Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 08-10-2010, 17:53   #1
FilipefR
Lavador

Registado em: Sep 2010
Padrão Aceleração irregular bmw 320d e46

Boas tardes, no últimos dias, notei que algo está diferente no meu carro (bmw 320d e46 136cv 1999).
Aqui vai o que notei:
1- Qd carrego com mais intensidade no acelerador (mais de meio), o conta rotações aumenta bastante, ouve-se o esforço do motor para a devida rotação, o consumo aumenta tb, mas a velocidade do carro pouco aumenta. (sobretudo em 3a, 4a e 5a)
2- Já me aconteceu tb ao acelerar (a mais de metade), o conta rotações ir rapidamente para as 3000 (mt rapidamente), ter uma pequena quebra (2750), voltar às 3000 e fazer uma aceleração normal, mas a velocidade nunca corresponde ao que deveria corresponder. (sobretudo em 2a)
3- O consumo instantâneo tá mt mais alto, facilmente chega aos 20l e dificilmente sai dos 10.
4- As rotações estão mais altas do que estavam antes do problema, logo o consumo tb.

Que poderá ser?

Já tive um audi a3 com a maf pifada, mas o comportamento n era bem o mesmo, logo n me inclino pa ela.

Cumps.
FilipefR está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 08-10-2010, 18:22   #2
rgni
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por FilipefR Ver Post
Boas tardes, no últimos dias, notei que algo está diferente no meu carro (bmw 320d e46 136cv 1999).
Aqui vai o que notei:
1- Qd carrego com mais intensidade no acelerador (mais de meio), o conta rotações aumenta bastante, ouve-se o esforço do motor para a devida rotação, o consumo aumenta tb, mas a velocidade do carro pouco aumenta. (sobretudo em 3a, 4a e 5a)
2- Já me aconteceu tb ao acelerar (a mais de metade), o conta rotações ir rapidamente para as 3000 (mt rapidamente), ter uma pequena quebra (2750), voltar às 3000 e fazer uma aceleração normal, mas a velocidade nunca corresponde ao que deveria corresponder. (sobretudo em 2a)
3- O consumo instantâneo tá mt mais alto, facilmente chega aos 20l e dificilmente sai dos 10.
4- As rotações estão mais altas do que estavam antes do problema, logo o consumo tb.

Que poderá ser?

Já tive um audi a3 com a maf pifada, mas o comportamento n era bem o mesmo, logo n me inclino pa ela.

Cumps.
Sem querer meter nenhuma argolada, parece-me a sensação de quando a embraiagem patina por estar gasta... tem muitos kms?
rgni está desligado   Responder com citação
Antigo 08-10-2010, 18:43   #3
FilipefR
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por rgni Ver Post
Sem querer meter nenhuma argolada, parece-me a sensação de quando a embraiagem patina por estar gasta... tem muitos kms?
Todos os casos que apontei é sem o uso da embraiagem (tinha a sensação que apenas notamos o gasto da embraiagem qd a usamos) e nunca andei com um carro em que a embraiagem estava gasta, logo não consigo comparar as duas situações. Qts ao numero de km, está com 147 000.
FilipefR está desligado   Responder com citação
Antigo 08-10-2010, 18:48   #4
tarzan2003
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Aqui vai o que notei:

Que poderá ser?

Cumps.
eu também passei por isso na minha (igual à tua mas de 2000).
tinha, na altura, cerca de 180 mil kms.
era realmente a embraiagem a patinar.
precisamente por acontecer quando não lhe mexes é que é sinal de estar gasta.
Antigo 23-10-2010, 03:38   #5
tonico
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2010
Padrão

Mas a minha já por 3 vezes desde que meti uma embraiagem nova que me acontece em auto-estrada vou a 140 ou a 180 km e de repente baixa a rotação até aos 80km e tenho que reduzir a caixa dou mais aceleração e não sai do sitío por uns minutos ao fim de 10 minutos volta ao normal e dispara para os 160km sem mai nem menos que será então se eu meti embraiagem nova?

A minha tem 215000km reais.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 23-10-2010, 09:37   #6
FilipefR
Lavador

Padrão

O meu problema era realmente a embraiagem. Acabou por levar kit de embraiagem e volante bimassa novos. Agradeço desde já a vossa ajuda, pois ouvi coisas como "isso pode ser turbo" que me teriam assustado se já n soubesse a vossa opinião. Apesar de o volante bimassa ainda ser bem puxadot€.
FilipefR está desligado   Responder com citação
Antigo 23-10-2010, 15:16   #7
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
O meu problema era realmente a embraiagem. Acabou por levar kit de embraiagem e volante bimassa novos. Agradeço desde já a vossa ajuda, pois ouvi coisas como "isso pode ser turbo" que me teriam assustado se já n soubesse a vossa opinião. Apesar de o volante bimassa ainda ser bem puxadot€.
Ainda bem que já está resolvido, abraço
Antigo 23-10-2010, 15:19   #8
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonico33@hotmail.com Ver Post
Mas a minha já por 3 vezes desde que meti uma embraiagem nova que me acontece em auto-estrada vou a 140 ou a 180 km e de repente baixa a rotação até aos 80km e tenho que reduzir a caixa dou mais aceleração e não sai do sitío por uns minutos ao fim de 10 minutos volta ao normal e dispara para os 160km sem mai nem menos que será então se eu meti embraiagem nova?

Não te está a dar aviso nenhum quando faz isso? é que parece estar a entrar em safe-mode...
Antigo 23-10-2010, 18:07   #9
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:

Viva só foi trocada a embreagem ou foi mexido mais alguma coisa? é que pelos sintomas que descreves a centralina está a entrar em "safe mode" vais ter de mandar actualizar o software da centralina (DDE) ou emparelhar a DDE/EWS, mas isso geralmente só acontece quando se troca o turbo ou MAF e já agora qual eó modelo do teu carro/motor/ano? pois se calhar estou a gastar a saliva de borla........ Cumps.
  Responder com citação
Antigo 27-10-2010, 01:47   #10
tonico
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2010
Padrão

Expliquem lá isto de safe-mode que para mim é novo e como é que se resolvem este problema sem ir há marca deixar lá a carteira é que eu tenho oficina e até agora arranjei tudo indo buscar só o essencial há marca como peças importantes de mecánica exterior como termostato da água, rolamentos das transmissões gasta dois de vibração, retentores de óleo da caixa de velocidades e vedantes quando a desmontei, cinoblocos da barra estabilizadora e seus tirantes e outras peças exteriores como frisos, grelhas e etc são estes promenores que eu tenho sempre em conta o que faz com que ele esteja sempre original e não há mecânico nenhum da BMW que diga que o meu carro não esteja original pois tenho metido tudo de origem até agora, menos os flitros e óleo.

Safe-mode primeira vez que ouço falar!!!

A MAF e o turbo ainda não foram mexidos quer dizer levou uma MAF em 2003 ela é de 2000/04 e eu compreia há cerca de um ano e foi o que o antigo dono me disse e eu também verefiquei a data de fabrico da MAF que trás gravado entendes?

Última edição por tonico; 27-10-2010 às 01:53.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 27-10-2010, 10:24   #11
JOFIMO
Guest

Padrão

Boas, entendo perfeitamente pois sei do que estou a escrever, quando se troca a MAF e como o carro é de 2000 tem sempre de ser emparelhada (codificada) com a ECU (DDE) para que os parâmetros medidos pela mesma deêm a informação correcta à ECU e esta funcione normalmente, etc. , como não sabes se o antigo dono fez isso ou não se calhar é melhor começar por um teste com material a sério para teres a certeza do que será.....com o DIS por ex. que é o programa oficial da marca e alguns previligiados possuem.(como eu)
Cumps

Última edição por JOFIMO; 27-10-2010 às 11:26.
  Responder com citação
Antigo 27-10-2010, 11:18   #12
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Expliquem lá isto de safe-mode que para mim é novo e como é que se resolvem este problema sem ir há marca deixar lá a carteira é que eu tenho oficina e até agora arranjei tudo indo buscar só o essencial há marca como peças importantes de mecánica exterior como termostato da água, rolamentos das transmissões gasta dois de vibração, retentores de óleo da caixa de velocidades e vedantes quando a desmontei, cinoblocos da barra estabilizadora e seus tirantes e outras peças exteriores como frisos, grelhas e etc são estes promenores que eu tenho sempre em conta o que faz com que ele esteja sempre original e não há mecânico nenhum da BMW que diga que o meu carro não esteja original pois tenho metido tudo de origem até agora, menos os flitros e óleo.

Safe-mode primeira vez que ouço falar!!!

A MAF e o turbo ainda não foram mexidos quer dizer levou uma MAF em 2003 ela é de 2000/04 e eu compreia há cerca de um ano e foi o que o antigo dono me disse e eu também verefiquei a data de fabrico da MAF que trás gravado entendes?
Basicamente o Safe-Mode, é um sistema de segurança do motor, que ao detectar parâmetros incorrectos, acciona um limite de andamento, ou seja o motor pode ir até uma determinada rotação mas depois não passa daí...

Acho que o melhor é seguires o conselho do JOFIMO e checkar isso com um sistema de diagnóstico da marca porque na volta é só mesmo codificar qualquer coisa e fica logo 5*

Não se de que zona és, mas junto ao Cacém existe a Deutsch-Motor, que não é BMW mas têm o sistema de diagnóstico e é mais barato... (embora também não seja MUITO mais barato
Antigo 03-08-2015, 14:26   #13
Arisco
Lavador

Registado em: Jul 2015
Padrão

Boas eu tenho o mesmo problema no meu 320d 1999 com 215000kms reais, já mudei o kit de embraiagem mas o problema continua.
Disseram-me numa oficina que agora deve ser necessário trocar o óleo da caixa de velocidades.....enfim.....
A mim nunca me acoteceu entrar em safe-mode mas quando acelero a fundo só sobem as rotações mas a velocidade não acompanha.
O óleo tem de ser algum especifico ou pode ser um óleo normal para caixa de velocidades?
Alguém tem a noção da quantidade necessária?
Obrigado.
Arisco está desligado   Responder com citação
Antigo 03-08-2015, 17:22   #14
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

falata ai muita info... aceleras a q velocidades e rpm?
Esses carros são amorfos em baixas, so qd entra o turbo é q acordam

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
PROJECTOS <E36 COUPE> <E36 CABRIO> <E39 Sedan> <E39 Touring>
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 04-08-2015, 10:35   #15
Arisco
Lavador

Padrão

Normalmente acontece em 3,4 e 5, tipo nas 2000 rpm e se acelerar a fundo as rpm sobem até as 3500 e só depois é que começa a puxar e a ganhar velocidade, mas se for já nas 3000rpm em 4, por exemplo, e acelerar a fundo e depois meter a 5 e continuar a fundo, já não acontece…
Antigo 04-08-2015, 12:24   #16
pnogueira
Moderador

Padrão

Meio estranho... Sendo que dizes q a emb é nova...
Isso tem a manutenção em dia, n tens ai a EGR/MAF (filtros inc do turbo) a "causar" isso pr falta manutenção?11

Antigo 04-08-2015, 16:42   #17
Arisco
Lavador

Padrão

Pois, eu acho que sim, é o meu cunhado que faz isso com um amigo na oficina….
Normalmente cada 20 000km mudo tudo(óleo, filtros, etc) e peço uma verificação por isso acho que têm visto tudo como deve ser.
Mas acho que vou tentar mudar o óleo da caixa e ver se resolve, há alguma marca especifica, posso comprar cá fora ou é melhor ir a uma loja BMW?
Antigo 04-08-2015, 17:23   #18
pnogueira
Moderador

Padrão

ja tens essa info no forum, a bmw "nao fabrica" oleos, so os vende

Antigo 05-08-2015, 09:16   #19
Arisco
Lavador

Padrão

Ok obrigado, vou procurar melhor
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar