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Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

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Antigo 19-05-2010, 21:13   #1
g0blin
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Padrão BMW 520D e60 DTC

Boas Pessoal

Tenho mais uma duvida que queria colocar, este fim de semana fui ao algarve e pelo caminho aproveitei para testar mais uma vez aquilo que já me andava a fazer confusão algum tempo, que é o sistema DTC eu quando vou na auto estrada com o sistema de controlo de tracção em default ou seja normal a partir de certas velocidades sinto o carro mais solto a "dançar" um bocado nas curvas como seria de esperar sempre que se circula a velocidades mais altas, o que acontece é que se ligar o controlo de tracção em DTC sinto o carro muito mais rijo, pesado mais seguro ate mesmo a direcção me da a sensação que fica mais rija, dando-me um sensação de maior segurança conseguindo circular a velocidades bem superiores com menor risco do que em default...

O que me faz mais confusão ainda é que segundo a definição da BMW este sistema DTC (Dinamic Traction Control) é nada mais que o controlo de tracção num modo mais permissivo ou seja que deixar o carro ir mais longe antes de intervir, diz também que é mais adequado para superfícies escorregadias neve, gravilha e afins ora para mim não faz sentido nenhum e gostava que alguém me esclarecesse, pois para mim parece me que eles se estão a contradizer, e depois pergunto-me se sou eu que estou maluco e é só impressão minha que de facto com o DTC em auto estrada me sinto melhor...

Abraço
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Antigo 19-05-2010, 21:32   #2
Chelsea
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Tu no modo normal, ou seja, sem carregares em botão nenhum após ligares o carro, tens todos os sistemas ligados DTC e DSC.

O DTC permite-te tal como referiste, prevenir que a potência entregue à roda seja demasiada face ao tipo de superfície, e que o carro derrape mais facilmente.

Ao carregares no botão do DTC, o que fazes é desligar o DTC...permitindo ao carro um arranque mais "solto", mas também possivelmente mais descontrolado, mas meramente em linha recta...pois o DSC continua a trabalhar.

Se carregares no botão do DTC durante cerca de 3 ou 4 segundos, aí desligas todas as ajudas...e acredita, que se andares a conduzir assim, um bocadinho mais a carregar no pedal, a fazer curvas meio manhosas...vais sentir o que é realmente, o carro "fugir".
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Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
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Antigo 19-05-2010, 23:47   #3
g0blin
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Boas chelsea

Permite-me discorda desta vez mas eu desligando o DTC e se arrancar de pedal no fundo isto já antes de larga a embraiagem ter colocado já algumas revs o carro não me derrapa no arranque pois o controlo de tracção ainda não me deixa apenas só desligando tudo tal como disseste é que o consigo fazer e isto estamos sempre a falar em linha recta...

não sei se o teu tem DTC ou se já é outro sistema visto que já há uma porrada deles mas um dia que vás na auto estrada a uma velocidade +/- isto só para experimentar faz algumas curvas normal e depois experimenta desligar o DTC é como te digo se calhar estou a dizer grande asneira e é impressão minha o certo é que sinto o carro mais agarrado a estrada estranho, ate acredito que de facto o efeito seja esse mas se calhar por efeitos secundários acaba por influenciar de alguma forma...

não sei se já mais alguém experimentou isto...

Última edição por g0blin; 19-05-2010 às 23:50.
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Antigo 20-05-2010, 00:20   #4
Chelsea
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Eu conheço pouco disto, e muito menos ainda de sistemas mais antigos...mas garanto-te que com o sistema actual, consegues derrapar com o carro muito mais dificilmente, do que se premires o botão do DTC e vires as letras no CB (sinal que o DTC está desligado).

Agora, se sentes que o carro tem um comportamento melhor em alta velocidade com o DTC desligado, talvez tenha alguma lógica, pois o DSC trabalha sozinho, e consegue fazer provavelmente, melhor, do que o DTC, visto que este último é muito mais eficaz, em velocidades mais baixas.

Depois um dia que possamos, se quiseres, e fazemos umas "experimentações" para veres do que falo.

De qualquer forma, quando eu estiver na terrinha, vou dar um giro na E61 dos meus pais, e experimento os diversos modos...para ter uma ideia se é igual ou diferente do meu.
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Antigo 30-05-2010, 08:59   #5
pmomarques
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boas amigos,
deixaram-me com vontade de experimentar isso, não sabia que ao carregar o botao DTC durantes 3 segundo também desligava o DSC, hum então será por isso que tenho alguma dificuldade em fazer os drifts...

vou ver se experimento hoje
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Cumprimentos,
Marques
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Antigo 30-05-2010, 15:13   #6
lude
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Publicado originalmente por g0blin Ver Post
não sei se já mais alguém experimentou isto...
A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???

Atenção que desligando completamente as ajudas electrónicas é preciso estar atento. Afinal de contas os BMW's são carros de tracção traseira
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 30-05-2010, 15:27   #7
g0blin
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Publicado originalmente por lude Ver Post
A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???
Não percebi a pergunta que queres dizer?

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Atenção que desligando completamente as ajudas electrónicas é preciso estar atento. Afinal de contas os BMW's são carros de tracção traseira
Ya tens toda a razão... mas tambem é bastante engraçado o que da para fazer num dia de chuva nas rotundas, isto claro sendo minimamente responsável nunca esquecer que há mais gente na estrada...


abraço
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 30-05-2010, 20:43   #8
pmomarques
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boas amigos,
depois de ter dito que ia experimentar, quando estava a sair do trabalho fiz o regresso a casa por uma estrada secundária, com pouco transito e já com o alcatrão envidraçado e tenho noticias maravilhosas.
experimentei carregar no botão 3 segundo como o Chelsea disse e começei mesmo a andar de carrocel, foi fantastico sentir o carro completamente solto, parecia um 4L não tinha estabilidade nenhuma mas por outro lado diverti-me á grande, assim dá para por toda a potencia no chão sem o controlo cortar, foi mesmo engraçado...

mas deixa que vos diga que é preciso ter maozinha sem controlos... ui ui mete respeito só de pensar que a jante traseira podia ir ao passeio...
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Cumprimentos,
Marques
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Antigo 30-05-2010, 20:44   #9
pmomarques
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[quote=lude;9566]A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???

eu por acaso não sabia que dava para desligar os dois
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Cumprimentos,
Marques
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Antigo 31-05-2010, 11:00   #10
Chelsea
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Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
eu por acaso não sabia que dava para desligar os dois
Dá pois...3 segundos no botãozinho, aparece o belo do símbolo amarelo:



And let the fun begin...

Mas muito cuidado com isto. Façam-no primeiramente numa estrada larga, com pouco (OU NENHUM) trânsito, pois o comportamento fica completamente diferente daquilo que possam estar habituados.

Segurança sempre em primeiro lugar.
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Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 31-05-2010, 11:11   #11
g0blin
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AHAHA o símbolo magico , muito bom para pessoas tal como eu que anda com ideias de mandar o carro contra a parede para que o seguro pague o belo do kit M lol
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Antigo 02-06-2010, 11:11   #12
lude
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Publicado originalmente por g0blin Ver Post
Não percebi a pergunta que queres dizer?
Penso todos já terão experimentado desligar para ver a (enorme) diferença. Nem que fosse apenas por curiosidade...

Mas, também há casos em que é necessário desligar como por exemplo em casos de muito pouca tracção.
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lude está desligado   Responder com citação
Antigo 02-06-2010, 11:23   #13
Swimmer
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amigos,
só uma "pequena" chamada de atenção;
não o façam em dias de alguma chuva... especialmente em estradas velhas com bastantes curvas e onde geralmente passam bastantes camiões (que derramam óleos e outras sugidades na estrada) !!!
Depois não digam que eu não avisei....
Cumpts, Luis
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Antigo 02-06-2010, 11:39   #14
Chelsea
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Citação:
Publicado originalmente por Luis Esteves Ver Post
amigos,
só uma "pequena" chamada de atenção;
não o façam em dias de alguma chuva... especialmente em estradas velhas com bastantes curvas e onde geralmente passam bastantes camiões (que derramam óleos e outras sugidades na estrada) !!!
Depois não digam que eu não avisei....
Cumpts, Luis
Sim, diria que a recomendação do Luís é pertinente!

Os carros de tracção traseira já dão umas mordidelas nos donos se eles não tiverem cuidado, como não será com as ajudas electrónicas todas desligadas, e com pisos molhados, curvas apertadas, e com derrames de óleo na estrada...

Cuidado com as brincadeiras, e com os sítios que escolhem para as fazer.
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Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 02-06-2010, 11:53   #15
g0blin
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GO GO abraçar uma árvore para o seguro oferecer um Kit M novinho em folha

(não sigam nada que o G0blin diz )

Abraço
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 03-06-2010, 15:10   #16
Swimmer
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[quote=g0blin;9774]GO GO abraçar uma árvore para o seguro oferecer um Kit M novinho em folha



Lindo !!!
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 21-11-2010, 11:24   #17
ShadowThief
Lavador
 
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Boas

Realmente uma cena que nao percebi e se o meu so tem Control de traçao ou se tens os dois sistemas, o meu botao so diz ASC, mas a tecnica dos 3 segundos nao funciona cmg, ou liga ou desliga, nao acende mais nada!!!

Alguem me ilucida?

Obrigado
ShadowThief está desligado   Responder com citação
Antigo 21-11-2010, 14:11   #18
ShadowThief
Lavador
 
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E de Novembro de 2000, nao é bem dos primeiros...
ShadowThief está desligado   Responder com citação
Antigo 22-11-2010, 14:57   #19
Bezugo
Ajudante de Mecânico
 
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No caso do meu e46 (que já não tenho) acendia uma luz se carregasse uma vez e acendia outra (a do travão de mão, mas em amarelo) se carregasse por mais de 3 ou 4 segundos.

O meu já era dos últimos. Não sei se nos primeiros (pré-restyling) seria diferente.
Bezugo está desligado   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 13:02   #20
filipef.ferreira
Lavador
 
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Registado em: Dec 2010
Localização: v. n. de famalicao
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Padrão boas

eu nao sabia dos 3s mas experimentei mas e como dizem e preciso ter muito cuidado onde o fazem porque eu acabei por subir uma rotunda... e nao foi nada bonito...
filipef.ferreira está desligado   Responder com citação
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