Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 02-08-2013, 11:39   #1
sabsoares
Lavador

Registado em: Aug 2013
Padrão Problemas E39 - não acelera

Olá pessoal, sou novo no fórum e estou a precisar de ajuda. Passo a explicar:
- no inicio de Maio deste ano, a minha carrinha BMW 520 de 2001 avariou a caminho de Lisboa, o motor começou a soluçar a 120 e a partir daqui começou a soluçar em velocidades mais baixas.
- todos os testes feitos com maquinas indicaram avaria na bomba de injecção que foi substituída
- a partir daqui, a carrinha simplesmente nao pegava... Até que houve um dia que pegou e o meu mecânico aproveitou e deixou-a na BMW
- neste momento, a carrinha está lá à mais de uma semana, onde foi feita uma reprogramação mas... Apesar de agora pegar sempre, simplesmente nao acelera, carregam no pedal mas nao acelera...

Ninguém consegue perceber o que se passa... Os mecânicos da BMW está intrigados porque as máquinas não dão avarias...

Alguém consegue ajudar-me? Alguém já teve esta avaria? Algum mecânico que já tenha tido um caso destes e saiba o que possa ser?

Obrigado a todos
sabsoares está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 02-08-2013, 12:45   #2
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Acerca da BMW nem vou comentar ... Acho que de "mecanicos" la qq dia so os computadores, o resto são "trocadores de peças" ... Faz-me lembrar um caso de um Isetta, que a BMW se recusou a dar assistencia pois não tinham ninguem qualificado para lhe mecher hehe. Mas adiante que é uma opnião pessoal...

Em relação ao carro isso é a gasolina certo? Motor de origem? Mas le abaixo as regras sff
Sai fumo pelo escape? se sim que cor? e so a frio ou quente? "Opinar" remotamente sem ver nada é "dificil" ...
Ja li muitas coisas dos e3X e infelizmente não posso dizer que as causas sejam sempre "padrão" e/ou faceis de encontrar.

E dos relatos que ja li acerca de problemas semelhantes ao teu, acabam por ser sensores, que ao darem leituras erradas, baralham os restantes.
Mas relembro que n sou mecanico, e o que posso "opinar" sera basiado em relatos e/ou situações que tenho conhecimento

===================

1st things 1st... Não leves a mal mas le as REGRAS e faz a tua APRESENTAÇÃO.
Faz parte das regras

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
OLD < E36 COUPE > NEW < E36 CABRIO > E36 DIY & TRIBUTE

Última edição por pnogueira; 02-08-2013 às 12:57.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 02-08-2013, 14:32   #3
sabsoares
Lavador

Padrão

Boas, obrigado pela resposta.
A carrinha é diesel com motor de origem, tem 250000km. Que eu saiba, não sai fumo, pelo menos quando avariou a primeira vez (bomba de injeção) não deitava fumo, entretanto, nunca mais a vi a funcionar.
Quanto ao frio e quente... neste momento, simplesmente não acelera... seja em que situação for!
sabsoares está desligado   Responder com citação
Antigo 02-08-2013, 15:36   #4
pnogueira
Moderador

Padrão

Quando dizes que não acelera baralhas-me...

O pedal não faz nada? Carregas e nada? Ou não desenvolve mas anda?

Antigo 02-08-2013, 16:13   #5
sabsoares
Lavador

Padrão

Carregam no pedal e o motor nao acelera, nao desenvolve, nao anda!
Antigo 02-08-2013, 16:43   #6
pnogueira
Moderador

Padrão

Mas liga e mantem-se ao ralanti certo?
E dizes que não acusa nenhum erro quando ligado a maquina? Sim é estranho não dar nenhum erro...

Se o carro não pega-se diria logo para verificares o "kill switch" do pedal, mas não é o caso...
A unica vez que ouvi algo assim estava relacionado com o modulo DME/DDE e num caso era o proprio modulo e noutros os fusiveis/relay e num caso especifico era um "curto" no cabo da bateria (n sei se por bat fraca ou qualidade dos cabos) que ao não enviar a corrente certa o modulo não activava...
Não tens hipoteses de experimentar outro modulo ou fazer um teste (multimetro) a corrente da bateria e modulo?
Mas novamente, é estranho, e só estou a "opinar" e não apontar soluções.

Última edição por pnogueira; 02-08-2013 às 17:04.
Antigo 02-08-2013, 17:10   #7
pnogueira
Moderador

Padrão

O e39 tem varios fusiveis "espalhados" (5 sitios) e nem sei se "todos" acusam erros...
Pode ser um tiro no escuro, mas podes "questionar/validar" o estado dos fusiveis ou se os verificaram, e em especial 1 que fica debaixo do banco do passageiro?

Citação:
F109 = 80A, [QSilver7 says this is for the DME (motor electronics)] (rdl says it fuses the Ebox EF1 and the DME relay in the ebox) (rdl says his F109 is 80A)

É que por "norma" so validam os fusiveis/relay do DME na caixa de fuziveis "normal"

Última edição por pnogueira; 02-08-2013 às 17:13.
Antigo 03-08-2013, 09:41   #8
sabsoares
Lavador

Padrão

Epa, espetaculo... Vou falar com o meu mecânico e depois aviso aqui sobre os desenvolvimentos!

Se entretanto mais alguém tiver sugestões ou ideias, agradeço!

Muito obrigado!
Antigo 03-08-2013, 22:57   #9
pnogueira
Moderador

Padrão

Depis da noticias, pois isso não é normal, nem é costume ouvir relatos desse tipo :\
Mas desde ja boa sorte com tudo

Antigo 05-08-2013, 16:07   #10
sabsoares
Lavador

Padrão

Boa tarde, obrigádo pela sua ajuda. Falei à pouco com o meu mecânico e estivemos a rever as suas sugestões e ja foi tudo feito... Ele ja analisou todos os fusíveis, sensor do pedal, etc...

Continuo com o mesmo problema!

A BMW diz que vai experimentar substituir a bomba que existe no deposito de combustível, pode ser que seja esse o problema!
Antigo 05-08-2013, 16:22   #11
pnogueira
Moderador

Padrão

Infelizmente cheira-me mais a problema electrico DME/DDE do que mecanico.
Para testares se a bomba esta boa não é necessario substituila, tiras a bomba fora e testa-as...
Não gastes € com "pode ser" ... o teu mecanico ou tu, que validem isso antes de gastares € numa...
(mas se fosse a bomba acho que tinhas erros no diagonostico... so minha opnião mas nunca se sabe)

Este video não é do e39, mas são semelhantes ou identicas, o 2ª é um e39.

E uma lista de "despistes" que costumam ser "atribuidos" a bomba, valida se é da bomba, antes de investires em "pode ser..."

Citação:
Symptom: Car will turn over, will not start.
Hypothesis: Lack of fuel, air, and/or spark.
Testing hypothesis:

-Unplugged both MAFS, still no start, no change in characteristics of failed start.
-Used diagnostic computer to determine fault in fuel pump relay.
-Replaced fuel pump relay, no change in characteristics. Fault code no longer comes back.
-Do not hear fuel pump "buzzing" when car is on (normally I hear this).
- Four wires go into fuel pump. Do not see any other electrical connections going to fuel pump visually or reviewing schematic on realoem.com
- Visual inspection shows two thick wires (~8 ga) (named Set 1), one brown, one red with brown stripe, and two thin wires (~14 ga) (named Set 2), one brown, other wire color not remembered. Assume brown wires are ground from previous encounters with BMW electrical issues.

Test voltage.
Power is off (key not in ignition). Battery voltage at 10.95 V
Set 1 = 8.3 V
Set 2 = 0.0 V

Power is on (key in ignition, in position 2). Battery voltage at 10.55 V
Set 1 = 8.16 V
Set 2 = 9.65 V

- When swapping positive and negative terminals on voltmeter, values show the inverse (-).
- Jumped power directly from battery. Key position irrelevant, but in Position 2 for this test. Applied voltage to terminals, no result.
- Since the battery is flat from attempts to start, used constant power source at 14.0 V. Same result when attempting to power pump.

Conclusion: Fuel pump failure.

Última edição por pnogueira; 05-08-2013 às 16:28.
Antigo 05-08-2013, 16:36   #12
pnogueira
Moderador

Padrão

É que tou mais virado para que seja o modulo da bomba do que a bomba...
Dai que dizer para testares 1º se a bomba funciona ou não.
O modulo que falo é o EKP (n sei bem q modelo o teu carro usa mas deve ser similar a isto)

Ou assuim:

===============================================

Citação:
We will now test for the fuel pump operating. (see SAFETY NOTE, below, prior to proceeding) Remove the fuel hose where it connects to the fuel rail (or to the pressure regulator assembly or fuel filter …. which ever is more convenient. See the applicable Bentley repair manual for detailed locations). If there is fuel under high pressure at the connection (when you open the connection), you can assume that the pump is running. As a 100% determination, place the open fuel line in a suitable container and turn the key to RUN (Ignition). The pump should run for a couple of seconds and pump fuel into the container. Note that the pump should not continue to run, if the engine is not running. Re-connect the fuel line after testing.

SAFETY NOTE: If the fuel pump is operating, there will be up to 75psi of fuel pressure in the system. Assure that there are no open flames or potential ignition sources in the work area. Wear safety glasses and wrap fuel hose connection with a large rag, to catch the pressurized fuel.

YES, fuel pump is running – Remove the spark plugs and verify that they are clean and dry. Re-install and test to see if the engine will start on starting fluid. If so, perform fuel delivery and pressure tests as outlined in the applicable Bentley repair manual. You may have a faulty fuel pressure regulator.

Fuel Pressure Tester:

NO, fuel pump is not running – go to step 12

12: Test for 12-volts at the fuel pump electrical connections. Using a voltmeter, test for 12-volts between the positive and negative wires for the fuel pump (on most external pumps this can be done with the wire terminals still connected to the pump, on applications that use a harness plug, remove the plug and test the wires in the plug terminals). You should have 12-volts, for a few seconds, when the key is turned to RUN (Ignition). If you repeat the test, you should wait a minute or two between tests, for the fuel pump output to reset (this is because the fuel pump output will turn-off if the engine is not running, as a safety measure).

YES, 12-volts – You likely have a faulty fuel pump. Apply 12-volts directly to the pump to verify that it does not run.

BMW Fuel pump:

NO, 12-volts – go to step 13

13: Verify that the fuel pump fuse is not blown (the Bentley repair manual will detail the fuse locations). As a 100% test, check the fuse with an ohmmeter. Use the Bentley repair manual to locate the fuel pump relay. Jumper the relay as outlined in the Bentley repair manual (terminals 30 & 87 in the relay socket) and repeat the testing in step 12, but without turning on the ignition key. There should be a continuous 12-volts as long as the relay jumper is in place. Remove jumper wire when testing is complete.

YES, 12-volts – Fuel pump relay is likely faulty.

NO, 12-volts – go to step 14

14: Test for 12-volts at terminal 30 in the fuel pump relay socket. There should be continuous 12-volts regardless of key position.

YES, 12-volts – You likely have a short or open circuit between terminal 87 in the relay socket and the fuel pump connection. Further wire/circuit testing will be required.

NO, 12-volts – You likely have a short or open circuit between terminal 30 in the relay socket and the battery power connection at the origination of the input wire . Further wire/circuit testing will be required.

15: On single coil models, test for 12-volts at the coil positive input wire (typically green, see Bentley manual for specific models) when the key is in both the RUN and START positions.

YES, 12-volts – The coil may be faulty, the ECU may be faulty or there may be a wiring problem between the negative wire from the coil and the ECU. Follow the ECU harness plug input/output testing as outlined in the appropriate Bentley repair manual (centering on the negative coil wire). There is likely a wiring problem or the ECU may be faulty. If the harness plug testing is OK, you may wish to replace the coil as a first step. If this does not cure the problem, the ECU may be faulty.

NO, 12-volts – You may have a faulty ignition switch, start relay (automatic transmission only), neutral safety switch (automatic transmission only) or a wiring problem in the circuitry between the switch and the coil input wire. Use the wiring diagrams in the applicable Bentley repair manual for further circuitry testing.
Este "despiste" de problemas/causas acho que est abastante completo, espero que ajude em algo

Última edição por pnogueira; 05-08-2013 às 16:50.
Antigo 10-08-2013, 11:08   #13
sabsoares
Lavador

Padrão Acho que pode estar resolvido

Olá, desculpe a demora a responder, alguns dia de ferias sem net...

Parece que finalmente a questão está resolvida, pelo menos, o que me disse o meu mecânico é que já acelera... Apesar do meu mecânico referir que é muito estranho porque normalmente, nesta carrinha, os sintomas nao seriam estes, após a confirmação de que a bomba do deposito nao estava a funcionar, a sua substituição foi o suficiente para o problema estar resolvido.

Ainda nao tenho a carrinha, ficou na BMW para mais alguns testes mas, se tudo correr bem, durante a semana que vem, devem estar aqui à porta!

Muito obrigado pela sua ajuda! Deu para ir despistando algumas situações!

Caso haja mais alguma coisa que aconteça, volto a postar!
Antigo 11-08-2013, 01:36   #14
pnogueira
Moderador

Padrão

Boa sorte e da noticia depois

Antigo 14-08-2013, 04:08   #15
amarok
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por sabsoares Ver Post
Olá pessoal, sou novo no fórum e estou a precisar de ajuda. Passo a explicar:
- no inicio de Maio deste ano, a minha carrinha BMW 520 de 2001 avariou a caminho de Lisboa, o motor começou a soluçar a 120 e a partir daqui começou a soluçar em velocidades mais baixas.
- todos os testes feitos com maquinas indicaram avaria na bomba de injecção que foi substituída
- a partir daqui, a carrinha simplesmente nao pegava... Até que houve um dia que pegou e o meu mecânico aproveitou e deixou-a na BMW
- neste momento, a carrinha está lá à mais de uma semana, onde foi feita uma reprogramação mas... Apesar de agora pegar sempre, simplesmente nao acelera, carregam no pedal mas nao acelera...

Ninguém consegue perceber o que se passa... Os mecânicos da BMW está intrigados porque as máquinas não dão avarias...

Alguém consegue ajudar-me? Alguém já teve esta avaria? Algum mecânico que já tenha tido um caso destes e saiba o que possa ser?

Obrigado a todos
conectores do potenciometro do acelarador,o acelarador noa e de cabo mas sim de potenciometro,pode o dito potenciometro estar avariado e nao emitir qualquer sinal de im pulso a centralina e dai nao acelarar,ora se nao emite sinal,o computador nao acusa nada,mas isto sou eu a divagar,mas começava por ai,alem de que um potenciometro nao deve ser muito caro,tive uma clio dci que me provocou um acidente numa ultrapassagem a conta disso,de repente nao acelarou e para nao levar com um torrestir na frente tive de empurrar uma megane para o muro...Foram 600 euros de arranjo,dos quais 54 foram para o dito potenciometro
amarok está desligado   Responder com citação
Antigo 14-08-2013, 10:48   #16
pnogueira
Moderador

Padrão

Os sintomas dele eram outros, tanto que começou por "soluçar"
Sendo que ja esta resolvido e detectado o problem a e era da bomba.
Presumo q n tenhas lido o post ate ao fim

Antigo 15-08-2013, 20:02   #17
amarok
Ajudante de Mecânico

Padrão

ok,problema solucionado é o que interessa,a minha opiniao é irrelevante
amarok está desligado   Responder com citação
Resposta

Tags
avaria, bmw 520, e39, nao acelera

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar