Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Off-Topic

Notícias

Off-Topic Secção dedicada a carros de outras marcas e assuntos diversos que não se enquadram em Fóruns existentes

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 25-06-2013, 13:53   #1
tiagovieira
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2012
Padrão Curso Mecatrónica.

Boa tarde pessoal.

Ando aqui numas dúvidas. Em que consiste mesmo o curso de mecatrónica? pelo que já entendi trata-se da junção de mecânica e eletrónica. Alguém já aqui tirou este curso? Dá para assim que acabar o 12º ano entrar por exemplo para engenharia automóvel?

Peço desculpa a ignorância mas não estou dentro destes assuntos.

Cumprimentos.

Tiago Vieira.
<a href=http://imageshack.us/photo/my-images/42/img8435ki.jpg/ target=_blank><a href=http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg target=_blank>http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg</a></a>

Uploaded with <a href=http://imageshack.us target=_blank>ImageShack.us</a>
tiagovieira está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 25-06-2013, 15:25   #2
bimmer137
Lavador

Registado em: Jun 2013
Padrão

eu ja fiz esse curso e sim dá para entrar em engenharia automovel.
bimmer137 está desligado   Responder com citação
Antigo 25-06-2013, 16:23   #3
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

Quase de certeza que sim mas basta veres quais são as disciplinas especificas para poderes candidatar-te a Engª Mecânica (Ramo Automóvel). Normalmente pedem Matematica e Fisica e essas disciplinas de certeza que fazem parte do plano de estudos de Mecatronica. Tens de ter em atenção é na Universidade que concorres qual foi o valor da média do ultimo candidato que entrou no ano anterior.
Rudy_man está desligado   Responder com citação
Antigo 25-06-2013, 18:07   #4
tiagovieira
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post
Quase de certeza que sim mas basta veres quais são as disciplinas especificas para poderes candidatar-te a Engª Mecânica (Ramo Automóvel). Normalmente pedem Matematica e Fisica e essas disciplinas de certeza que fazem parte do plano de estudos de Mecatronica. Tens de ter em atenção é na Universidade que concorres qual foi o valor da média do ultimo candidato que entrou no ano anterior.
Boa tarde e obrigado pelas respostas.
A duvida é minha referente ao meu filho que acabou agora o 9 ano e não sabe o que quer. Pensou em seguir ciencias e tecnologia mas precisa de muita matematica e fisico quimica, disciplinas onde nao é forte. Depois disto pensou em humanidades, embora seja facil e goste das disciplinas nao vê futuro nenhum naquilo. Economia nao gosta e os cursos que há na escola sao poucos e nada de jeito. Agora surgiu a ideia deste curso e como ele ate tem uma grande pancada por automoveis e tudo do genero isto era porreiro para ele já que a ideia principal era engenharia automovel.

Cumprimentos.
<a href=http://imageshack.us/photo/my-images/42/img8435ki.jpg/ target=_blank><a href=http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg target=_blank>http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg</a></a>

tiagovieira está desligado   Responder com citação
Antigo 25-06-2013, 19:50   #5
JACosta E46
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tiagovieira Ver Post
Boa tarde e obrigado pelas respostas.
A duvida é minha referente ao meu filho que acabou agora o 9 ano e não sabe o que quer. Pensou em seguir ciencias e tecnologia mas precisa de muita matematica e fisico quimica, disciplinas onde nao é forte. Depois disto pensou em humanidades, embora seja facil e goste das disciplinas nao vê futuro nenhum naquilo. Economia nao gosta e os cursos que há na escola sao poucos e nada de jeito. Agora surgiu a ideia deste curso e como ele ate tem uma grande pancada por automoveis e tudo do genero isto era porreiro para ele já que a ideia principal era engenharia automovel.

Cumprimentos.
Bota pa frente com Ciencias, vais ver que ele não se vai arrepender, todo a volta de Eng. Mecânica tem muita saída.
O caso de ele não gostar de matemática e física é um bocado mais complicado mas não impossível, tudo requer método de estudo e empenho, falo por mim, que no 9 ano o meu forte não era nenhuma das duas e no 10 11 12 comecei a gostar e na universidade foram das primeiras cadeiras que limpei.
Empenho, bubadeiras e mulheres fica o conselho

E46 320td compact 150cv
JACosta E46 está desligado   Responder com citação
Antigo 25-06-2013, 22:03   #6
Rudy_man
Designer Aspirante

Padrão

Eu pessoalmente fiz o 10-12º no âmbito do curso de mecânica que dava a equivalencia a carteira professional e recomendo vivamente qualquer curso de este genero pois dá a opção de no caso de não conseguir entrar na faculdade fica com um curso professional. É verdade que se requere conheimentos aprofundados em matematica, fisica, geomeria descritiva, desenho tenico. No caso de mecatronica acresce-se a parte de eletronica/eletricidade mas isso até se torna uma vantagem. Se o objetivo é seguir Engª Automovel e vejo que será por Leiria, acho que seria a opção mais vantajosa e com beneficios para o futuro.

Tal como diz o JACosta, a matematica e fisica não são disciplinas faceis mas como ciencias exatas requerem dedicação e trabalho, mas como na vida sem isso nada se consegue!
Antigo 06-07-2013, 15:00   #7
tiagovieira
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Boa tarde.

Peço desculpa não cá ter vindo antes.
Então para a semana ele vai lá escolher o que quer seguir e não faz a minima ideia o que seguir.
Tem também a ideia de Humanidades por causa das companhias e de não se esforçar, mas tal como eu também não vê futuro nessa área e pouca ou nenhuma saída existe.

Esse tal curso de mecatrónica, a fisico química, ciencias e matemática são mais facilitadas ou exigem o mesmo grau de dificuldade que seguir ciências normalmente?

Cumprimentos.

Antigo 09-07-2013, 14:12   #8
tiagovieira
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Boa tarde. Alguém consegue dar opinião?

Antigo 09-07-2013, 18:40   #9
santosjoao
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2013
Padrão

Boas,

Eu também tirei um curso profissional numa escola secundária e mesmo tendo matemática, a disciplina é menos aprofundada que em ciências.
Mas se o objectivo é seguir faculdade provavelmente a matemática e ciências que irá ter no curso não chegará para ir fazer o exame nacional de acesso ao ensino superior, eu na altura andei em explicações privadas para fazer o exame nacional.
santosjoao está desligado   Responder com citação
Antigo 09-07-2013, 19:30   #10
Rudy_man
Designer Aspirante

Padrão

Olhe que não doutor, olhe que não!
Pelo menos na minha altura, o exame nacional de Matematica e Fisica era igual para todos!
Isso sim o pessoal de ramo Humanidades nao têm matematica mas sim uma coisa chamada metodos quantitativos que é uma matematica muito basica...muito mesmo.

Se a intençao é seguir Engª Automovel o melhor é começar ja com a matematica e fisica escolhendo o ramo de ciencias ou então esse curso de mecatronica ou curso professional no ramo da mecanica ou electrotecnia.

Eu se fosse ele, escolhia o de Mecatronica pelo gosto pelo motor e pelas possibilidades de futuro, seja acesso ao ensino superior ou ofertas de trabalho como quadro medio.

Amigo sem trabalho e dedicaçao nada se faz!

Última edição por Rudy_man; 09-07-2013 às 19:34.
Antigo 09-07-2013, 19:32   #11
Rudy_man
Designer Aspirante

Padrão

Olhe que não doutor, oulhe que não!
Pelo menos na minha altura, o exame nacional de Matematica e Fisica era igual para todos!
Isso sim o pessoal de ramo Humanidades nao têm matematica mas sim uma coisa chamada metodos quantitativos que é uma matematica muito basica...muito mesmo.

Se a intençao é seguir Engª Automovel o melhor é começar ja com a matematica e fisica escolhendo o ramo de ciencias ou então esse curso de mecatronica ou curso professional no ramo da mecanica ou electrotecnia.

Eu se fosse ele, escolhia o de Mecatronica pelo gosto pelo motor e pelas possibilidades de futuro, seja acesso ao ensino superior ou ofertas de trabalho como quadro medio.

Amigo sem trabalho e dedicaçao nada se faz!
Antigo 13-07-2013, 02:58   #12
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por santosjoao Ver Post
Eu também tirei um curso profissional numa escola secundária e mesmo tendo matemática, a disciplina é menos aprofundada que em ciências.
Mas se o objectivo é seguir faculdade provavelmente a matemática e ciências que irá ter no curso não chegará para ir fazer o exame nacional de acesso ao ensino superior, eu na altura andei em explicações privadas para fazer o exame nacional.
Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post
Olhe que não doutor, olhe que não!
Rudy_man, penso que o que o Santosjoao estava a dizer é que num curso profissional a Matemática é mais "simplificada" do que em ciências.
Depois, como os exames realmente são iguais para todos, os alunos dos cursos profissionais acabam por ter grandes dificuldades.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 13-07-2013, 12:56   #13
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

PS - Se "pretendes" que ele siga Eng Automovel, prepara-te para ele ter de ir estudar para fora (Erasmos?) , ca em portugal que eu saiba não temos nada em "condições" no ramo automovel/mecatronica.

(hoje em dia não "existe" mais mecanica, é tudo mecatronica, qq carro é no minimo 50% mecanica 50% electronica.)

Um amigo meu para se "safar" teve de ir para UK tirar/acabar o curso, e obvio que nada teem a ver com os que se "dão" em Portugal
O projecto final deles, foi literalmente construir um carro para o circuito ingles de rally... "Outra realidade" ...

Em relação as matematicas, acho que poucos são os que gostam disso no 9º, eu "detestava" hehe.
Mas é ai que tens de "pensar" no futuro dele e não no que é mais "facil" de se obter.
A titulo pessoal, olhando p a realidade do mercado, de humanisticas e a quantidade parva de cursos de "treta" que ai existem, devemos ter do universo de "licenciados" por ano, uma taxa de 10/20 % que se entrega no mercado de trabalho, na area do curso que tirou, e o resto continua com 30 a viver as custas dos pais haha (opnião pessoal)

Falo isto no ambito/objectivo dele adquirir conhecimento para se "destacar" no mercado de trabalho.
Como as coisas estão/andam, ser "só" mais um com um curso, não "ajuda" em nada

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
OLD < E36 COUPE > NEW < E36 CABRIO > E36 DIY & TRIBUTE

Última edição por pnogueira; 13-07-2013 às 13:01.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 22-09-2013, 16:43   #14
banjoss
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2013
Padrão

Eu na altura que fiz o curso ainda nao existia mecatronica, foi dos ultimos ate a mudança, pelo menos na minha instituiçao.

Se ele nao e forte em Matematica e Fisica este curso tem bastante das duas.

Tanto mecanica como Electronica tem muito destas disciplinas.

Indo para Engenharia Mecanica ainda vai apertar mais.

Mas se ele se aplicar e arranajar um metodo de estudo consegue
banjoss está desligado   Responder com citação
Antigo 22-09-2013, 17:19   #15
Melodies
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Gostei de ver este interesse no futuro do teu f i l h o ,vejo pouco.

Tudo o que eles disseram fez sentido, humanidades é ficar desempregado...

Seja curso profissional ou ensino normal, agrupamento 1 salvo erro, é como o Rudy disse: pode continuar com engenharia, seja mecânica ou outra qualquer ou pode muito bem arranjar emprego somente com o 12º ano. Não será mais um jovem com o 12º a trabalhar numa loja de centro comercial, será um jovem com uma especialidade que é mais reconhecida, talvez mais bem paga e com certeza que arranjará emprego.

Se a matemática e física é puxado... se fosse fácil seriam todos engenheiros né ?

Acompanhamento constante nessas disciplinas desde o 10º até ao 12º
Melodies está desligado   Responder com citação
Antigo 22-09-2013, 17:22   #16
Melodies
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Gostei de ver este interesse no futuro do teu f i l h o ,vejo pouco.

Tudo o que eles disseram fez sentido, humanidades é ficar desempregado...

Seja curso profissional ou ensino normal, agrupamento 1 salvo erro, é como o Rudy disse: pode continuar com engenharia, seja mecânica ou outra qualquer ou pode muito bem arranjar emprego somente com o 12º ano. Não será mais um jovem com o 12º a trabalhar numa loja de centro comercial, será um jovem com uma especialidade que é mais reconhecida, talvez mais bem paga e com certeza que arranjará emprego.

Se a matemática e física é puxado... se fosse fácil seriam todos engenheiros né ?

Acompanhamento constante nessas disciplinas desde o 10º até ao 12º

Ps: Na futura faculdade terá mais cursos, com saída, que também têm matemática, tipo contabilidade, economia, gestão...
Melodies está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar