Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 10-10-2009, 01:47   #1
Meje
Lavador

Registado em: Oct 2009
Padrão 320d 30.000 km com problemas na embraiagem

aros amantes do mundo automóvel, em especial dos automóveis BMW, estou com um problema e gastava de obter algumas opiniões/ajudas.

Adquiri um 320d em Dezembro de 2008, novo, na Baviera. Tratava-se de um carro que já pertencia a um Stand, mais especificamente à Baviera do Algarve e estava no parque da BMW no Carregado.

Desde cedo achei que duas coisas não estavam bem no carro (embraiagem e travão de mão).

Achei que a embraiagem tremia demais em pequenas subidas a arrancar. Conduzo há 7 anos, tive vários carros e sinto-me bastante à vontade a conduzir. Testei várias vezes com muito cuidado a combinação embraiagem acelerador e pareceu-me anormal a vibração.

Quando fui meter o carro a fazer primeira revisão, na Baviera do Parque das Nações, reportei os problemas e aguardei. Ainda considerava a remota hipótese de ser normal, porque nunca tinha conduzido nenhum BMW e por exemplo a caixa de velocidades é duríssima e já me explicaram que é normal num BMW.

Após mais de uma semana com o carro na Baviera, depois de me terem dito que de facto não é uma situação normal e que estavam a tentar identificar o problema e testar reprogramações, em contacto com a BMW Portugal e a ponderar a substituição da embraiagem, eu enviei-lhes um fax a dizer que se o carro ficasse mais uma semana retido para eles avaliarem o problema, queria que me disponibilizassem um veículo de substituição, visto tratar-se de uma intervenção no âmbito da garantia.

Disseram que a garantia apenas cobria as reparações, que não incluía veículo de substituição. Disse-lhes que não aceitava isso que ia enviar outro fax a expor a minha posição e que ia dar conhecimento do mesmo à BMW Portugal. Foi uma longa exposição onde expliquei que era completamente alheio aos motivos da imobilização do veículo nas instalações deles e que achava que a BMW teria de assumir as responsabilidades dos danos que a indisponibilidade do veículo me causava, disponibilizando um veículo de substituição.

Passado duas horas ligam-me a dizer que posso ir buscar o veículo porque não conseguem resolver o problema, que é um problema que surgiu com os primeiros BMW's que saíram após o facelift e que só em Dezembro é que vai poder testar uma nova reprogramação para ver se o problema fica resolvido. E que se não resolver nessa altura vão abrir a caixa de velocidades e o sistema de embraiagem para ver se é efectivamente defeito de fabrico ou desgaste!

Expliquei-lhes que era ridiculo falarem em desgaste, num carro com 30.000 km em que cerca de 70% dos km's foram feitos em AE, algo que posso provar com a Via Verde. Solicitei-lhes que me coloquem a posição deles por escrito, pois tudo o que eles me dizem é através de contactos telefónicos.

O que quero saber:

Alguém sabe de algum problema deste tipo nos primeiros BMW's pós facelift?
Há algum departamento especifico da BMW Portugal para tratar destes casos (vou estar na manhã de 2ªfeira junto à BMW Portugal e posso deslocar-me lá pessoalmente para falar com eles)?
Acham isto normal? Há forma de eu verificar se o carro fez km's antes de eu o comprar?

Vou buscar o carro, pois preciso dele e tenho tudo registado com faxes que enviei à Baviera e que vou dar conhecimento à BMW Portugal.

No minimo acho isto tudo muito estranho.
Meje está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 10-10-2009, 11:45   #2
torpedo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

BMW no carregado? Explique lá onde é isso? Trabalho lá e não conheço.
Abraço
torpedo está desligado   Responder com citação
Antigo 10-10-2009, 16:14   #3
Meje
Lavador

Padrão

Posso tentar descobrir onde é, eu moro muito perto do carregado.

Não sei se é apenas da BMW. Julgo que é um "depósito" onde têm os veículos antes de terem destino.
Meje está desligado   Responder com citação
Antigo 11-10-2009, 11:22   #4
torpedo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas,
Existe o grupo vw, opel, audi agora bmw desconheço
torpedo está desligado   Responder com citação
Antigo 11-10-2009, 23:26   #5
M-Maika
Moderador

Registado em: Oct 2008
Padrão

Falando da situação em causa não me parece muito normal o que lhe aconteceu.

Tenho um 320d que também adquiri novo e a embraiagem já leva cerca de 90000 kms e ainda está para rolar por muitos mais kms espero eu. Outros membros do fórum que digam o quanto duraram as suas embraiagens ou quantos kms já fizeram....

Em relação ás suas questões, desconheço algum problema do género nas versões com facelift.
Não me parece que haja algum departamento específico para tratar destes problemas senão mesmo a BMW Portugal.
A questão se já fizeram kms antes de te venderem o carro, se calhar num mecânico basta eles meterem o carro á máquina que conseguem provavelmente saber os kms reais.

Eu se fosse a ti, ripostava forte e feio.
Eles têm de te substituir a embraiagem sobre a garantia e mais nada.

Cumprimentos,

Maika
EDC ( electronic damper control )
Jantes 19 OZ Ultraleggera HLT
GruppeM Ram AIR com filtro ar K&N
Escape completo SuperSprint Race

Projecto: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=70

Fotos BMW M3: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=2
Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
M-Maika está desligado   Responder com citação
Antigo 22-10-2009, 23:30   #6
AC23
Lavador

Padrão

Caro Meje,

Também sou proprietário de um E91 LCI Pack M de outubro de 2009.
Infelizmente, o meu carro também tem esse problema, para além de mais alguns!
Efectivamente em subidas/descidas, ao largar a embraiagem o carro começa a tremer de tal forma que parece que se vai desfazer. Tanto quanto sei, é um problema conhecido da BMWPT inclusive também verificado nos S1. Os técnicos dizem que não há nada a fazer de momento, enquanto não sair uma nova actualização de software.
É algo que me desagrada imenso. Causa um certo incómodo e a percepção de que algo se esta a danificar, como é o caso da embraiagem. Ouvi dizer que provalvelmente a partir de Novembro ja esteja disponivel solução para o problema, até lá é esperar...

Posso considerar, partindo do principio que só tens essa anomalia no teu carro, que até tens tido muita sorte, ao contrário de mim.
Dou alguns exemplos;

- Barulho na zona da direcção principalmente ao curvar para a direita quando se passa em piso irregular. Já trocaram a caixa direcção e continua igual. Os reparadores e a BMWPT, tem conhecimento do barulho, no entanto limitam-se a responder que se trata de uma caracteristica da viatura e que nada mais há a fazer!

- barulho nas portas, do tipo ranger, no cruzamento de eixos ou uma lomba estrada.
Já efectuaram algumas operacoes, como a troca das borrachas dos vidros, mas o barulho lá voltou.

- trepidação no xenon. Substituiram os suportes das ópticas, resolveu na óptica do l/ dto. mas na esq. nem por isso... continua a tremer.

- ao colocar motor a trabalhar fazia um "chrec"; substituiram um tensor e uma correia.
De momento está ok.

Neste momento aguardo uma resposta por parte da BMWPT, a um email que lhes enviei a 18/09/2009, a referir todas estas situações e a demonstrar que não estou disposto a ficar com o meu carro nestas condições. Das duas uma, ou ignoraram o email ou estão a achar uma solução para os problemas (pouco provavel) Vou esperar mais uma semana, não respondendo irei agir de outra forma.

Na minha prespectiva, aliada também a outras situações que conheco posso dizer que como seviço pós-venda, a BMW está muito abaixo do esperado desta marca. Desde os reparadores, que pouco empenho e profissionalismo apresentam ter para a resolução dos problemas, e por outro lado o Costumer Service da BMWPT, que estão nas tintas para as queixas dos seus clientes.

Cumprimentos
AC23 está desligado   Responder com citação
Antigo 23-10-2009, 08:36   #7
B.Pinheiro
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jun 2009
Padrão

Posso dizer que esse problema infelizmente é muito comum nos motores 177cv.

A BMW Potugal está mais que ocorrente deste caso, pois ele já é mais que conhecido.
Só resta esperar e vêr se resolvem com a tal actualização de software.

Powered by DM
Antigo 23-10-2009, 10:48   #8
ickas_pt
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Sep 2009
Padrão

Boas,

O meu já leva 170.000 km e a embraiagem continua de origem

Até à data nunca tive problemas. Essa trepidação que falam, já a senti 2 ou 3 vezes apenas ao sair da minha garagem, que por sinal até é plana...

Mas parece-me que o problema, se é que é problema, não é exclusivo dos E90, pois na minha antiga E46 também senti essa trepidação algumas (poucas) vezes, e sempre ao sair de casa, nunca em andamento ou em subidas.

Quanto aos ruídos dos vidros, também me irritam de morte , mas parece que não há nada a fazer. O que eu faço, é passar um pouco de WD40 com um pano na borracha da porta e na calha onde a borracha encosta e pelo menos durante 2 ou 3 semanas acabou-se o ranger... Mas também era um problema que tinha na minha E46...

Quanto ao xenon, também noto essa trepidação, mas só em paralelo. Outro problema que também tinha na E46...

São coisinhas chatas, mas que não considero efectivamente como sendo um "problema"
ickas_pt está desligado   Responder com citação
Antigo 23-10-2009, 11:52   #9
B.Pinheiro
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jun 2009
Padrão

A tripidação tambem noto, mas nada demais.
Pois com a optimas estradas que temos não podemos pedir muito.
Nota-se a trepidação mas como também tenho suspensão M, mais dura e então no S1 é que ela é dura. Mais que no S3.

Acho que a tripidação é aceitável.

Powered by DM
Antigo 25-10-2009, 22:45   #10
Meje
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por AC23 Ver Post
Caro Meje,

Também sou proprietário de um E91 LCI Pack M de outubro de 2009.
Infelizmente, o meu carro também tem esse problema, para além de mais alguns!
Efectivamente em subidas/descidas, ao largar a embraiagem o carro começa a tremer de tal forma que parece que se vai desfazer. Tanto quanto sei, é um problema conhecido da BMWPT inclusive também verificado nos S1. Os técnicos dizem que não há nada a fazer de momento, enquanto não sair uma nova actualização de software.
É algo que me desagrada imenso. Causa um certo incómodo e a percepção de que algo se esta a danificar, como é o caso da embraiagem. Ouvi dizer que provalvelmente a partir de Novembro ja esteja disponivel solução para o problema, até lá é esperar...

Posso considerar, partindo do principio que só tens essa anomalia no teu carro, que até tens tido muita sorte, ao contrário de mim.
Dou alguns exemplos;

- Barulho na zona da direcção principalmente ao curvar para a direita quando se passa em piso irregular. Já trocaram a caixa direcção e continua igual. Os reparadores e a BMWPT, tem conhecimento do barulho, no entanto limitam-se a responder que se trata de uma caracteristica da viatura e que nada mais há a fazer!

- barulho nas portas, do tipo ranger, no cruzamento de eixos ou uma lomba estrada.
Já efectuaram algumas operacoes, como a troca das borrachas dos vidros, mas o barulho lá voltou.

- trepidação no xenon. Substituiram os suportes das ópticas, resolveu na óptica do l/ dto. mas na esq. nem por isso... continua a tremer.

- ao colocar motor a trabalhar fazia um "chrec"; substituiram um tensor e uma correia.
De momento está ok.

Neste momento aguardo uma resposta por parte da BMWPT, a um email que lhes enviei a 18/09/2009, a referir todas estas situações e a demonstrar que não estou disposto a ficar com o meu carro nestas condições. Das duas uma, ou ignoraram o email ou estão a achar uma solução para os problemas (pouco provavel) Vou esperar mais uma semana, não respondendo irei agir de outra forma.

Na minha prespectiva, aliada também a outras situações que conheco posso dizer que como seviço pós-venda, a BMW está muito abaixo do esperado desta marca. Desde os reparadores, que pouco empenho e profissionalismo apresentam ter para a resolução dos problemas, e por outro lado o Costumer Service da BMWPT, que estão nas tintas para as queixas dos seus clientes.

Cumprimentos
Tens alguma novidade? Eu estou a ponderar enviar um e-mail à BMW alemã, para ver se surte algum efeito...
Antigo 26-10-2009, 00:43   #11
AC23
Lavador

Padrão

Ainda não me responderam! Como disse, aguardo resposta desde 18/09/2009. Também já ponderei essa hipótese. Provavelmente vai ser o que vou fazer.
Por acaso não tens o email da BMW Alemanha?

No teu carro, verificas algumas das anomalias que se verificam no meu?
Antigo 01-11-2009, 01:46   #12
Meje
Lavador

Padrão

Não tendo uma referência para comparar é difícil questionar certas coisas.

Como posso saber se o barulho que o carro faz a pegar é o normal?! Sei que não é igual a um carro em que se tenha de rodar uma chave até pegar...

Apenas sinto o tremer da embraiagem, porque em carros de segmentos muito inferiores não o sentia, logo achei estranho no meu.

De resto, como mudei de um carro muito inferior para o 320d, tudo me parece excelente, nomeadamente a insonorização.

O e-mail geral da bmw alemã é kundenbetreuung@bmw.de
Antigo 08-11-2009, 22:28   #13
Meje
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ickas_pt Ver Post
A trepidação da embraiagem, para mim pode eventualmente ser do "ponto de embraiagem" ser mal calculado... Daí o carro tremer um bocado...

Quanto aos farois, eles tremem ligeiramente em paralelo, mas associo isso ao facto de serem adaptativos e estão constantemente em movimento, sendo que no paralelo se nota mais...
Se leres o que foi escrito, podes ver que verbalmente a BMW Portugal já me assumiu que se trata de um problema de programação que faz com que o carro não assuma o binario apropriado no intervalo entre as 900 e 1200 rotações.
Antigo 17-11-2009, 03:41   #14
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Meje Ver Post
Se leres o que foi escrito, podes ver que verbalmente a BMW Portugal já me assumiu que se trata de um problema de programação que faz com que o carro não assuma o binario apropriado no intervalo entre as 900 e 1200 rotações.
O carro não assume nem deixa de assumir nada (no caso de uma caixa manual).
O problema é outro e eles estão a sacudir a água do capote porque não sabem o que é.

No caso de uma caixa automática ou então SMG é que o software de gestão da caixa podia "assumir" o que quer que fosse.
Aliás, já houve problemas com as caixas SMG que foram corrigidos com uma simples actualização ao software da caixa.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2009, 11:14   #15
ickas_pt
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Sep 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
O carro não assume nem deixa de assumir nada (no caso de uma caixa manual).
O problema é outro e eles estão a sacudir a água do capote porque não sabem o que é.

No caso de uma caixa automática ou então SMG é que o software de gestão da caixa podia "assumir" o que quer que fosse.
Aliás, já houve problemas com as caixas SMG que foram corrigidos com uma simples actualização ao software da caixa.
Pois, eu também achei essa questão do assumir um pouco estranha. Continuo a pensar que se trata de um problema do ponto de embraiagem, pois das poucas vezes em que notei essa "tremideira", bastou um pouco de acelerador ou uma ligeira pressão no pedal da embraiagem para deixar de a sentir...
ickas_pt está desligado   Responder com citação
Antigo 19-11-2009, 02:45   #16
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ickas_pt Ver Post
das poucas vezes em que notei essa "tremideira", bastou um pouco de acelerador ou uma ligeira pressão no pedal da embraiagem para deixar de a sentir...
Yeap, felizmente o meu nunca fez esse efeito de "tremideira", mas já conduzi mais do que 1 BMW em que realmente isso acontece.
Mas, basta acelerar ligeiramente mais e largar a embraiagem suavemente que já não treme nada.

Por outro lado, também sei de casos em que a "tremideira" era mesmo forte e só ficou resolvida depois de levar uma bimassa nova.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Antigo 25-11-2009, 15:34   #17
AC23
Lavador

Padrão

Caro Meje,

Relativamente à situação da vibração da embraiagem... a BMWPT aconselhou-me a levar a viatura ao reparador para se proceder à correcção da vibração. Assim o fiz, levantei ontem a viatura! Não me resolveram o problema... a vibracao continua e agora fiquei com outra situação... como me alteraram a gestão do motor, ao arrancar nota-se uma diferença na aceleração, está mais acelerada e quando largas a embraiagem e sente-se um "solavanco". Resumindo; a solução não passa pela actualização de software...
Já fizeram alguma coisa ao teu?
Antigo 09-03-2010, 14:35   #18
Brito
Lavador

Registado em: Mar 2010
Padrão

Boa tarde.
O meu carro também tem esse problema de trepidação.
Ja mudaram coisas na caixa de velocidades, ja reprogramaram até antes disso, e ao princípio parecia que estava tudo resolvido, mas o problema está novamente a voltar a surgir...
O tempo la vai passando. Estou neste momento em novos contactos com a oficina a ver se me arranjam solução.
Será que alguém tem para contar uma história de sucesso? ou seja, quem tenha tido esse problema e neste momento esteja reparado? Se sim, como foi que fizeram?
Cumprimentos.
Brito está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2010, 18:32   #19
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

Boas,
este tópico mete medo...

O meu 320d coupe M E92 que faz este mês 1 ano, também já foi á BMW para ver um barulho esquesito que vinha da frente principalmente em piso irregular como é o caso da calçada.
disseram me que provavelmente seria "algo" desapertado, mas que não havia qualquer problema circular com o carro...

em relação á embraiagem também já senti a tal "turpidação" mas penso que fui eu que fiz mal o ponto de embraiagem...

nas luzes acho que também já vi mas é algo que não me preocupa, porque parece-me normal...

cpm
pmomarques está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2010, 21:06   #20
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
este tópico mete medo...
Medo? Medo é o facto de em certos carros da Fiat e da VW as rodas soltarem-se em andamento.
Ambas as marcas fizeram um recall recentemente para corrigir os respectivos problemas.

Ou dando outro exemplo,o facto do VW Fox ser capaz de decepar os dedos de quem rebate o banco traseiro.

Penso que, isso sim são situações que metem medo...
Uma vibração é (sem a menor dúvida) motivo para estar aborrecido e insatisfeito. Mas, medo?

Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar