Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 11-08-2010, 01:07   #21
tonico
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2010
Padrão

Está resolvido era o tubo de escape que estava muito perto de charrio e quando inclinava o tubo batia no charrio.
tonico está desligado   Responder com citação
Antigo 22-08-2010, 14:34   #22
BrunoF
Lavador

Registado em: Aug 2010
Padrão

Boas, eu tenho o mesmo problema que tu no meu E36, qd faço rotundas ou curvas acentuadas para a esquerda tb ouço o msm barulho contudo dá-me a impressão que o barulho vem da frente.
BrunoF está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 16:32   #23
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gsa-88
Padrão

Boas amigo!

Quase que te posso garantir que é rolamento...
Pega no macaco do carro, levanta-o e tentar abanar a roda. Se ela abanar é o rolamento gripado, o que poderá sim dar cabo do cubo...

E não é só o cubo que pode destruir, também vai gastar mais pastilhas e até partir o disco... E isso é muito mau, principalmente que te apanha de surpresa em curva ou numa travagem mais forte...

Um abraço!
Antigo 27-08-2010, 18:35   #24
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Gsa-88 Ver Post
Boas amigo!

Quase que te posso garantir que é rolamento...
Pega no macaco do carro, levanta-o e tentar abanar a roda. Se ela abanar é o rolamento gripado, o que poderá sim dar cabo do cubo...

E não é só o cubo que pode destruir, também vai gastar mais pastilhas e até partir o disco... E isso é muito mau, principalmente que te apanha de surpresa em curva ou numa travagem mais forte...

Um abraço!
Boa dica essa do macaco!
Já agora porque o tópico é semelhante, há forma igualmente rápida de verificar se um ruido constante no eixo traseiro é do (bate na madeira) cardan?
abraço
Carlos Filipe Sousa está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 18:43   #25
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

------

Bem, já vi que me precipitei demasiado neste tópico, Pois limeitei-me a dar a minha opinião sem sequer ter notado que para além da primeira página, existiam mais duas... Não tendo assim raparado que o problema já estava reparado...

Citação:
Publicado originalmente por Carlos Filipe Sousa Ver Post
Boa dica essa do macaco!
Já agora porque o tópico é semelhante, há forma igualmente rápida de verificar se um ruido constante no eixo traseiro é do (bate na madeira) cardan?
abraço
Que tipo de ruído é amigo?
Quando é que acontece isso? Em curva, ao arrancar, ao travar...??

Existem diversos tipos de ruído vindos da zona do eixo traseiro, que significam várias anomalias... Tens de me explicar melhor que ruído é, e quando acontece mais...

Cumps.

Última edição por Gsa-88; 27-08-2010 às 18:54.
Gsa-88 está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 18:56   #26
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Em estrada, recta sem buracos, sem carregar no acelerador, varia consoante a velocidade.
Independente de curvar.
.....medo!
Antigo 27-08-2010, 19:46   #27
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Em estrada, recta sem buracos, sem carregar no acelerador, varia consoante a velocidade.
Independente de curvar.
.....medo!

Esse barulho é tipo um zoar? aumenta consoante a velocidade? Notas mais em Auto-estrada?
Antigo 27-08-2010, 20:14   #28
pedro552
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas!!

E como està o estado dos teus pneus??

O teu ruido pode vir de um roulamento de roda mas tambem de un pneu deformado!!

pedro552 está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 20:28   #29
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Exactamente!

Se é um zoar, que aumenta consoante a velocidade é um rolamento gripado...

Mas também pode ser um pneus deformado, tal como disse o amigo pedro, foi o que aconteceu ao meu ex-Astra...
Isso dos pneus acontece muito quando se mete pneus semi-novos. Podem ter vindo de carros acidentados, ou ate mesmo com direcções deslinhadas, e desse modo ficaram deformados...

Cumps
Antigo 27-08-2010, 21:33   #30
BrunoF
Lavador

Padrão

relativamente ao barulho que vem da parte da frente do meu carro ( dá-me a impressão de ser do lado do condutor) alguém sabe o que possa ser? Sempre que faço alguma curva acentuada para a esquerda ou rotunda ouço um ruído estranho de metal a ranger, sinto o volante a tremer ligeiramente mas nunca perdi a aderência ou o controlo do carro nessas situações.

cumprimentos
BrunoF está desligado   Responder com citação
Antigo 28-08-2010, 01:59   #31
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por BrunoF Ver Post
relativamente ao barulho que vem da parte da frente do meu carro ( dá-me a impressão de ser do lado do condutor) alguém sabe o que possa ser? Sempre que faço alguma curva acentuada para a esquerda ou rotunda ouço um ruído estranho de metal a ranger, sinto o volante a tremer ligeiramente mas nunca perdi a aderência ou o controlo do carro nessas situações.

cumprimentos
Boas amigo,

Para isso há várias hipóteses:

1º- Pode ser a caixa de direcção a fazer força. Ou seja, se ela não estiver a 100%, quando viras o volante até não rodar mais, a caixa de direcção continua a fazer força... fazendo então tremer um pouco o volante e esse barulho metálico. Mas isso apenas acontece se rodares o volante até ao ponto máximo.

2º- Esse barulho metálico pode ser apenas uma chapa que tem junto ao disco, que serve apenas para proteger braços de direcção e afins. proteger como quem diz, pois aquilo só está lá a empatar, é mais para não deixar tudo cagado do travões... E essa chapa, ao longo do tempo e com as vibrações estala, causando aquele barulho metálico irritante, principalmente quando se vai lançado em paralelo.

3º- Essa do tremer o volante em curva pode também ser apenas pneus defeituosos, folga na direcção ou desalinhada, ou, já mais grave, poderá ser rótulas da suspensão, ponteiras de direcção e/ou tirantes da barra estabilizadora danificados... Se forem as rótulas da suspensão estás sijeito a qualquer altura de bater com a cabeça numa parede... Mas isso nota-se mais (ou apenas) em velocidades elevadas. Ou seja, quando o carro tem dificuldades em acompanhar...

4º- Cardan a dar o berro (também não é muito bom)

5º- Apenas a cava da roda desse lado está meia solta e raspa na roda

... Entre outras ...

Agora, no meio de tantas hipóteses, espera que seja umas delas, pois senão andei a escrever tanto para nada!

Hehehe!

Um grande abraço!
Antigo 28-08-2010, 02:01   #32
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Mas digamos que eu até ía para a opção 4, visto só fazer ao virar para um dos lados...

Abraço!
Antigo 28-08-2010, 10:19   #33
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Esse barulho é tipo um zoar? aumenta consoante a velocidade? Notas mais em Auto-estrada?
Ora viva de novo!
É um ruído seco, tipo tr-r-r-r- :-)
parece-me mais de origem metálica, meio abafado...
Não é um barulho muito alto, confundindo-se com o ruído no habitáculo.
Daí que é mais fácil detectar em auto-estrada, derivado à qualidade do piso que não introduz ruídos adicionais.

Já me aconteceu vir da Holanda num Mercedes 300D, carroçaria 123 ( os velhinhos de guerra!) e partir o cardan, ou melhor, partes dentro do cardan. Depois, já partido, o ruído era mesmo, mas mesmo forte, ensurdecedor mesmo ( e assustador no meio de uma auto-estrada algures na Bélgica num Sábado à noite...)
No final o carro já abanava mesmo com o defeito.. mas no inicio o ruído era semelhante ou que me está a acontecer, numa escala bem mais pequena. Mas como o BMW tem isoladores acústicos por todo o lado...

Retomando ainda a minha questão: há forma, sem ir ao mecânico, de detectar se o cardan está bem?

Abraço e obrigado.
Antigo 28-08-2010, 11:08   #34
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas amigo,

Penso que não seja do cardan, pois não costuma roncar sem mais nem menos, só se estiver mesmo a partir. Mas mesmo assim verificas as cruzetas... Geralmente, os sintomas dos cardans é notares um barulho esquisito ao virar a direcção...
Se é um barulho que vai aumentando com a velocidade continuo a dizer que é Rolamentos, Diferencial ou Caixa de Velocidades...

Para verificar se é da caixa testas assim: Embalas o carro num recta qualquer, e, qiando ele já tiver embalado, desengata a mudança e vai em ponto morto. Se deixares de ouvir o ruído é porque o problema vem da Caixa. Mas se continuar, digamos que até já podes ficar descansado, pois vem então ou do diferencial, ou dos rolamentos.

Só mais uma coisa. Quando vais lançado em Auto-estrada, sentes a traseiro a dançar um pouco?? Quando puderes, faz uma viagem em A-E, e vai olhando pelo retrovisor (interior :P), e repara se a traseira dança um pouco...
Antigo 28-08-2010, 12:18   #35
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Boas amigo,

Penso que não seja do cardan, pois não costuma roncar sem mais nem menos, só se estiver mesmo a partir. Mas mesmo assim verificas as cruzetas... Geralmente, os sintomas dos cardans é notares um barulho esquisito ao virar a direcção...
Se é um barulho que vai aumentando com a velocidade continuo a dizer que é Rolamentos, Diferencial ou Caixa de Velocidades...

Para verificar se é da caixa testas assim: Embalas o carro num recta qualquer, e, qiando ele já tiver embalado, desengata a mudança e vai em ponto morto. Se deixares de ouvir o ruído é porque o problema vem da Caixa. Mas se continuar, digamos que até já podes ficar descansado, pois vem então ou do diferencial, ou dos rolamentos.

Só mais uma coisa. Quando vais lançado em Auto-estrada, sentes a traseiro a dançar um pouco?? Quando puderes, faz uma viagem em A-E, e vai olhando pelo retrovisor (interior :P), e repara se a traseira dança um pouco...
Mais uma vez boas dicas!

1) Não é da caixa, já que não faz diferença se está engatado ou não, já o tinha testado;
2) O Cardan parece fora de hipótese, já que não há barulho aquando da mudança de direcção;
3) A "perua" (conforme alguns chamam às carrinha) não abana o "traseiro" em recta, o que deve tirar o diferencial do baralho;
4) vou tentar a sua dica de levantar a roda e abanar para sentir se está fixa.

se nada disto funcionar:
5) comprar uma camara de alta-velocidade e gravar as rodas em super slow motion e ver se é dos pneus!

Eu coloquei pneus recentemente, mas como habitué do mercado dos semi-novos, vi o interior para possiveis reparações, assisti à montagem e calibração, testei no dia da montagem à noite numa boa estrada plana e algumas curvas rápidas e longas para detectar qualquer vibração ou ruído. Nada
Não consigo atribuir o ruído aos pneus por qualquer possível deformação de animo leve porque só mesmo depois de 2000km é que aparecem problemas?
Nunca tal me aconteceu, mas sei lá...

Mas o rolamento...se calhar é mesmo

Vou ver assim que possa e dou feedback

Abraço e gracias!
Antigo 28-08-2010, 13:08   #36
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

É isso amigo, tenta ver o rolamente...

É quase de certeza isso... Se viesses cá a Viana um dia destes eu via isso e dava-te certezas...
Antigo 28-08-2010, 14:10   #37
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

5 estrelas! Obrigado pela hospitalidade!

Da penultima vez que fui a Viana de Bimmer, o diabo do serie 5 da minha sogra morreu-lhe a bateria . . .debaixo da ponte velha...
Acabei por ser ajudado a empurrar o monstro para aliviar o transito por dois agentes da policia à paisana... já estavam a controlar a situação e eu nem sabia...
Atravessamos a rua em direcção à rua daquele muito afamado prédio de viana (LOL) e quando entro para puxar o travão de mão e olho para fora, nunca mais os vi!!! Evaporaram-se no eter!

eles andem ai, andem!

Abraço
Antigo 28-08-2010, 18:14   #38
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
5 estrelas! Obrigado pela hospitalidade!

Da penultima vez que fui a Viana de Bimmer, o diabo do serie 5 da minha sogra morreu-lhe a bateria . . .debaixo da ponte velha...
Acabei por ser ajudado a empurrar o monstro para aliviar o transito por dois agentes da policia à paisana... já estavam a controlar a situação e eu nem sabia...
Atravessamos a rua em direcção à rua daquele muito afamado prédio de viana (LOL) e quando entro para puxar o travão de mão e olho para fora, nunca mais os vi!!! Evaporaram-se no eter!

eles andem ai, andem!

Abraço

O famoso Prédio Coutinho!

Ah pois é, eles são como as moscas!!! Ninguem as vê, mas elas controlam tudo!!!

Hehehe!!
Antigo 28-08-2010, 21:35   #39
Carlos Filipe Sousa
Aprendiz de Mecânico

Padrão

As dúvidas estão terminada: está visto: é o rolamento.
Até mesmo com a roda no chão, ao abanar à altura do eixo, nas extremidades, a malandra da roda chia!
Agradeço as dicas e que estas venham a ajudar outros

Um grande abraço

Última edição por Carlos Filipe Sousa; 28-08-2010 às 21:39.
Antigo 29-08-2010, 02:21   #40
Gsa-88
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Sempre às ordens!
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar