Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 16-08-2010, 01:50   #1
MikeF
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão Dúvidas quanto a tamanhos de pneus/jantes

Encomendei há pouco um S3 que só deve chegar em Outubro.
Quando fiz a encomenda escolhi umas jantes de 18 pols - as 342.
Ora a semana passada vi um com umas jantes do mesmo tamanho - as 340- que à frente também são de 8 pols de largura, com pneus 225 e estavam todas riscadas á periferia. Pus-me a reparar, e notei que o pneu de 225 tem uma thread mais estreita que a jante! Assim não admira que a jante se risque tão facilmente.

Agora fiquei na duvida se devia alterar a escolha de jantes enquanto posso.
As jantes que vêm por defeito são as 340, de 17 pols. Também são de 8 de largura e vêm com 225 à frente, mas com 17 pols sempre ficam mais resguardadas. E se calhar no conforto até se ganha - todas vêm com run-flat...
Outra hipótese é pedir uns pneus de 235 à frente... não sei se é viável, ou se tenho de os comprar quando tiver o carro (e se podem ser homologados...). Será que um pneu mais largo não sobrecarrega a direção (é uma direção activa com assistência eléctrica e desmultiplicação variável).

Já há dias numa conversa com o chefe da recauchutagem onde sou cliente ele me disse que jantes de 18 se danificam facilmente... mas a mim parece-me que neste caso é mesmo uma largura insuficiente de pneu.
Que faziam se o carro fosse para vós? Eu em termos estéticos gosto bastante das 342... Mas não quero andar sempre a desempená-las.
MikeF está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 16-08-2010, 08:34   #2
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

boas,
o meu E92 trouxe de origem 225 á frente e digo-te que no livrete não apareçe 235...
ou seja, terias que fazer alteração no livrete e isso tem custos.

com o pneus runflat vai perder um pouco de conforto devido ao reforço das paredes dos pneus.

eu tenho as 193M de 18" e até ao omento ainda não tive problemas com elas, mas tb confeso que fujo dos buracos lol
o penu runflat é melhor no sentido de dar mais um pouco de estabilidade ao carro por não dubrar e por não furrar em viagem, quando perde pressão devido a um objecto cortante ou perfurante, tens serca de 250Km para fazer a uma velocidade de 80km/h.
agora cabe a ti decidir.

na minha opinião Runflat
Antigo 16-08-2010, 08:38   #3
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

Boas Mike

Aqui fica a minha opinião

É assim eu se fosse a ti o que fazia era precisamente isso que estas a pensar por um pneu mais largo para assim dar mais cobertura a jante, agora até que ponto vais conseguir a homologação disso não te sei dizer, mas também estamos a falar de mais 10mm de pneu o que sinceramente não me parece nada com que o senhores agentes da autoridade e inspecções vão implicar ...

Eu posso-te dizer que neste momento tenho o meu carro precisamente assim mais 10mm à frente e a trás na largura dos pneus, e no que refere a direcção noto diferença de para quando tinha pneu 225 (agora estou com 255 frente 285 trás) nas manobras de estacionamento em que o carro esta parado e estamos a virar o volante sente-se que a base que esta a rodar é bem maior mas de resto tudo igual não sinto que seja mais difícil nem nada do género

Eu se fosse a ti não ia para as 17" vais olhar para o carro depois e vai acabar por querer comprar as 18" ou mesmo 19", e se o problema é o conforto mais depressa tirava os runflat e pedia um suplente do que descia o tamanho da jante, alias que foi precisamente o que fiz passei de 17" com runflat para 19" sem também com o objectivo de perder o mínimo de conforto possível

tal como disse em cima é apenas a minha opinião e como podes ver não só penso assim como o fiz assim

Como podes ver eu e o nosso amigo Marques temos opiniões diferente em relação aos runflat, concordo quando diz que é melhor em viagem apesar de que só podes fazer os tais 250km e eventualmente terás de interromper a viagem para ir a uma oficina reparar o pneu enquanto com um suplente sim perdes tempo a mudar mas depois podes andar sempre, em relação à segurança jante maior perfil de pneu mais pequeno menos se irá sentir os efeitos positivos do pneu runflat, mas la esta minha opinião

Abraço

Última edição por g0blin; 16-08-2010 às 08:45.
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 16-08-2010, 11:16   #4
MikeF
Ajudante de Mecânico

Padrão

Obrigado pelas vossas opiniões!

Quanto a serem runflat a questão não se põe por agora - não é possível encomendar com pneus não-runflat.

O problema são mesmo as jantes da frente.
Até porque fazendo umas contas há uma disparidade entre o tamanho da jante e pneu à frente e atrás...
À frente são 225 para uma jante de 8, o que dá uma relação de 28; atrás são 255 para uma jante de 8 1/2, o que dá uma relação de 30. Logo a jante de trás está bastante mais protegida, o que está de acordo com o s3 que vi - as jantes de trás estavam praticamente impecáveis, e as da frente todas raspadas na beira...

Eu costumo ser cuidadoso ao estacionar, mas não é assim tão dificil voltar o volante e encostar o pneu ao passeio. Geralmente tento sempre andar uns centimetros antes de voltar o volante completamente, mas vai-me fazer impressão aquela jante tão saliente.

Goblin, por acaso a foto da tua assinatura mostra isso mesmo... o pneu de lado parece um cone, com a jante mais saída que a superficie de rolamento do pneu...
MikeF está desligado   Responder com citação
Antigo 16-08-2010, 13:26   #5
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MikeF Ver Post
Goblin, por acaso a foto da tua assinatura mostra isso mesmo... o pneu de lado parece um cone, com a jante mais saída que a superficie de rolamento do pneu...
Pois é... e esta é a minha roda de trás ou seja com pneu 285, o problema é que a jante também é de 9.5 e não é só impressão da imagem a jante fica muito mais exposta do que quando tinha jante 17", e mesmo agora a jante esta mais fora se comparar-mos com o topo do pneu enquanto que na zona onde o pneu se encontra com a jante esta ligeiramente mais fora o pneu mas da perfeitamente para estragar a jante num passei com facilidade tenho o dobro dos cuidados agora a estacionar mas ate agora nunca tive problemas

E não me arrependo nem um bocadinho de ter metidos as jantes maiores para mim ficou outro carro não tem nada a ver

Abraço
Antigo 17-08-2010, 09:24   #6
MikeF
Ajudante de Mecânico

Padrão

Em termos estéticos não sei se preciso assim tanto de 18 pols... Eu não quero um aspecto agressivo no carro (nem quero o kit estético M...). Se esquecermos isso, acham que perco alguma coisa significativa no comportamento em curva se passar de 18 para 17?

As jantes de 17 até são engraçadinhas (são as 340), e têm uma coisa interessante: a orla é mais saída, mas depois os braços são bem curvos para dentro, o que quer dizer que se riscar, é mesmo só a orla e os braços estão protegidos. E não se perde nada em termos de largura da faixa de rodagem, são exactamente as mesmas.
MikeF está desligado   Responder com citação
Antigo 17-08-2010, 10:28   #7
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MikeF Ver Post
Em termos estéticos não sei se preciso assim tanto de 18 pols... Eu não quero um aspecto agressivo no carro (nem quero o kit estético M...). Se esquecermos isso, acham que perco alguma coisa significativa no comportamento em curva se passar de 18 para 17?
Assim sendo as resposta é não, o comportamento deve ser o mesmo tendo em conta que vais circular com runflat ate deve ser melhor as 17

Abraço

Última edição por g0blin; 17-08-2010 às 12:58.
Antigo 30-08-2010, 09:19   #8
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por g0blin Ver Post
Pois é... e esta é a minha roda de trás ou seja com pneu 285, o problema é que a jante também é de 9.5 e não é só impressão da imagem a jante fica muito mais exposta do que quando tinha jante 17", e mesmo agora a jante esta mais fora se comparar-mos com o topo do pneu enquanto que na zona onde o pneu se encontra com a jante esta ligeiramente mais fora o pneu mas da perfeitamente para estragar a jante num passei com facilidade tenho o dobro dos cuidados agora a estacionar mas ate agora nunca tive problemas

E não me arrependo nem um bocadinho de ter metidos as jantes maiores para mim ficou outro carro não tem nada a ver

Abraço
Eheh! Dá para ver que não empresta o carro à mulher!!!
Eu tenho jantes 9Jx18 com 225 e livra!!!Parecem a superficie da Lua!
Tenho que alterar as medidas para melhorar a protecção, mas por enquanto não vai dando...

É a crise amigo
Abraço
(estupidamente rebaixada ...mas a crescer em breve...)

Foto Album: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=50

ex-Mistubishi Strakar; ex-BMW 518i 92; ex-Renault 11 TSE; ex-Volkswagen Jetta; ex-Volkswagen Passat Van; ex-Opel Corsa...podre

Última edição por Carlos Filipe Sousa; 30-08-2010 às 09:21.
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2010, 11:00   #9
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Carlos Filipe Sousa Ver Post
Eheh! Dá para ver que não empresta o carro à mulher!!!
Eu tenho jantes 9Jx18 com 225 e livra!!!Parecem a superficie da Lua!
Tenho que alterar as medidas para melhorar a protecção, mas por enquanto não vai dando...

É a crise amigo
Abraço
Por acaso ate empresto bastantes vezes

Ate ver tudo ok he he

cumps
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar