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Antigo 02-04-2009, 21:05   #1
lude
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Padrão A vantagem de um intercooler

Como se pode ver pela imagem, o turbo aquece muito, gerando um aumento da temperatura do ar admitido para o motor.
Esse aumento da temperatura do ar gera uma diminuição da potência. Como de pode resolver este problema?



Vamos começar por um breve enquadramento...

O uso do intercooler remonta aos anos 30, 40 na aviação comercial após a instalação de turbos nos motores. Estes turbos geravam um aumento de temperaturas no ar que era comprimido. Este aquecia tanto quanto maior fosse a altitude devido as baixas pressões atmosféricas porque obrigava a um maior trabalho do turbo por haver menor densidade de ar. Resumindo, quanto maior for o trabalho, maior a produção de calor transmitida ao motor.

Como medida preventiva ao baixo arrefecimento da temperatura, optava-se por uma maior quantidade de injecção de combustível, mas esta medida trazia inconvenientes como o aumento do consumo.
A solução óbvia passa, então, pela redução da temperatura do ar comprimido recorrendo ao intercooler.

O arrefecimento do ar consiste na redução da temperatura, beneficiando a potência e a fiabilidade de um motor.
A escolha de um intercooler pode ter vários critérios. O espaço, o local, a disposição, a área frontal de arrefecimento, a construção e concepção, o tipo de metal, etc... e todos eles influenciam a eficiência do arrefecimento. Muitas vezes a decepção surge após a instalação.
A eficiência de um intercooler é dado em níveis percentuais. Um intercooler 100% eficiente deve ser capaz de arrefecer o ar quente até uma temperatura igual à temperatura ambiente. Por norma, a eficiência de um intercooler é de 70%.

Também a oposição à livre circulação do fluxo de ar criado é imperativo na escolha de um intercooler. Demasiada contra pressão aumenta a temperatura, indo contra o objectivo da colocação de um intercooler. Este é um dos grandes factores tidos em conta durante o processo de concepção. Outro factor importante é a velocidade do ar. O ar necessita de estar em contacto com as paredes metálicas de arrefecimento, mas deve ser feito de forma rapida. Se o processo for lento, significa menos caudal por estagnação do ar. Nesse sentido, um intercooler bem concebido deve ter as linhas do core alinhadas com o fluxo de ar.

Na ilustração seguinte podemos ver um intercooler em funcionamento. Dá para perceber imediatamente a sua função: arrefecer o ar!

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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
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Antigo 19-04-2009, 19:42   #2
PauloNovo
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Esplêndido.
Muito bom tòpico, eu não fazia a minima idèia que jà havia intercooler muito tempo atràs como referiste!
Pensei que fosse algo recente, tipo com 2 dècadas ou assim.
Tà fixe.
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Paulo Novo
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Antigo 28-04-2010, 16:30   #3
ACS
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Muito bom tópico. Já prendi mais.
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Antigo 02-05-2010, 16:43   #4
pmomarques
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tópico...
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Cumprimentos,
Marques
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Antigo 31-08-2010, 12:03   #5
Carlos Filipe Sousa
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Sempre a aprender...
Conhecia apenas parcialmente a função do intercooler, mas agora não há margem para dúvidas.
Mais um obrigado amigo lude!
(e um voto 5*, claro)
__________________
Carlos Filipe Sousa
Porto
BMW E46 320D 150bhp 2002 ...17x.xxx km
(estupidamente rebaixada ...mas a crescer em breve...)

Foto Album: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=50

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 31-08-2010, 12:38   #6
GASS
Mecânico de 3º Grau
 
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Posts: 413
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O Lude é um professor a maneira ehhe
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Antigo 29-01-2012, 22:01   #7
metor
Ajudante de Mecânico
 
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o tubo em zul nao passe nakela peça que acho ke se chama egr? hj fui limpar esse tupo e essa peça tavam limpos mas por dentro tinham oleo e normal ? ai dentro nao era so para passar ar? e so para fikar a perceber pk axxo estranho ali o oleo nao sei
metor está desligado   Responder com citação
Antigo 29-01-2012, 23:04   #8
Diesel_Power
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lude, mais uma vez faço a vénia! De facto o intercooler é um sistema muito simples, mas com muitas variáveis a considerar quando se pretende atingir um elevado patamar de eficiência. Apenas queria fazer uma pequena rectificação. Nos aviões os intercoolers deixaram de ser usados muito cedo, pois a grandes altitudes o ar é tão frio que pode prejudicar a combustão/explosão. Normalmente os motores aeronáuticos que usam combustíveis de grande octanagem, necessitam de velas de explosão, mas também usam em grande medida a temperatura remanescente nas câmaras de combustão também a temperatura gerada pelas elevadas compressões desse tipo de motores para conseguirem uma melhor queima. O uso de um intercooler a essas altitudes iria arrefecer as câmaras de tal forma que prejudicaria a queima. Outro pormenor interessante que referiste, foi o facto de também o turbo ter aparecido na aeronáutica, não para dar potência de uma forma directa, mas sim para que se conseguisse manter a potência com o aumento da altitude.
Espero ter contribuído para este excelente tópico.
Diesel_Power está desligado   Responder com citação
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