Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 28-08-2010, 10:34   #1
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão 320d E90 - desligou-se ...!!!...

amigos do forum,
preciso da vossa ajuda, experiência e conhecimento;
à cerca de um ano numa vinda do Algarve para Lisboa, a um Domingo (carro com a mala cheia mas com pouco peso , 4 adultos, ar condicionado ligado, temperatura exterior na casa dos 38...40 graus), mais ou menos a meio do caminho, com uma condução sempre entre os 160...180 o carro em 6ª velocidade ... e na auto-estrada pura e simplesmente DESLIGOU-SE !!!!
Na altura encostei à berma...reparei que tinha na mesma rádio, e ar condicionado...(logo da bateria não era...) e não tinha qualquer indicação de avaria no CB !!! Ao voltar a ligar o carro este pegou imediatamente e normalmente... e a partir daí, apesar de circular a uma velocidade bem mais moderada e sempre na faixa da direita, até chegar a Lisboa... aconteceu o mesmo mais umas 4 ou 5 vezes.
Assim que cheguei a casa, entrei em contacto com a BMW e o carro foi logo no mesmo dia de reboque para a Baviera (parque das Naçoes); posso adiantar que o carro tinha 2 anos e menos de 15.000 Km.
Ao fim de um dia ou dois, ligaram-me a comunicar que o problema tinha sido um simples relé (relé principal, ref. BMW: B61.36.6.915.327).
a partir daí o carro esteve sempre bem até à cerca de uma semana que em plena auto-estrada, 6ª velocidade, mais ou menos 160 Km (com 3 pessoas no carro) voltou a acontecer a mesma coisa, só que desta vez desligou-se apenas uma vez... ; a partir desse dia voltei a fazer uma tirada de mais 300 Km e tudo OK.
Gostaria de saber se algum de vós já teve algum problema idêntico e se sabem identificar a origem, pois na altura fiquei bastante desconfiado com o diagnóstico do "relé principal" ..., e digo-vos que neste momento estou sem confiança no carro, pois se esta situação voltar a suceder numa situação de ultrapassagem... as coisas podem não correr tão bem como das vezes anteriores !!!
Desde já o meu muito obrigado a todos.
Swimmer está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 28-08-2010, 13:22   #2
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Bem mas que cena mais estranha essa

Ainda para mais de uma carrinha quase nova e BMW sinceramente nunca tinha ouvido falar em tal coisa eu pessoalmente voltava la a dizer que nao ficou como deve de ser e que queres o problema resolvido pois e um perigo andares com o carro assim

Espero que alguém te possa ajudar de forma a resolveres isso pois isso e inadmissível num carro desta marca e com essa idade

Abraço
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 28-08-2010, 13:29   #3
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

ui ui cuidado com isso
em ultrapassagem como referiste pode trazer problemas maiores.

não faço ideia do que possa ser, mas voltaste a contactar a bmw?
Antigo 30-08-2010, 08:42   #4
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Assim que tiver novidades informe o forum amigo Swimmer.

E que a força esteja consigo (para quando lhe falhar a direcção assistida...)
Boa sorte
(estupidamente rebaixada ...mas a crescer em breve...)

Foto Album: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=50

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2010, 09:42   #5
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

antes demais muito obrigado a todos, mas estava a pensar que poderia aqui no forum encontrar ajuda através de alguém que tivesse tido uma situação idêntica..., mas já ví que está difícil que assím seja !!!

Marques,
depois deste ùltima situação ainda não fui à BMW porque tal como referí, não foi exactamente iguala à do ano passado, e estamos em Agosto (mês difícil para as oficinas); da 1ª vez, ao regressar a Lisboa foi necessário re-iniciar o carro 4 ou 5 vezes e este ano aconteceu uma ùnica vez; estava a ver se aqui pelo forum alguém me poderia dizer qualquer coisa de algo que também podesse efectuar este "desligar do motor" ...pois a origem podia ser outra que não o tal relé !!!
Esta semana vou voltar a fazer uns Kms, e espero não ter surpresas, mas mesmo que não venha a ter surpresas, irei agora em Setembro à BMW (até porque não estou com confiança a 100% no carro...) para lhe relatar o sucedido; contudo não é uma situação fácil... porque não chegas à oficina com o problema em sí .... o carro aparentemente está normal !!!

Aguardo pelas Vossas sugestões e continuo à espera que alguém aqui pelo forum possa dar-me uma ajuda em relação a isto.

Última edição por Swimmer; 30-08-2010 às 09:46. Motivo: edição
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2010, 09:59   #6
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Complicado...
mas se foi há pouco tempo a mudança e o relé voltou a dar problemas, isto deverá indicar mais avarias a montante do relé e não apenas este...
Mais uma vez boa sorte

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre
Antigo 30-08-2010, 10:49   #7
pedro552
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Swimmer Ver Post
antes demais muito obrigado a todos, mas estava a pensar que poderia aqui no forum encontrar ajuda através de alguém que tivesse tido uma situação idêntica..., mas já ví que está difícil que assím seja !!!

Marques,
depois deste ùltima situação ainda não fui à BMW porque tal como referí, não foi exactamente iguala à do ano passado, e estamos em Agosto (mês difícil para as oficinas); da 1ª vez, ao regressar a Lisboa foi necessário re-iniciar o carro 4 ou 5 vezes e este ano aconteceu uma ùnica vez; estava a ver se aqui pelo forum alguém me poderia dizer qualquer coisa de algo que também podesse efectuar este "desligar do motor" ...pois a origem podia ser outra que não o tal relé !!!
Esta semana vou voltar a fazer uns Kms, e espero não ter surpresas, mas mesmo que não venha a ter surpresas, irei agora em Setembro à BMW (até porque não estou com confiança a 100% no carro...) para lhe relatar o sucedido; contudo não é uma situação fácil... porque não chegas à oficina com o problema em sí .... o carro aparentemente está normal !!!

Aguardo pelas Vossas sugestões e continuo à espera que alguém aqui pelo forum possa dar-me uma ajuda em relação a isto.
Boas!!

O conselho que te dou é passar pela garagem Bmw para que eles possam fazer un diagnostico como deve ser!!

Como tu deves calcular no teu carro à muitas sondas que dao as informaçoes a centralina!!

Pode ser que uma dessas sondas nao esteja na sua melhor forma e que faça desligar o moteur(por ex. sonda du ponto morto moteur)

E para isso tens que passar pela garagem par ligar o teu carro ao aparelho de diagnostico para ver qual é os codigos de defeitos que estou gravados na centralina!!

Faz isso o mais rapido possivel porque como tu dizes e bem, pode ser perigoso uma avaria como essa!

pedro552 está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2010, 10:55   #8
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Boas Swimmer

Aparentemente não és o único com esse problema já existem vários casos destes na BMW

O problema é que este problema é bastante difícil de diagnosticar, pois não é fácil de replicar

Pelo que andei a ver pode ser de varias coisas:

1 - Nos Z4 é conhecido um problema de software que ainda esta para ser resolvido pode ser também o teu caso (o que é mau pois ainda não tem solução mas este só acontece ao relentim)

2 - Problemas com a bomba de combustível vários casos com este problema ficaram resolvidos com uma verificação a mesma

3 - Sensores de posição do eixo de transmissão ou la como se chama (camshaft em inglês) isto:

Muitos dos casos foram resolvidos com isto ou porque o carro foi fazer revisão ou algo do género e o pessoal sem querer desconectou o sensor etc etc

É assim depois há coisas que também não sei

O carro acende alguma luz quando vai a baixo? nomeadamente do motor, dsc ou dtc? se sim e provável que tenha gerado um erro no CB que apesar de não aparecer agora fica registado e eles podem ler isso na maquina

Pede para fazerem essas verificações logo vês...

E sem querer estar a ser alarmista existe um caso de duas vitimas mortais associadas precisamente a um problema como este em que o carro se desligou numa curva perdendo o condutor a direcção assistida provocando o despiste vê se andas devagar ate ver

Abraço e boa sorte com isso

Última edição por g0blin; 30-08-2010 às 11:24.
Antigo 30-08-2010, 11:18   #9
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

caros amigos do forum,
Muito Obrigado pelas vossas respostas, opiniões e ajudas.
... estou a ver se ainda consigo ir hoje mesmo a uma oficina BMW (Agosto é um mês difícil), para ver se eles pelo menos ligam o carro à máquina e verifcam o erro ou erros que ficaram registados na centralina...

goblin,
todas as situações aconteceram sempre em auto-estrada (felizmente em recta); em todas elas..., eu circulava em 6ª velocidade, entre os 160...180 Km.
quando isto acontece... é como se tivesses carregado no botão START/STOP para desligares o carro; erros no CB não aparecem... nem qualquer luz a indicar avaria...; tanto o rádio como o AC continuam a trabalhar sem problemas.
desta ultima vez, nem encostei o carro à berma..., limitei-me a pressionar a embraiagem, carregar no START/STOP e o motor voltou logo ao normal...
Contudo é obviamente uma situação para resolver... aliás que eu pensava ter ficado totalmente resolvida o ano passado !!!...
Antigo 30-08-2010, 11:25   #10
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Acho que fazes bem ver isso quanto antes andar assim não é nada seguro

Depois dá noticias assim que souberes alguma coisa

Abraço
Antigo 31-08-2010, 09:15   #11
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

o bimmer esteve ontem à tarde numa oficina BMW, onde foi ligado à máquina para verificar qualquer erro,..., visto e revisto por pessoal conceituado e com muita experiência de BMW.s, e no final o veredicto foi; "está bom e recomenda-se" !!!
está tudo normal, não foi encontrado qualquer erro ou problema, e não encontram qualquer justificação para o sucedido; terá sido algo pontual e a maior certeza de quem esteve a verificar o carro é que se o problema fosse efctivamente grave (como alguns dos exemplos apresentados aqui por vós)... já teria novamente acontecido e de certo a avaria estaria registada e apareceria no "log" assím que o carro foi ligado à maquina...
posto isto, hoje a seguir ao almoço vou voltar a fazer-me à estrada, pelo menos com a consciência mais tranquila...
para a semana espero estar de novo por aqui a enviar uns posts e sem ter tido qualquer problema...
cumprimentos a todos e uma vez mais obrigado pela vossa ajuda.
Antigo 31-08-2010, 09:55   #12
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boa viagem, mas lembrar:

uma mão no volante; a outra no Start!!!!

Não vá o diabo tece-las...

drive safe

Antigo 31-08-2010, 10:02   #13
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Bom sinceramente espero que seja mesmo como eles dizem , agora só o tempo o dirá vamos ver vai dando noticias

Convém é andar sempre o mais cuidado

Abraço
Antigo 02-09-2010, 12:36   #14
pedro552
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas!!

Nao esquecer de controlar o cabo da bateria SBK!!

Jà me aconteceu de ter um carro com o mesmo problema e depois de controlar tudo encontrei um defeito no cabo que fazia desligar a bomba de gasoleo no deposito(é o cabo n°4 na imagem do lien )!!

http://www.realoem.com/bmw/showparts...46&hg=61&fg=30

Antigo 02-09-2010, 13:07   #15
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

O cabo nº 4, de certeza? é um cabo directo da bateria, o positivo!!
Sem isso o carro não arranca sequer!
Que se passou concretamente nesse seu caso Pedro?
Abraço

Antigo 02-09-2010, 16:16   #16
pedro552
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Carlos Filipe Sousa Ver Post
O cabo nº 4, de certeza? é um cabo directo da bateria, o positivo!!
Sem isso o carro não arranca sequer!
Que se passou concretamente nesse seu caso Pedro?
Abraço
Boas!!

O carro tinha o mesmo problema que o carro do swimmer!!

Depois de muitas procuras(avaria intermetente) e num caso de defeito presente consegui medir os parametros com o aparelho de diagnostico e vi que a centralina du moteur nao estava alimentada !!

Depois de substituir o cabo o cliente nunca mais teve problemas!!

Tu sabes no positivo da bateria à varias derivaçoes para alimentar diferentes parametros do carro !!

Mas nao quer dizer que é a mesma peça que dà problemas no caso do swimmer!!

E é por isso que eu disse antes para insisitir com o responsavel da oficina para fazer atençao ao diagnostico

Porque para mim o diagnostico nao està a ser bem feito no caso do Swimmer!!

Última edição por pedro552; 02-09-2010 às 18:52.
Antigo 02-09-2010, 16:43   #17
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Pois, um cabo de alimentação parcialmente cortado, com a vibração pode interromper o circuito ou voltar a fecha-lo.
Esperemos que seja detectado!
Abraço

Antigo 06-09-2010, 13:40   #18
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Viva amigos,
desde já gostaria de agradecer todas as ajudas e comentários em relação ao tópico que colquei.
estou de volta após uns dias fora, e com notícias sobre o assunto...
efectuei cerca de 1.000 Kms nesta ùltima semana, com duas tiradas de mais de 300 Km em cada uma delas; na 1ª tirada andei sempre entre os 160, 180 Km/ Hora, porque a auto-estrada assím o permitia (e com bastante atenção para o caso de o problema voltar a acontecer), e felizmente... tudo normal; ontem regressei a casa com uma tirada de mais uns 350 Kms e aí "estiquei-me" um pouco mais...180, 200 e também não tive qualquer problema !!!
espero que tenha sido uma situação esporádica e que não volte a acontecer.
Antigo 06-09-2010, 13:43   #19
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

caro Pedro,
uma dúvida em relação a este assunto;
quando isso aconteceu, o erro ficou registado e foi possível a sua detecção e leitura na máquina da BMW ? ou seja, após ligarem o carro à máquina no concessionário BMW, o erro resultante dessa situação estava lá registado ?

Citação:
Publicado originalmente por pedro552 Ver Post
Boas!!

Nao esquecer de controlar o cabo da bateria SBK!!

Jà me aconteceu de ter um carro com o mesmo problema e depois de controlar tudo encontrei um defeito no cabo que fazia desligar a bomba de gasoleo no deposito(é o cabo n°4 na imagem do lien )!!

http://www.realoem.com/bmw/showparts...46&hg=61&fg=30

Antigo 06-09-2010, 14:58   #20
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Bom só espero que tenha mesmo ficado resolvido

Abraço
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar