Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Informações Técnicas

Notícias

Informações Técnicas Secção dedicada a informações técnicas de diversos aspetos dos nossos carros e motores

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 02-04-2009, 21:02   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Erro dos velocímetros

Antigamente havia carros (sobretudo italianos...) que tinham um grande erro do velocímetro!
Por exemplo, um Fiat Uno TD a 170Km/h marcava 210Km/h!
Um Lancia Delta 1.6 a 200Km/h marcava mais de 240Km/h.

Actualmente, os erros são menores e... Muito semelhantes de marca para marca. Porque?

Porque agora existe normas europeias!

Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.

O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...5L0443:PT:HTML

A fórmula é:
Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h

Assim,
se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h

Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 31-08-2010, 12:09   #2
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Peço desculpa lude, mas estou a percorrer todos estes tópicos fabulosos criados por si!

Um exemplo curioso: testei por acaso neste verão circular a 100km/h e estabilizar com o cruise control, guiando-me pela velocidade medida por um GPS externo ao carro.
Resultado, o velocimetro marcava algo com 103-105km/h, tal como a directiva indica .
A viatura em causa era uma E46 320D de 2002.

Abraço
(estupidamente rebaixada ...mas a crescer em breve...)

Foto Album: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=50

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 31-08-2010, 12:34   #3
GASS
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Carlos Filipe Sousa Ver Post
Peço desculpa lude, mas estou a percorrer todos estes tópicos fabulosos criados por si!

Um exemplo curioso: testei por acaso neste verão circular a 100km/h e estabilizar com o cruise control, guiando-me pela velocidade medida por um GPS externo ao carro.
Resultado, o velocimetro marcava algo com 103-105km/h, tal como a directiva indica .
A viatura em causa era uma E46 320D de 2002.

Abraço
eu no meu tambem ja fiz o teste com o gps e esta tambem dentro dos teus resultados, mas o melhor ainda e fazeres o teste num twingo lol vais a 180 e no gps marca 140 eheheh
GASS está desligado   Responder com citação
Antigo 31-08-2010, 12:35   #4
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Exacto, a minha 4L dá 200km/h...atirada dum barranco!
(estupidamente rebaixada ...mas a crescer em breve...)

Foto Album: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=50

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 04-06-2012, 22:10   #5
BMW_M3
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2011
Padrão

Desculpa o desenterranço deste tópico mas encontrei algo que procurava há uns anos para meter no "focinho" dos gajos da Peugeot... a medida que tenho de jante 15" na minha Partner, é 185/65R15, o que é 6,7 % superior em diametro à medida standard 175/65R14, isto faz com que, quando vá a 120km/h de GPS, o quadrante mostra-me 108Km/h. A resposta que me deram sobre isso, há uns 4 anos, foi que só essa medida é que tem pneus com indice de carga para a minha carrinha, ao que provando que estavam enganados, a medida 195/55R15 tem a indices minimos de 85, o que chega e sobra para qualquer Partner, podendo ainda haver pneus reforçados, chegando ao indice 91, e responderam-me com um artigo do Codigo da Estrada sobre "Alteração de Caracteristicas dos Veículos" e as respectivas coimas... enfim, perguntei assim sendo, quem se responsabilizaria sobre eventuais multas de excesso de velocidade por desconhecimento e remeteram-se ao silêncio, mesmo após ir a Alfragide e reclamar pessoalmente no livro... só em Portugal é que isto acontece e apenas com algumas marcas...
BMW_M3 está desligado   Responder com citação
Antigo 06-06-2012, 21:52   #6
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Carlos Filipe Sousa Ver Post
Exacto, a minha 4L dá 200km/h...atirada dum barranco!
-

Rúben Kakuako está ligado agora   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar