrar bem o circuito pois existem procedimentos a fazer e com purgadores em sitio escondido para o motor não começar a aquecer mesmo no inverno.
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