Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 07-09-2010, 13:55   #21
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Nuno Arraia Ver Post
boas carlos e pedro!

carlos assim baixinha ta mesmo bonita!! keria te preguntar se fiseste alguma alteraçao por causa das borbuletas , é ke me tem dito mesmo aki no forum ke tem ke se faxer umas cenas pa nao partir o motor :P esse gps ke o pedro te mostrou é mais recente ke o meu. amanha vou a lisboa busca-la ..!! nem tenho dormido bem... hehehe
As borboletas da admissão são o único "calcanhar de aquiles" do 20d de 150cv.
É muito fácil de tirar (mais ou menos.. tens de ir a um mecânico) e não notas diferença nenhuma no comportamento do motor.
Mais importante que tudo... podes ficar descansado que nunca vais ter problemas com as borboletas entrarem na admissão.
Foi uma coisa que fiz logo quando comprei a minha carrinha...

Edit: Não precisei de comprar tampões nenhuns para tapar os buracos, visto que só se cortou/partiu os veios das borboletas para as retirar e depois volta a montar-se tudo como estava. Eu vi a fazer e até participei. Não tem nada que saber... as peças ficam lá no sitio delas sem as borboletas e respectivo veio. Simples

A minha tem 150 mil kms e está nova. Literalmente nova!! Lá em casa mora mais uma igualzinha e ainda um 120d. Até hoje, nenhum deu nenhum problema.

Última edição por Bezugo; 07-09-2010 às 14:05.
Bezugo está desligado   Responder com citação
Antigo 07-09-2010, 14:57   #22
toninocosta
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2009
Padrão

"As borboletas da admissão são o único "calcanhar de aquiles" do 20d de 150cv."

Não são bem o único, o Turbo também não é dos melhores.

Eu tive os dois azares, partiu o Turbo aos 190 000 km e uma borboleta aos 250 000 km. Depois as borboletas foram retiradas e de facto nunca fizeram falta.
toninocosta está desligado   Responder com citação
Antigo 07-09-2010, 15:20   #23
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por toninocosta Ver Post
"As borboletas da admissão são o único "calcanhar de aquiles" do 20d de 150cv."

Não são bem o único, o Turbo também não é dos melhores.

Eu tive os dois azares, partiu o Turbo aos 190 000 km e uma borboleta aos 250 000 km. Depois as borboletas foram retiradas e de facto nunca fizeram falta.
Até tens razão, mas depende do ano de fabrico. A partir de 2004 (ou fins de 2003) o turbo que era montado já não dava problemas. O que era problemático era o dos primeiros 150cv (2001/2002). Desde aí, mudaram de turbo mais duas vezes (num total de 3) sendo cada vez mais fiáveis.

Mesmo assim, partir um turbo aos 190 mil kms, não se pode dizer que seja "problemático"
Antigo 07-09-2010, 15:23   #24
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Bezugo Ver Post
As borboletas da admissão são o único "calcanhar de aquiles" do 20d de 150cv.
Há carros (motores/caixas) que possuem problemas crónicos: mesmo depois arranjado volta a acontecer.
Esta questão das borbuletas é apenas chata, mas não é cara nem comlexa de resolver. Que todos os males dos 320'd sejam este!

Citação:
depende do ano de fabrico. A partir de 2004 (ou fins de 2003) o turbo que era montado já não dava problemas. O que era problemático era o dos primeiros 150cv (2001/2002). Desde aí, mudaram de turbo mais duas vezes (num total de 3) sendo cada vez mais fiáveis.
Mesmo assim, partir um turbo aos 190 mil kms, não se pode dizer que seja "problemático"
Sim, há muitos carros de outras marcas cujos turbos não duram 100.000Km.
Por outro lado, também é verdade que os turbos do final de 2003 foram mudados para incrementar a fiabilidade.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 07-09-2010 às 15:26.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 07-09-2010, 15:41   #25
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Há carros (motores/caixas) que possuem problemas crónicos: mesmo depois arranjado volta a acontecer.
Esta questão das borbuletas é apenas chata, mas não é cara nem comlexa de resolver. Que todos os males dos 320'd sejam este!

Sim, há muitos carros de outras marcas cujos turbos não duram 100.000Km.
Por outro lado, também é verdade que os turbos do final de 2003 foram mudados para incrementar a fiabilidade.
Quanto ás unidades com problemas crónicos, nunca tinha lido/ tomado conhecimento..

As borboletas só podem ser um problema grave para quem não se previna.
Assim sendo é apenas chato por ter que ir tirar.

Quanto aos turbos: bem me parecia que tinha sido lá para fins de 2003/inicio de 2004 que trocaram pelo último turbo a ser utilizado no e46 20d, que ao que parece, é bem fiável.
Antigo 07-09-2010, 15:57   #26
toninocosta
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2009
Padrão

A borboletas é só mesmo tirar, foi pena eu não saber antes de ter o problema.

Quanto ao turbo, não sei se o mudaram, porque quando fiz a "repro" ao carro fui aconselhado a por o turbo da versão de 163cv, mas além do preço do turbo ainda levava um bocado de mão-de-obra e ficava caro.

Última edição por toninocosta; 07-09-2010 às 15:59.
toninocosta está desligado   Responder com citação
Antigo 07-09-2010, 17:30   #27
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Quanto ás unidades com problemas crónicos, nunca tinha lido/ tomado conhecimento.
Conheço bastantes casos, desde a Fiat à Mercedes. Eu já tive um VW Golf que infelizmente também estava nesse grupo.
Quanto ao Golf, tanto a geração anterior como posterior não tiveram o problema do meu. Foi mesmo azar!

Citação:
Publicado originalmente por toninocosta Ver Post
Quanto ao turbo, não sei se o mudaram, porque quando fiz a "repro" ao carro fui aconselhado a por o turbo da versão de 163cv, mas além do preço do turbo ainda levava um bocado de mão-de-obra e ficava caro.
Ao reprogramares o carro, o turbo vai sofrer um desgaste superior. Por isso é que te aconselharem a fazer upgrade ao turbo.
Se o turbo que partiu fez 190.000Km num carro reprogramado, estão está visto que cumpriu bem a sua obrigação

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 07-09-2010 às 17:33.
Antigo 07-09-2010, 18:40   #28
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Conheço bastantes casos, desde a Fiat à Mercedes. Eu já tive um VW Golf que infelizmente também estava nesse grupo.
Quanto ao Golf, tanto a geração anterior como posterior não tiveram o problema do meu. Foi mesmo azar!

OK.
Eu estava só a falar dos bmw e46 20d de 150cv.
Sei bem de vários motores problemáticos, mas nada de 20d 150cv

Nestes motores conheces casos?
Antigo 07-09-2010, 21:14   #29
lude
Moderador

Padrão

Citação:
OK.
Eu estava só a falar dos bmw e46 20d de 150cv.
Sei bem de vários motores problemáticos, mas nada de 20d 150cv

Nestes motores conheces casos?
Felizmente não, estamos a falar de BMW's!

Não há comparação com material italiano barato (Fiat) ou boas marcas alemãs que já foram um exemplo de fiabilidade mas que ultimamente têm dado muita barraca (Mercedes)

Antigo 07-09-2010, 21:21   #30
pedro552
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2010
Padrão

Citação:
felizmente Não, Estamos A Falar De Bmw's!

Não Há Comparação Com Material Italiano Barato (fiat) Ou Boas Marcas Alemãs Que Já Foram Um Exemplo De Fiabilidade Mas Que Ultimamente Têm Dado Muita Barraca (mercedes)
X2!!

pedro552 está desligado   Responder com citação
Antigo 07-12-2011, 00:30   #31
Custo
Lavador

Registado em: Dec 2011
Padrão

Boas Nuno Arraia. Sou novo no forum e qual não é o meu espanto que assim que me registo e começo a ver alguns tópicos, entrei neste e vi a carrinha que andei a namorar na mesma altura aqui dos posts (agosto de 2010). Na altura andei a namorar esta (na zona da Caparica) e outra (que acabei por comprar) em Cantanhede.
Fui ver as duas ao stand e levei um mecânico amigo comigo, e acabei por ficar com a de Cantanhede pois fiquei mais agradado. Elas eram iguais a nível de km e de bom estado de conservação (como novas), a diferença era as jantes e os estofos em cabedal por dentro.
O que me fez ficar com o pé atrás com essa, foi o motor ser um bocadinho menos "civilizado" que a BMW que tinha experimentado em Cantanhede, ter os plasticos da parte de trás do radiador remendados com fibra e alguma humidade no pisca esquerdo, o que me sugeriu já ter levado algum toque de frente, e quando confrontei o vendedor ele ficou sem me dar resposta.

Espero no entanto que tenhas tido muita sorte com a tua BMW

Eu com a minha até ao dia de hoje tem sido 5*
São carros que dão um prazer enorme conduzir
Custo está desligado   Responder com citação
Resposta

Tags
320 d12\03 touring import

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar