Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 22-03-2010, 12:35   #1
coelho
Lavador

Registado em: Mar 2010
Padrão Dívida jante de 17" ou 18" e RunFlat

Obrigado a todos pelas respostas.

Já agora aproveito para pedir a vossa opinião.

Ando a pensar trocar de jantes, embora esteja equipado com 17" e pneus RFT, a dúvida é se mantenho a mesma medida ou altero para 18".

O carro com os pneus RFT já se torna mais duro, queria a opinião de quem tem 18", se deminuido no pneu se notará ainda mais dureza.

Cumprimentos
coelho está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 22-03-2010, 12:43   #2
José Novo
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2009
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para José Novo
Padrão

Boas,

De nada, estamos aqui para ajudar!

Eu tenho um e90 com jante 18" e acho (minha opinião) a medida ideal, excelente segurança, em relação ao conforto claro que numa jantes de medida inferior e um pneu mais alto sentes menos mas quanto a mim não trocava por jante 17", consegue-se ter um bom conforto com jante 18".
Não convém andar com o carro em pisos com muitos buracos.

Quanto aos pneus não uso RFT.
Antigo 22-03-2010, 12:49   #3
coelho
Lavador

Padrão

Já agora

Muito se houve falar acerca da perda de estabelidade em troca para pneus não RFT, uma vez que a suspensão vem preparada para o efeito.

Qual é a opinião de quem já trocou? E suplente não há
coelho está desligado   Responder com citação
Antigo 22-03-2010, 13:56   #4
Edgar
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Edgar
Padrão

boas eu tenho jante 18" com pneu RFT e digo uma coisa a carrinha no meu caso tem uma seguraça absoluta, uso tambem jante 17" no Inverno , a nivel de conforto nota se um bocadinho a diferença mas nao muito, quanto ha segurança sente-se o carro um bocadinho mais "solto do alcatrao". A minha opiniao acho que a jante 18" com pneu RFT é o ideal para os nossos carros, mas é so a minha opiniao.

Edgar

BMW 330 XI E91 307 cv (mod.)

http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=30
Edgar está desligado   Responder com citação
Antigo 08-04-2010, 14:18   #5
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

Amigos,

fez ontem uma semana que troquei as jantes de 17 (com pneu Runflat) originais da BMW por jantes de 18 (também com pneu Runflat). Fiquei muito surpreendido. Sabia que ia ganhar em curva, travagem , estabilidade..., mas, o que me surpreendeu mais foi o ganho em termos de conforto. Em vez de ter um carro mais rijo, nada disso, ficou muito melhor do que estava; talvez para isso contribua a troca da marca de pneus... pois tinha Continental Sport Contact em 17 e agora fiquei com Micheil Pilot Sport em 18. Recomendo vivamente !

Cumpts, Luis
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 08-04-2010, 22:55   #6
pmomarques
Designer Aspirante

Padrão

boas
é só mais uma opinião
tenho jantes 18 com michelin pilot sport RFT e estou bastante satisfeito com o comportamente do meu carro, é claro que tenho que ter cuidado com as irregularidades da estrada, promenores...
Antigo 13-04-2010, 09:42   #7
Swimmer
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Magal,

caso a bagageira do E92 seja igual à do E90 (o meu carro) e penso que é o caso..., não tens na mesma o compartimento suficientemente por baixo da base em alcatifa para colocares o dito suplente (o espaço que lá está não dá nem para colocar a roda de emergência, vulgarmente conhecido como "Bolo-Rei").
Na minha opinião tens apenas 3 possibiliaddes;

1ª pneus RUNFLAT
2ª caso não tenhas pneus Runflat, comprares um Kit ANTÍ-FURO
3ª se pretenderes mesmo uma 5ª roda no carro (indepedentemente do tipo de pneu que tens...), a ùnica possibilidade é colocares a mesma dentro da bagageira (....o mais bem arrumada possível para não te roubar muito espaço) !

Cumpts, Luis
Swimmer está desligado   Responder com citação
Antigo 26-08-2010, 15:54   #8
335d branquinha
Lavador

Registado em: Aug 2010
Padrão Usar runflat ou não?

gostava de saber as opiniões sobre o uso de runflat ou pneus normais?

eu ja vou deixar a minha opinião:

Tenho uma e91 335d, quando a comprei ela vinha com pneus runflat, e acho que os pneus são bons, mas duros, e quando se vai a curvar rapido com runflat quando se trava ou se largar o acelerador ou se corrigi uma curva a carrinha começa a fugir de traseira(parece uma mauluca), a 2 dias que estou a usar pneus normais e o que noto que afinal a e91 a curvar é um espectaculo, nunca tive um carro a curvar tão rapido e com segurança, nunca tive tanta confiança como tenho agora a curvar com a minha "branquinha", ja andei a pensar trocar de suspensões, agora ja nao penso, que espectaculo a 35d com pneus normais!!!!!
335d branquinha está desligado   Responder com citação
Antigo 26-08-2010, 18:08   #9
Raziel
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2010
Padrão

o meu e90 tambem veio com runflat. ainda não troquei mas não vou por runflat. precisamente pelas razões que nomeaste. a maioria das pessoas diz isso. e tambem por serem mais caros como é óbvio!
Raziel está desligado   Responder com citação
Antigo 26-08-2010, 23:56   #10
MikeF
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Ora que bom saber a tua experiência!
O que tenho visto mais é malta a nos meter medo de passar de runflat para normais porque supostamente o carro fica instável!
Muita malta parece que gostava de passar de runflat para normais por causa do conforto.

Às tantas o que acontece é que os runflat são tão duros que o carro se comporta um pouco como se não tivesse amortecimento e perde aderência mais facilmente.
Já agora, que tamanho são as tuas jantes?
MikeF está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 00:44   #11
Raziel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MikeF Ver Post
Ora que bom saber a tua experiência!
O que tenho visto mais é malta a nos meter medo de passar de runflat para normais porque supostamente o carro fica instável!
Muita malta parece que gostava de passar de runflat para normais por causa do conforto.

Às tantas o que acontece é que os runflat são tão duros que o carro se comporta um pouco como se não tivesse amortecimento e perde aderência mais facilmente.
Já agora, que tamanho são as tuas jantes?
as minhas são 19. e o carro até é bastante confortavel, pelo menos em estrada normal. tambem é bastante seguro. nunca conduzi carro mais seguro. como disse no post anterior ainda tenho os runflat de origem e ainda me devem durar alguns meses. mas depois vou meter pneus normais. já várias pessoas me disseram que o carro fica bem mais confortavel e ainda mais seguro com pneus normais. ficarei a saber por experiencia propria daqui a uns meses!
Raziel está desligado   Responder com citação
Antigo 27-08-2010, 09:33   #12
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Eu é como já disse noutro tópico para mim runflat não valem a pena tinha runflat quando tinha jante 17" desde que mudei para 19" pneu normal maravilha não tenho nada a dizer praticamente não noto diferença a nível de conforto entre estas e as 17"

Em curva também não noto nada antes pelo contrario quando muito sinto agora uma maior aderência (também porque passei de pneu 225 para 285)

Isto para não falar na diferença de preço dos pneus

Abraço
Antigo 27-08-2010, 10:00   #13
Edgar
Ajudante de Mecânico

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Edgar
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por 335d branquinha Ver Post
gostava de saber as opiniões sobre o uso de runflat ou pneus normais?

eu ja vou deixar a minha opinião:

Tenho uma e91 335d, quando a comprei ela vinha com pneus runflat, e acho que os pneus são bons, mas duros, e quando se vai a curvar rapido com runflat quando se trava ou se largar o acelerador ou se corrigi uma curva a carrinha começa a fugir de traseira(parece uma mauluca), a 2 dias que estou a usar pneus normais e o que noto que afinal a e91 a curvar é um espectaculo, nunca tive um carro a curvar tão rapido e com segurança, nunca tive tanta confiança como tenho agora a curvar com a minha "branquinha", ja andei a pensar trocar de suspensões, agora ja nao penso, que espectaculo a 35d com pneus normais!!!!!
eu tenho uma e91 330xi com pneus runflat e nunca senti a carrinha a fugir de traseira...pneus normais num carro destes ,pelo menos a marca na Alemanha nao aconselha, e a minha opiniao..

Edgar

BMW 330 XI E91 307 cv (mod.)

http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=30
Edgar está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2010, 15:43   #14
335d branquinha
Lavador

Registado em: Aug 2010
Padrão

amanha vou a uma oficina alinhar a direcção, e o gajo diz que vai ficar resolvido o meu problema, amanha é que vou tirar a prova dos "3", ele garante que nao vai fugir mais em curva como foge agora, nada é impossivel.
335d branquinha está desligado   Responder com citação
Antigo 09-08-2011, 16:46   #15
oscarfcn
Aprendiz de Mecânico

Padrão O grande tópico dos Pneus Runflat vs Normais

criei este tópico porque acho importante a informação para todos aqueles que, são possuidores de veículos em que originalmente vêm equipados de pneus runflat. O mesmo aconteceu comigo e quando chegou a altura de trocar de pneus e me informaram dos preços (+ou- 210 €/pneu), até me caíram os guizos ao chão
é normal que logo a seguir, como qualquer um faria, perguntei se era possível colocar dos normais, até porque com o preço de um pneu runflat consegue-se colocar dois dos normais.como ouvi várias opiniões diferentes, achei por bem seguir o meu instinto que me dizia que não havia motivo do porquê não poder levar pneus normais.
o meu primeiro erro foi colocar apenas 2 pneus normais, e ainda por cima nas rodas traseiras.a consequência disto levou o carro apartir dos 80km/h a fugir de traseira, era como se estivesse-mos a conduzir no meio de um furacão (fugia para os lados alternadamente).
de seguida troquei os pneus normais para a frente e os runflat para trás. notei uma ligeira diferença pela positiva, conseguia atingir os 120 km/h sem problema, mas ainda com alguma instabilidade.
já sem nada a perder, troquei os últimos pneus runflat por normais ficando assim já com os quatro.
CONCLUSÃO: o carro ficou muito mais confortável e cheguei já a atingir os 220km/h sem qualquer problema. agora não vou mentir, que até porque desde 2001 que só conduzo BMW, e todos nós sabemos o quanto a condução desta marca é mais dura de suspensão e até agressiva, com este conforto todo sinto-me um bocado inseguro na condução,é como se o carro oscilasse(como as banheiras da passat e audi, sem querer ofender susceptibilidades), mas como muitos dizem é uma questão de hábito.
oscarfcn está desligado   Responder com citação
Antigo 09-08-2011, 19:53   #16
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2011
Padrão

boas , tb troquei os meus de tras que eram runflat por normais acho que o carro fica a fugir um bocado pois os da frente sao rf ( a minha mulher diz que é da minha cabeça) acham que é só da minha cabeça ou devo de meter os 4 iguais?
jpaulo78 está desligado   Responder com citação
Antigo 09-08-2011, 22:34   #17
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2011
Padrão

É normal o carro ter menos segurança, pois o pneu normal é mais mole, principalmente as paredes laterais do pneu e é normal que abane mais e por sua vez ser menos seguro. Eu condução desportiva o pneu vai dobrar muito mais e por conseguinte curva menos. Tem também o inconveniente de poder danificar mais depressa as jantes pois ao dobrar o pneu é natural que a mocada chegue à jante.
Também tem vantagens, tal como foi dito, o facto de ser mais mole torna o habitaculo mais confortavel e para quem não faz uma condução desportiva é uma vantagem.
Tenho também como experiência pessoal, o facto de ter neste momento runflat e reparei à poucos dias que tenho duas mocadas das jantes e nem sequer marca no pneu tem. o que quer dizer que o facto do pneu ser rijo fez com que este não se danificasse. Na minha anterior viatura sem pneus runflat, no mesmo buraco rebentei 2 pneus e penso que se tivesse runflat tinha aguentado o impacto.
Miguel Duarte está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 13:42   #18
giwasa
Ajudante de Mecânico

Padrão

ja falei noutro topico mas aqui vai outra vez.

os bmw actuais veem de fabrica com runflat, todos menos os M.
Sendo assim a suspensao vem mais mole que o normal. ou seja para compensar a rigidez extrema do runflat tem de der um setup mais mole.

depois quando se coloca non runflat o carro fica inguiavel.
com menos estabilidade.
quem anda mais devagar se calhar nao nota muito. agora quem anda mais depressa vai notar sempre um pouco de instabilidade e o carro mais mole.

o ideal seria meter non runflat e logo uma suspensao mola/amortecedor mais rijo.

assim fica a curvar muito bem e com acesso a pneus mais baratos.

link do projecto:
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=4958
giwasa está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 14:38   #19
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2011
Padrão

desculpa la mas ainda ontem tive na bmw de corroios e eles teem la carros novissimos a venda sem runflat tanto serie 1 como serie 3
jpaulo78 está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 15:11   #20
oscarfcn
Aprendiz de Mecânico

Padrão

o giwasa tem razão. outra diferença que se nota na troca de pneus non runflat, é na rotação da direcção. o carro corresponde a uma menor rotação do volante, e até se pode tornar perigoso ao efectuar uma manobra rápida de alguma urgência. mas penso que a solução mais económica e segura será mesmo a troca da suspenção. agora como jpaulo78 disse em relação aos modelos novos, acharia por bem que a BMW não "obrigasse" os seus futuros clientes ao uso de pneus runflat.
Um grande erro da BMW foi, a meu ver, além do uso obrigatório de pneus runflat, não deixar o uso como uma opção tal como outras marcas. digo-vos isto porque o meu carro não veio com espaço nem sequer solução possível para o uso de pneu subselente.como é que eu faço? no meu caso como possuidor já do sistema cic idrive, tenho a vantagem de ser avisado por este sistema à mínima perda possível de ar num pneu. cabe-me a seguir parar o carro, avaliar a situação, e em caso de furo chamar o reboque. espero não estar com pressa, porque além de o reboque me levar ao local de destino, ainda poupo no combustível
oscarfcn está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar