Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 19-05-2010, 21:13   #1
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão BMW 520D e60 DTC

Boas Pessoal

Tenho mais uma duvida que queria colocar, este fim de semana fui ao algarve e pelo caminho aproveitei para testar mais uma vez aquilo que já me andava a fazer confusão algum tempo, que é o sistema DTC eu quando vou na auto estrada com o sistema de controlo de tracção em default ou seja normal a partir de certas velocidades sinto o carro mais solto a "dançar" um bocado nas curvas como seria de esperar sempre que se circula a velocidades mais altas, o que acontece é que se ligar o controlo de tracção em DTC sinto o carro muito mais rijo, pesado mais seguro ate mesmo a direcção me da a sensação que fica mais rija, dando-me um sensação de maior segurança conseguindo circular a velocidades bem superiores com menor risco do que em default...

O que me faz mais confusão ainda é que segundo a definição da BMW este sistema DTC (Dinamic Traction Control) é nada mais que o controlo de tracção num modo mais permissivo ou seja que deixar o carro ir mais longe antes de intervir, diz também que é mais adequado para superfícies escorregadias neve, gravilha e afins ora para mim não faz sentido nenhum e gostava que alguém me esclarecesse, pois para mim parece me que eles se estão a contradizer, e depois pergunto-me se sou eu que estou maluco e é só impressão minha que de facto com o DTC em auto estrada me sinto melhor...

Abraço
g0blin está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 19-05-2010, 21:32   #2
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Tu no modo normal, ou seja, sem carregares em botão nenhum após ligares o carro, tens todos os sistemas ligados DTC e DSC.

O DTC permite-te tal como referiste, prevenir que a potência entregue à roda seja demasiada face ao tipo de superfície, e que o carro derrape mais facilmente.

Ao carregares no botão do DTC, o que fazes é desligar o DTC...permitindo ao carro um arranque mais "solto", mas também possivelmente mais descontrolado, mas meramente em linha recta...pois o DSC continua a trabalhar.

Se carregares no botão do DTC durante cerca de 3 ou 4 segundos, aí desligas todas as ajudas...e acredita, que se andares a conduzir assim, um bocadinho mais a carregar no pedal, a fazer curvas meio manhosas...vais sentir o que é realmente, o carro "fugir".
Antigo 19-05-2010, 23:47   #3
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Boas chelsea

Permite-me discorda desta vez mas eu desligando o DTC e se arrancar de pedal no fundo isto já antes de larga a embraiagem ter colocado já algumas revs o carro não me derrapa no arranque pois o controlo de tracção ainda não me deixa apenas só desligando tudo tal como disseste é que o consigo fazer e isto estamos sempre a falar em linha recta...

não sei se o teu tem DTC ou se já é outro sistema visto que já há uma porrada deles mas um dia que vás na auto estrada a uma velocidade +/- isto só para experimentar faz algumas curvas normal e depois experimenta desligar o DTC é como te digo se calhar estou a dizer grande asneira e é impressão minha o certo é que sinto o carro mais agarrado a estrada estranho, ate acredito que de facto o efeito seja esse mas se calhar por efeitos secundários acaba por influenciar de alguma forma...

não sei se já mais alguém experimentou isto...

Última edição por g0blin; 19-05-2010 às 23:50.
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 20-05-2010, 00:20   #4
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Eu conheço pouco disto, e muito menos ainda de sistemas mais antigos...mas garanto-te que com o sistema actual, consegues derrapar com o carro muito mais dificilmente, do que se premires o botão do DTC e vires as letras no CB (sinal que o DTC está desligado).

Agora, se sentes que o carro tem um comportamento melhor em alta velocidade com o DTC desligado, talvez tenha alguma lógica, pois o DSC trabalha sozinho, e consegue fazer provavelmente, melhor, do que o DTC, visto que este último é muito mais eficaz, em velocidades mais baixas.

Depois um dia que possamos, se quiseres, e fazemos umas "experimentações" para veres do que falo.

De qualquer forma, quando eu estiver na terrinha, vou dar um giro na E61 dos meus pais, e experimento os diversos modos...para ter uma ideia se é igual ou diferente do meu.
Antigo 30-05-2010, 08:59   #5
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

boas amigos,
deixaram-me com vontade de experimentar isso, não sabia que ao carregar o botao DTC durantes 3 segundo também desligava o DSC, hum então será por isso que tenho alguma dificuldade em fazer os drifts...

vou ver se experimento hoje
Antigo 30-05-2010, 15:13   #6
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por g0blin Ver Post
não sei se já mais alguém experimentou isto...
A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???

Atenção que desligando completamente as ajudas electrónicas é preciso estar atento. Afinal de contas os BMW's são carros de tracção traseira

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 30-05-2010, 15:27   #7
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???
Não percebi a pergunta que queres dizer?

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Atenção que desligando completamente as ajudas electrónicas é preciso estar atento. Afinal de contas os BMW's são carros de tracção traseira
Ya tens toda a razão... mas tambem é bastante engraçado o que da para fazer num dia de chuva nas rotundas, isto claro sendo minimamente responsável nunca esquecer que há mais gente na estrada...

abraço
Antigo 30-05-2010, 20:43   #8
pmomarques
Designer Aspirante

Padrão

boas amigos,
depois de ter dito que ia experimentar, quando estava a sair do trabalho fiz o regresso a casa por uma estrada secundária, com pouco transito e já com o alcatrão envidraçado e tenho noticias maravilhosas.
experimentei carregar no botão 3 segundo como o Chelsea disse e começei mesmo a andar de carrocel, foi fantastico sentir o carro completamente solto, parecia um 4L não tinha estabilidade nenhuma mas por outro lado diverti-me á grande, assim dá para por toda a potencia no chão sem o controlo cortar, foi mesmo engraçado...

mas deixa que vos diga que é preciso ter maozinha sem controlos... ui ui mete respeito só de pensar que a jante traseira podia ir ao passeio...
Antigo 30-05-2010, 20:44   #9
pmomarques
Designer Aspirante

Padrão

[quote=lude;9566]A minha pergunta é outra... Será que há alguém que ainda não experimentou os modos de actuação do controlo de tracção/estabilidade???

eu por acaso não sabia que dava para desligar os dois
Antigo 31-05-2010, 11:00   #10
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
eu por acaso não sabia que dava para desligar os dois
Dá pois...3 segundos no botãozinho, aparece o belo do símbolo amarelo:

And let the fun begin...

Mas muito cuidado com isto. Façam-no primeiramente numa estrada larga, com pouco (OU NENHUM) trânsito, pois o comportamento fica completamente diferente daquilo que possam estar habituados.

Segurança sempre em primeiro lugar.
Antigo 31-05-2010, 11:11   #11
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

AHAHA o símbolo magico , muito bom para pessoas tal como eu que anda com ideias de mandar o carro contra a parede para que o seguro pague o belo do kit M lol
Antigo 02-06-2010, 11:11   #12
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por g0blin Ver Post
Não percebi a pergunta que queres dizer?
Penso todos já terão experimentado desligar para ver a (enorme) diferença. Nem que fosse apenas por curiosidade...

Mas, também há casos em que é necessário desligar como por exemplo em casos de muito pouca tracção.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 02-06-2010, 11:23   #13
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

amigos,
só uma "pequena" chamada de atenção;
não o façam em dias de alguma chuva... especialmente em estradas velhas com bastantes curvas e onde geralmente passam bastantes camiões (que derramam óleos e outras sugidades na estrada) !!!
Depois não digam que eu não avisei....
Cumpts, Luis
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 02-06-2010, 11:39   #14
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Luis Esteves Ver Post
amigos,
só uma "pequena" chamada de atenção;
não o façam em dias de alguma chuva... especialmente em estradas velhas com bastantes curvas e onde geralmente passam bastantes camiões (que derramam óleos e outras sugidades na estrada) !!!
Depois não digam que eu não avisei....
Cumpts, Luis
Sim, diria que a recomendação do Luís é pertinente!

Os carros de tracção traseira já dão umas mordidelas nos donos se eles não tiverem cuidado, como não será com as ajudas electrónicas todas desligadas, e com pisos molhados, curvas apertadas, e com derrames de óleo na estrada...

Cuidado com as brincadeiras, e com os sítios que escolhem para as fazer.
Antigo 02-06-2010, 11:53   #15
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

GO GO abraçar uma árvore para o seguro oferecer um Kit M novinho em folha

(não sigam nada que o G0blin diz )

Abraço
Antigo 03-06-2010, 15:10   #16
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

[quote=g0blin;9774]GO GO abraçar uma árvore para o seguro oferecer um Kit M novinho em folha

Lindo !!!
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 21-11-2010, 11:24   #17
ShadowThief
Lavador

Registado em: Aug 2010
Padrão

Boas

Realmente uma cena que nao percebi e se o meu so tem Control de traçao ou se tens os dois sistemas, o meu botao so diz ASC, mas a tecnica dos 3 segundos nao funciona cmg, ou liga ou desliga, nao acende mais nada!!!

Alguem me ilucida?

Obrigado
ShadowThief está desligado   Responder com citação
Antigo 21-11-2010, 14:11   #18
ShadowThief
Lavador

Registado em: Aug 2010
Padrão

E de Novembro de 2000, nao é bem dos primeiros...
ShadowThief está desligado   Responder com citação
Antigo 22-11-2010, 14:57   #19
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2009
Padrão

No caso do meu e46 (que já não tenho) acendia uma luz se carregasse uma vez e acendia outra (a do travão de mão, mas em amarelo) se carregasse por mais de 3 ou 4 segundos.

O meu já era dos últimos. Não sei se nos primeiros (pré-restyling) seria diferente.
Bezugo está desligado   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 13:02   #20
filipef.ferreira
Lavador

Registado em: Dec 2010
Padrão boas

eu nao sabia dos 3s mas experimentei mas e como dizem e preciso ter muito cuidado onde o fazem porque eu acabei por subir uma rotunda... e nao foi nada bonito...
filipef.ferreira está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar