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Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

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Antigo 01-10-2013, 10:27   #1
Rudy_man
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Padrão Polia da cambota

Boas

Infelizmente tenho de trocar a Polia da cambota porque está com uma das patilhas que se vêm na parte frontal partida e parece-me que está a gerar vibração no motor! Antes que estrague as chumaceiras da cambota vou trocar mas tinha pensado comprar uma da marca Febi bilstein (170€) porque a da BMW 11 23 7805696 é um pouco mais caro o conjunto (207€)!

http://www.bmwetk.info/catálogo-de-p...831/11/11_3313

Alguem já comprou uma polia igual? Que opinião têm da experiencia?
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg 10134166-1.jpg (46.9 KB, 143 visualizações)

Última edição por Rudy_man; 05-10-2013 às 18:56. Motivo: rolamentos por chumaceiras
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Antigo 01-10-2013, 10:55   #2
banjoss
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Pelo preço mete original a diferença nao e muita, apesar de ter material Febi mas se a diferença nao e muita, isso ate e de facil instalação.

Ve no mister auto ou na oscaro ou ebay
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Antigo 01-10-2013, 11:28   #3
pnogueira
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Não vou opinar pois não conheço a nivel pessoal. Tenho usado nisso material da SKF.
Mais por isso serem "rolamentos" e a SKF ja ter cartas dadas nessa area
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Antigo 01-10-2013, 15:10   #4
Rudy_man
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Pelo preço mete original a diferença nao e muita, apesar de ter material Febi mas se a diferença nao e muita, isso ate e de facil instalação.

Ve no mister auto ou na oscaro ou ebay
Sim eu vi o preço nos dois como é meu costume.
Mas olha que nao é assim tao simples trocar essa polia!
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Antigo 01-10-2013, 15:15   #5
super s
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o material febi é bom rudy,nunca tive razao de queixa e ate ao mudar a distribuiçao o kit foi febi......
em relaçao a polia,eu tive figa no vedante da mesma depois da troca de distribuiçao e ainda da um kito de trabalho... vi a fazerem e demora um bocado,tem de sair as proteçoes frontais todas,ventoinha,tubagem de entrada de ar,etc... mas pronto... se tens isso lixado é mesmo melhor trocar...
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SUPER S
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Antigo 01-10-2013, 15:20   #6
banjoss
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Ah esqueci-me carros novos hahahah, e preciso desmontar meio carro

Na minha desvulcanizou foi so tirar a correia de acessorios e tirar a polia.

Por acaso nao me lembro é a marca da polie, vou ver se pesquiso isso
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Antigo 01-10-2013, 15:30   #7
Rudy_man
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Boas

trata-se de uma E91 de 04/2007 e nao preciso de desmontar nada adicionalmente!

Os unicos dois aspectos que torna o trabalho peculiar sao:

1) Ao nao ter pistola pneumatica preciso de uma chave com um acople de 3/4" (se nao parte) e um bom tubo para fazer braço de torque para sacr esse parafuso da polia.

2) É necessario bloquear a cambota em posiçao e para isso necessitas uma ferramenta especial que introduzes pela parte inferior da caixa de mudanças para bloquear o volante bimassa. Eu por acaso tenho esta ferramenta porque sou um amante do DIY Qualquer día fujo para PT e abro uma oficina nao oficial e só me dedico aos BMW's

Aos interessados deixo aqui o link do procedimento a seguir para a troca da polia da cambota

http://bmw.workshop-manuals.com/3_Se...dex.php?id=305
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Antigo 01-10-2013, 15:33   #8
Rudy_man
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Eu depois logo à noite passo uma foto de como está a minha.
É muito estranho e acho que foi na Bosch Car Service quando repararam o motor que me fizeram isto...muito provavelmente a meter o motor no sitio!
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Antigo 01-10-2013, 15:41   #9
Rudy_man
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Agora até está mais barata eu paguei na altura 107€ + 36€ transporte.

http://www.motorsport-tools.com/bgs-...-bmw-8573.html

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Antigo 01-10-2013, 20:23   #10
banjoss
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Eu para tirar nem foi preciso isso tudo.

A nivel de chaves tenho tanto meia polegada como 3/4.

Bastou tirar a ventoinha de refrigeraçao e aliviar o amortecedor e tirar a correia de acessorios.

De seguida tirei o guia dos acessorios da polie e depois travao de mao bem puxado, carro engatado um pouco de força e saiu logo o parafuso, nem sequer foi preciso um tubo para o tirar, mas sim fez alguma força, com tubo fica mais facil
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Antigo 01-10-2013, 23:38   #11
Rudy_man
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Vejam lá esta miseria





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Antigo 02-10-2013, 02:28   #12
pnogueira
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Montaram-te isso a martelada ou que?
Como raio é que isso se partiu
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Antigo 02-10-2013, 23:06   #13
Rudy_man
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Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Montaram-te isso a martelada ou que?
Como raio é que isso se partiu
Isso gostava eu de saber
Ou foi a meter o motor no sitio ou entao a apertar o parafuso da polia!?
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Antigo 03-10-2013, 00:17   #14
pnogueira
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Ainda nao aprendeste a falar espanhol desde que ai estas mens?
PAra de levar a carrinha ao ferreiro em vez de ires a oficina



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Antigo 03-10-2013, 00:51   #15
Rudy_man
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Ainda nao aprendeste a falar espanhol desde que ai estas mens?
Porquê?
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Antigo 03-10-2013, 01:28   #16
pnogueira
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Porque ou tens uma poli com avisadores ou os tipos são ferreiros e não mecanicos
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Antigo 03-10-2013, 22:17   #17
Rudy_man
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porque a da BMW 11 23 7805696 é um pouco mais caro o conjunto (207€)!
Afinal nao sao 207€ mas 300 e tal...que nem ouvi mais porque fiquei com a diferença de preços em comparaçao com o aftermarket.
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Antigo 04-10-2013, 22:03   #18
morcão
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Vejam lá esta miseria





Rudy vais gastar dinheiro de borla não é por isso que tens vibrações e a cambota não tem rolamentos...mas sim chumaceiras de apoio, o problema deve estar no volante bimassa, pois pelas fotos não dislumbro rachadelas na vulcanização da polie que é composta por duas partes, (quando parte (separa) fica-se com tudo a funcionar (bomba de agua/alternador/direcção assistida), é diferente dos M47) mas se quiseres comprar Febi é marca de qualidade, no E90/91 se não for de caixa auto não se deve trancar o volante do motor com essa peça estás sujeito a partir a cloche da caixa......é trancado nos entalhes da polie da cambota com uma peça especial e não te esqueças do aperto em nm +graus
Cumps
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E61-530d/2006/M57T2 306D3 170kw

Última edição por morcão; 04-10-2013 às 22:05.
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Antigo 05-10-2013, 19:06   #19
Rudy_man
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Rudy vais gastar dinheiro de borla não é por isso que tens vibrações e a cambota não tem rolamentos...mas sim chumaceiras de apoio, o problema deve estar no volante bimassa, pois pelas fotos não dislumbro rachadelas na vulcanização da polie que é composta por duas partes, (quando parte (separa) fica-se com tudo a funcionar (bomba de agua/alternador/direcção assistida), é diferente dos M47) mas se quiseres comprar Febi é marca de qualidade, no E90/91 se não for de caixa auto não se deve trancar o volante do motor com essa peça estás sujeito a partir a cloche da caixa......é trancado nos entalhes da polie da cambota com uma peça especial e não te esqueças do aperto em nm +graus
Cumps
Sim tens razao o termo correto sao chumaceiras e nao rolamentos...já troquei acima.

Nao é porque tenha vibraçoes mas por uma questao de precaver pois a falta do entalhe causa vibraçoes e isso nao é nada bom para as chumaceiras. O volante bimassa já foi trocado quando reparei o motor e deve ter sido nessa altura que me estragaram a polia.

Mas olha que nao sao só as caixas auto que necessitam desta ferramenta porque a minha caixa manual tem a abertura por baixo que serve mesmo para meter esta ferramenta de bloqueio. Aliás no proprio procedimento do TIS descreve para fazer assim para o meu motor/caixa.

Sim já estive a ver isso e o par de aperto sao 100 Nm seguidos de 150º.
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Antigo 08-10-2013, 18:59   #20
Rudy_man
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Bem hoje chegou o pedido do damper Febi bilstein. Ficam aqui umas fotos do material que tem muito bom aspecto e comprado no mister-auto.



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