Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 27-05-2010, 22:55   #41
diogogrosso
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2010
Padrão

Bem amanha de manha vou buscar o carro, em relação ao barulho que vem da frente em estradas irregulares , eles disseram-me que a própria BMW diz que é normal ( o que não pode ser) mas que andaram a ver se o carro tinha alguma folga e estava tudo normal, diz que testaram com uma nova caixa de direcçao electrica , e os resultados é que o barulho diminuiu mas que daqui a uns kms volta à mesma coisa. Inclusive disseram-me que este barulho é frequente acontecer nos Serie 3 Coupé não sabendo ao certo de onde vem. ( duvido muito), a marca não quer é assumir este problema.

Album de fotos do meu carro:

http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=42
diogogrosso está desligado   Responder com citação
Antigo 27-05-2010, 23:06   #42
jarg
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
voltando aos consumos, quando fui para Lisboa fiz 6.5 a 160km, quando regressei ao Algarve vinhe um pouco mais acelerado e fiz 6.8 a 170/180km...

agora 8 L como eu já vi aqui nunca fiz esse consumo...
Boas,

Das duas uma, ou o carro acima dos 200 consome mesmo + esse litro e tal ou então o meu cb está com uma boa margem de erro... agora que ele ficou com uma média de 8,2l Algarve/Lisboa isso ficou.

Cumps
jarg está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 01:02   #43
3coupe
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2010
Padrão

Eu ir a Lisboa e voltar, fazer uns 300 km.. a maior parte em auto estrada.. 140-170 km/h.. média de 5.6L. Mas sempre sem grandes oscilações no pedal.. a puxar é que se nota e bem o consumo
3coupe está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 11:37   #44
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jarg Ver Post
Das duas uma, ou o carro acima dos 200 consome mesmo + esse litro e tal ou então o meu cb está com uma boa margem de erro... agora que ele ficou com uma média de 8,2l Algarve/Lisboa isso ficou.
Por exemplo, há muito mais diferença de consumo ao passar de 170 para 190Km/h do que de 70 para 90Km/h.

Isso acontece porque os consumos não são proporcionais à velocidade. É que a resistência do ar aumenta ao quadrado da velocidade.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 12:11   #45
diogogrosso
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Qual é a velocidade máxima que conseguem dar no 320d coupe ?

Eu em recta vai aos 240, a descer 250, mas ainda tenho de testar melhor. Mas ja vi pessoal que já deu 255km/h.

Antigo 28-05-2010, 12:58   #46
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por diogogrosso Ver Post
Qual é a velocidade máxima que conseguem dar no 320d coupe ?

Eu em recta vai aos 240, a descer 250, mas ainda tenho de testar melhor. Mas ja vi pessoal que já deu 255km/h.
Isso de dar 255 num 20d com 177 cv, só se for literalmente a descer um pinheiro!

Esses valores de 240 em recta, e 250 a descer (e a descer já bem embaladinho), corresponde ao funcionamento "normal" do motor.

Atenção, tudo isto, velocidades de ponteiro...obviamente.
Antigo 28-05-2010, 13:17   #47
diogogrosso
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Eu a 247km/h, no GPS dava 237km/h, 10 km de erro. no mercedes E270cdi W211 que tenho, a 226km/h no ponteiro, no gps vai igual, certinho mesmo, impressionante.

Antigo 28-05-2010, 13:49   #48
3coupe
Ajudante de Mecânico

Padrão

De ponteiro, e em recta à volta dos 246-248 km/h.. real não sei
Antigo 28-05-2010, 14:08   #49
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

amigos,
espero que não esteja ninguém da Brigada de Trânsito aqui pelo forum ..., senão estamos todos entalados, ..., perdão ... multados !!!
Cumpts, Luis
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 14:09   #50
3coupe
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Luis Esteves Ver Post
amigos,
espero que não esteja ninguém da Brigada de Trânsito aqui pelo forum ..., senão estamos todos entalados, ..., perdão ... multados !!!
Cumpts, Luis
Tava só no gozo é óbvio
Antigo 28-05-2010, 14:29   #51
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

ser apanhado aqui não á problema o pior é mesmo quando se é apanhado pelo radar
Antigo 28-05-2010, 14:40   #52
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

É estranho o quadrante não ter erro nenhum, na medida em que com a troca de medidas de jantes, a velocidade marcada varia sempre um bocado...e o quadrante pode acusar uma coisa, e na realidade ser outra "bem" diferente.
(daí haver sempre uma margem de erro associada)

De qualquer forma, na grande maioria dos casos que eu já pude testar, o erro costuma andar na casa dos 5%.

Quanto a velocidades, já bati algumas vezes lá em cima...mas a x50, sinceramente, só uma vez ou duas. Uma das quais, ia atrás e bem coladinho a um 635d, algures na A17...depois apanhámos uma subida mais inclinada, e o meu carro começou a ficar para trás...e foi a minha sorte!

Ele passou por cima de uma depressãozeca na estrada, e aquela velocidade o carro deu cá um salto...até meteu medo! Eu como fiquei para trás, pude desviar-me e manter a velocidade, enquanto que ele travou bastante depois disso. Nunca mais o voltei a ver no espelho!

Nesse dia, tivemos ambos muita sorte...
Antigo 28-05-2010, 14:47   #53
odivelas
Ajudante de Mecânico

Padrão

Tou a ver k os ponteiros dos bimmers têm mto erro... no meu SEAT tinha certa de 5 kl/h mas com o VAG-COM da para colocar certinho e direitinho com a velocidade real (GPS)...
Cumps...
odivelas está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 16:12   #54
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Eu a 247km/h, no GPS dava 237km/h, 10 km de erro. no mercedes E270cdi W211 que tenho, a 226km/h no ponteiro, no gps vai igual, certinho mesmo, impressionante.
Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
É estranho o quadrante não ter erro nenhum, na medida em que com a troca de medidas de jantes, a velocidade marcada varia sempre um bocado...e o quadrante pode acusar uma coisa, e na realidade ser outra "bem" diferente. (daí haver sempre uma margem de erro associada)

De qualquer forma, na grande maioria dos casos que eu já pude testar, o erro costuma andar na casa dos 5%.
Antigamente existiam alguns carros com um erro muito elevado (ex: Alfa Romeo)

Mas actualmente existe uma directiva europeia com a fórmula para o erro (minímo e máximo).
Eu já publiquei essa fórmula neste fórum, mas não me apetece pesquisar :P

No entanto, basta trocar de jantes/pneus para modificarmos o valor marcado pelo velocímetro.
A título de exemplo, o BMW do meu pai marcava menos do que a velocidade real medida com GPS.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 28-05-2010 às 16:15.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 28-05-2010, 18:12   #55
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

lude / Chelsea,
relativamente à troca de jantes neste tipo de caso, significa por exemplo que quem tinha umas jantes 17" originais BMW e passa para umas de 18" (193 M) também originais BMW (que foi o meu caso) passa a ter esse pequeno erro no velocímetro ?
Cumpts, Luis
Antigo 28-05-2010, 19:09   #56
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Luis Esteves Ver Post
lude / Chelsea,
relativamente à troca de jantes neste tipo de caso, significa por exemplo que quem tinha umas jantes 17" originais BMW e passa para umas de 18" (193 M) também originais BMW (que foi o meu caso) passa a ter esse pequeno erro no velocímetro ?
Cumpts, Luis
Como eu tinha dito anteriormente (e o lude confirmou), o velocímetro já vem com um erro, mesmo com os pneus originais, pois ao mudar de jantes/pneus, isso vai interferir nos valores medidos.

CONTUDO, se forem fazer as contas para os pneus homologados para cada carro, a diferença em termos de diâmetro exterior é mínima, assim como a mudança de leitura no quadrante. Ex:

Eu tenho jante 17'' com pneu 205/50, ou seja, o diâmetro total é dado por:

- 17'' x 25,4mm + 2 x 205mm x 50% = 636.8 mm

Se pegarmos nas medidas 18'' homologadas, são 215/40 à frente e 245/35 atrás, ou seja:

- 18'' x 25,4mm + 2 x 215mm x 40% = 629.2mm
- 18'' x 25,4mm + 2 x 245mm x 35% = 628.7mm

As medidas são muito próximas, mas ainda há uma diferença de 8 mm a mais para a medida de 17'' face às 18''.

Assumindo que o velocímetro tinha erro ZERO, neste caso particular, a mudança para jantes 18'', como o diâmetro exterior é mais pequeno, faz com que o velocímetro acuse uma velocidade superior do que aquela a que circula na estrada.
Se por acaso a mudança de jante/pneu, originar um diâmetro exterior maior, acontece o inverso.
(à mesma velocidade efectiva, um pneu maior roda menos vezes e isso origina uma velocidade de ponteiro mais baixa, e um pneu menor roda mais vezes, e isso origina uma velocidade de ponteiro mais alta).

E com isto, também se afecta o odómetro...ou seja, com pneus com diâmetros inferiores, ao percorrer um quilometro efectivo, a roda gira mais vezes, e o odómetro acusa uma distância superior a 1 km.
Em situações inversas, com um pneu de diâmetro maior, a roda gira menos vezes, e faz com que o odómetro acuse uma distância inferior a 1 km.

É por isso que os velocímetros têm o erro associado, para compensar pneus que venham com más tolerâncias de fábrica, por aí fora...a velocidade apontada, seja inferior à efectiva, e que ninguém passe em radares a pensar que vai a 80, e na realidade, vai a 85.

Em suma, desde que mantenhas as medidas homologadas, o erro no odómetro será mínimo, e o erro no velocímetro é aproximadamente constante.

Última edição por Chelsea; 31-05-2010 às 10:46.
Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 29-05-2010, 15:24   #57
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Obrigado Chelsea.
Que boa resposta; estou esclarecido !
Cumpts, Luis
Antigo 17-09-2010, 16:43   #58
solimar62
Lavador

Registado em: Sep 2010
Question

Citação:
Publicado originalmente por cmsocmso Ver Post
Sim mas eu já nem quero comparar com outros carros, pk cada marca e cada modelo e cada motorização têm tecnologias diferentes... Comparo apenas e92 320d.

Obrigado pela resposta do cheiro da sofagem, tenho que ver isso no meu depois.

Uma coisa que eu fiz, foi eliminar a EGR com junta cega e eliminada electronicamente. Não quero reaproveitamento de gases para dentro do motor, quero apenas ar puro e fresco e não ar puro misturado com fumo quente, para entupir o motor a longo prazo...

Mas já antes de eliminar a EGR os consumos eram iguais...

Mas aliminar EGR eu recomendo!!! Só beneficio para o carro, menos manutenção. A unica coisa é que prejudica mais o ambiente, mas uma coisa de nada apenas, visto que temos o FAP, nãi sai pinta de fumo...

Cumps...
Ola boa tarde
Tenho um 320 E90 e tambem quero eliminar a EGR so nao sei como fazer,poderias me ajudar?Obrigado
solimar62 está desligado   Responder com citação
Antigo 26-02-2011, 00:12   #59
CR645
Lavador

Registado em: Oct 2010
Padrão

Diogo sou o Romão!

Também ando à procura de uma solução melhor em relação aos pneus para o 335D.

Entretanto mudei as jantes de 18" para 19" (kit M) com RUNFLAT, e as vezes questiono-me "será que este carro tem suspensão?" (fui ver e não tinha) lool

Ainda esta semana tive que deixar o carro a um sapateiro na Av. do Brasil, tinha uma roda empenada! Mas como era um sapateiro habilidoso, fez aquilo a martelo. (onde tinha uma mossa ficou a ter varias)

O carro tem equipado pirelli, p zero, atrás já está na hora de mudar, preciso de uma solução mais equilibrada entre conforto e segurança. Michelin?? talvez sejam os próximos.

Quanto a barulhos no habitáculo não oiço nada, foi fabricado em 2009, talvez já tenha alguma diferença.

Quanto a velocidade máxima chega aos 260 enquanto mudo de estação de rádio!

Fica bem
Antigo 15-07-2013, 00:20   #60
joseferreira
Lavador

Registado em: Jul 2013
Padrão

Citação:
Boa noite!

Tenho um E92 20d com cerca de 17000km e ando um pouco descontente com algumas coisas, nomeadamente nos barulhos parasitas que faz em estradas irregulares (tipo calçada), que penso que não sejam muito normais com os km que tem.
Os ruidos vem da porta do passageiro e também dos plasticos do conta-kilometros e do ecra de navegação. Desde à pouco tempo o carro anda a fazer um barulho (folga) quando ando em estrada irregular (Calçada) não sei ao certo o que é.
Mais alguem já teve estes problemas ?

Outra questão, o indicador de média do meu carro tem um grande erro. Por exemplo a media tem estado em 8.6l/100km e quando faço a media manualmente dá-me 8litros. É normal ter este erro ? Já agora é normal este carro fazer estes consumos um pouco elevados ? (Tem caixa automatica).

Ando um pouco em cidade.

Outra questão tenho no carro pneus Bridgestone RE050A run flat e noto que eles são muito rijos, dá para trocar por uns normais ? Dá para colocar um pneu de reserva no compartimento debaixo da mala ?
a media do meu carro e de 6,3 a andar bem
joseferreira está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar