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Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

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Antigo 10-07-2010, 19:17   #1
Jonhiebigodes
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Padrão Desmultiplicação de caixa 530 E39

Boas,, eu vinha cá fazer uma pergunta.

http://www.youtube.com/watch?v=Hwors8kJUhM

http://www.youtube.com/watch?v=osD-6...eature=related



Se repararem nestes dois modelos ( penso que ambos pertencem a elementos daqui do forum até), a relação de caixa não é igual ( um faz 4000/200kph o outro faz 4000/ a volta de 240 kph) então o que eu queria saber se tem a ver com com o facto de um ser de caixa manual e o outro ser automática ou se por outra tem a ver com serem carros de anos diferentes, já vi esta diferença antes, mas como ainda tou à procura do modelo gostava de perceber diferenças para na altura fazer aquilo que eu penso de ser a melhor compra.
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Antigo 10-07-2010, 20:17   #2
Chelsea
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Pelo que tenho ideia, normalmente as caixas de velocidade dos carros automáticos são mais curtas que as manuais.

Portanto, e se isto for mesmo assim, tinha mais lógica que um carro manual às 4000 chegasse aos 240, e o automático às mesmas rpms, chegasse aos 200.

Eu costumo usar aqui esta página para ver algumas infos técnicas de carros, mas para mais antigos tá quieto. Podes ver por ex. um comparativo entre o novo 520d manual e auto (caixa incluída):

http://www.km77.com/eli/motor/Ficha....0&coche2=27571

Aqui tens mais algumas relações de caixa, mas como é americano é só a gasolina (e não tem séries 5):

http://www.bokchoys.com/differential/GearRatios.htm

Mas o facto do carro ser de anos diferentes, só deve mudar a caixa se for de versões diferentes. Digo eu...mas sinceramente, não sei mesmo!

P.S.: Ambas essas páginas têm infos muito interessantes, vejam com atenção.
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Última edição por Chelsea; 10-07-2010 às 21:25.
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Antigo 10-07-2010, 21:08   #3
Jonhiebigodes
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Nesse caso ainda mais me ajudas porque, o que dá cerca de 220 ou 240 é o automático.
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Antigo 10-07-2010, 21:27   #4
Chelsea
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O outro vídeo (onde dizem ser um 30d auto) vê-se tão mal, que sinceramente, nem me esforcei muito para o ver...mas como o manual chegava aos 200 pelas 4000 rpm, assumi que assim fose.
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Antigo 10-07-2010, 21:41   #5
Jonhiebigodes
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mas a minha pergunta é mesmo essa, o porque des difereças de relação de caixa, por ser automatica e manual ou por outra se calhar podem ser motorizações diferentes (184 e 193 cv´s) não sei.
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Antigo 11-07-2010, 00:11   #6
Chelsea
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Estava aqui a ver noutras páginas, e para o E39 530d manual, as relações são as seguintes:

Top gear ratio 1.00
Final drive ratio 2.35


http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=104049

Para o E39 530d auto, os valores já são outros:

Top gear ratio 0.76
Final drive ratio 2.81


http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=104082

Com esta diferença, já acredito perfeitamente ser possível o Auto dar mais que o manual às 4000 rpm!
Mas apontando o Manual para os 200 (como se vê no vídeo), com base nestas relações metia o Auto mais na casa dos 220/225.
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Antigo 11-07-2010, 00:19   #7
Jonhiebigodes
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então explica o que querem dizer o numeros que expuseste.
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Antigo 11-07-2010, 04:16   #8
lude
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Citação:
Publicado originalmente por Jonhiebigodes Ver Post
Nesse caso ainda mais me ajudas porque, o que dá cerca de 220 ou 240 é o automático.
As caixas automáticas "tradicionais" costumam possuir relações mais longas.
As novas caixas automáticas "DSG, DCT, etc" costumam possuir relações mais curtas.
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
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Antigo 11-07-2010, 10:59   #9
Chelsea
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Citação:
Publicado originalmente por Jonhiebigodes Ver Post
então explica o que querem dizer o numeros que expuseste.
Pronto, o Lude já disse antes de mais, e ao contrário do que eu pensava e vi naquelas páginas iniciais, que os Auto costumam ter relações mais longas que os manuais...

...embora eu sinceramente, pensasse mesmo que fosse maioritariamente o contrário (os consumos e emissões costumam inclusivé ser um pouco mais elevados, e sempre pensei que as relações fossem as principais culpadas).

---

Quanto à tua pergunta, aqueles valores que coloquei são essencialmente:

- Top gear ratio - Relação de transmissão da mudança mais elevada, no caso do E39 em particular, será o equivalente à 5ª mudança
- Final gear ratio - Estamos a falar da relação do diferencial, que tem um valor fixo, que será o compromisso ideal para dar a melhor performance para todas as relações de caixa disponíveis.

Estes 2 valores, conjuntamente com as rpms a que o motor vai, e o diâmetro do conjunto jante/pneu, permite-te estimar sensivelmente a velocidade que o carro pode atingir em função da leitura no tacómetro.

P.S.: Mas atenção, que tal como disseste lá mais atrás, até podem ser versões diferentes do motor...o que justifica ainda mais essa diferença.
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Última edição por Chelsea; 11-07-2010 às 11:19.
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Antigo 11-07-2010, 11:44   #10
Jonhiebigodes
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então fica a dar que pensar, quando adquirir a minha, que a mesma tenha uma relação de caixa mais longa, porque se uma pessoa, for "vitamina-lo" o motor perdoa mais setiver uma relação de caixa mais longa, penso eu, embora eu tenha um bocadinho de desconfiança da fiabilidade destas caixas "auto", que dizem? são boas???
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Antigo 11-07-2010, 12:05   #11
Chelsea
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Se tiveres uma caixa mais bem escalonada e longa, ajuda em diversos factores:

- Para o mesmo motor, teoricamente, dás mais velocidade de ponta (ainda mais evidente com repro)

- O carro trabalha menos tempo em rpms mais elevadas, o que contribui para a longevidade do motor e restantes componentes

- Os consumos são um pouco melhores quando comparados com uma caixa mais curta

Enfim, isto vai do gosto e tipo de condução de cada um.

Quanto a serem boas ou não, infelizmente, não tenho conhecimento nenhum para poder opinar o que for. Deixo isso para os entendidos.
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Antigo 11-07-2010, 18:08   #12
Jonhiebigodes
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Em teoria, agora na pratica para já é que a bm aponta para esta caixa um consumo superior
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Antigo 20-07-2010, 19:27   #13
Jonhiebigodes
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malta das caixas automaticas venham cá falar ao mundo m pouco das vossas experiencias, ou se já houver uma thread sobre isto mandem o link
Jonhiebigodes está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2010, 22:37   #14
catarino
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Wink

Olá. Na minha 530d Automática vou em 5ª às 3000rpm a 200km/h. as caixas automáticas são mais longas que as manuais.
Quanto às caixas automáticas, não faltando óleo, não dá problemas. Atenção mas é às mudanças do suposto "óleo vitalício" que a marca diz que é.
Na minha de 40k em 40k mudo oleo o filtros.
Abraço.
catarino está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2010, 23:27   #15
Chelsea
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De 40 em 40 mil? Isso é mesmo vontade...normalmente, aconselham 100 mil...eu acho que 60 a 80 mil é o ideal. Mas claro, que há malucos que mudam de 200 em 200 mil.

Só é melhor para a tua caixa.
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