Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Ver Resultados da votação: Corrente de distribuição
Tenho motor N47 (177cv) e tive que reparar corrente de distribuição 20 19.80%
Tenho motor N47 (177cv) e nunca tive de reparar corrente de distribuição 66 65.35%
Tenho motor N47N (184cv) e tive que reparar corrente de distribuição 3 2.97%
Tenho motor N47N (184cv) e nunca tive de reparar corrente de distribuição 13 12.87%
Votação de Múltipla Escolha. Eleitores: 101. Você não pode participar nessa votação

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 17-09-2013, 10:28   #1161
Blasar
Lavador

Registado em: Jul 2012
Padrão

Boas!!

Evidentemente, esta estatística pouco valor científico tem, mas, e sem entrar em futurologia, este problema é tão grave e reconhecido, que há pouca gente ligado ao ramo automóvel, nomeadamente à BMW que não ouviu falar de casos semelhantes.

Eu, só do meu rol de conhecidos, de 3 pessoas que conheço que têm esta motorização, 2 delas já têm os sintomas típicos e começam a preparar-se para resolver o problema, antes que seja pior a emenda do que o soneto.

Como é óbvio, todas as marcas sofrem de problemas semelhantes, mas não deixa de ser um facto lamentável, tanto mais quando se trata de uma marca premium que tanto prestígio granjeou.

Era preciso que todos os afectados se unissem e definissem uma estratégia legal concertada, mas pouca gente se daria a esse trabalho.

Cumprimentos.
Blasar está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 12:40   #1162
tiago318
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Sep 2013
Padrão

E eu as duas pessoas que conheço com esta motorização, um já trocou o motor, o outro nunca tinha ouvido falar deste problema. Nenhum dos dois anda em foruns.

Blasar, vais ver que mais cedo ou mais tarde esse teu terceiro amigo/conhecido se vai queixa do mesmo...

Não é ser pessimista, mas cá para mim, mais de 50% dos carros têm/tiveram/vão ter este problema... Só que nem todos reclamam. Uns pagam e pensam que tiveram azar, outros podem reclamar e até recebem uma certa ajuda da bmw e ficam todos contentes, e muitos por muito que fiquem insatisfeitos nem lhes passa pela cabeça que há fóruns onde se debate este assunto...
tiago318 está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 17:06   #1163
rikrodrigues
Ajudante de Mecânico

Registado em: Nov 2012
Padrão

O que acontece também e devem ser muitos os casos, as ditas correntes aguentam pelo menos 150.000Km o que para muitos equivale a terem o carro 10 anos para chegarem a esta quilometragem, ou seja 15.000 km por ano. Ora um carro com 10 anos a maior parte está em fim de vida ou para ser trocado. Daí não haver assim tantos a reclamar...
Falo isto por experiencia própria. Faço 15.000km por ano, numa utilização normal do carro, casa-trabalho e algumas viagens...como eu penso haver muita gente...
A minha Peugeot 307 1.4Hdi tem 170.000km e tem 12 anos (sempre 5 estrelas)
Agora tenho um Série 1 116D como o famoso N47 e tem 115.000km mas já veio para a minha mão com 95.000Km é de Maio de 2011 , para já tudo Ok sem problemas. Espero que assim continue. Mas é como digo, 115.000km e sem problemas. Se estivesse na minha mão, desde novo, para essa quilometragem, teria agora 9 ou 10 anos...É o meu ponto vista, penso que realista. Abraço.

Última edição por rikrodrigues; 17-09-2013 às 17:09.
rikrodrigues está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 18:12   #1164
Galloper
Lavador

Registado em: Jan 2013
Padrão

Bom eu explico pq milagres não há!!!!
1º Não foi trocada o conversor de pressão nem a válvula EGR como expliquei apenas tinha os tubos danificados dai k 661-221 = 440 euros + MO = 398 na BMW dava 838 + iva.
2º Numa oficina fora da BMW a mão de obra pode ficar um pouco mais baixo
3º O IVA já disse esquecam esse assunto
4º Qd se tem vários carros e histórico na marca os descontos podem ser um pouco maiores.

O k mais posso fazer por quem quiser dar o contato da oficina.

Este carro não estava ao abrigo da boa vontade BMW.
Galloper está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 20:50   #1165
tiago318
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Galloper, obrigado pela explicação, 5 estrelas ...
Já agora, se calhar seria interessante para users dessa zona ter o tal contacto dessa oficina, não sei.

rikrodrigues, o que dizes faz todo o sentido. Comprei o meu com 149 000kms, fiz 5000 nele e apesar de se ouvir a corrente a bater, é ainda pouco perceptível, tens de saber o que queres ouvir. Ou seja, se de facto só agora é que este carro começou a fazer barulho, isto quer dizer que os dois donos anteriores não tiveram kk tipo de queixa e que para eles o N47 não deu kk tipo de problemas... Concluindo, em 3 pessoas que tiveram N47, só uma é afectada, mas na verdade as outras tambem estavam, só k não o sabiam....

Mais uma vez volto a dizer k na minha opinião, mais de metade destes motores têm o defeito, isto para não dizer todos.....
Antigo 17-09-2013, 21:12   #1166
jmcdpereira
Designer Aspirante

Registado em: May 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tiago318 Ver Post
Galloper, obrigado pela explicação, 5 estrelas ...
Já agora, se calhar seria interessante para users dessa zona ter o tal contacto dessa oficina, não sei.

rikrodrigues, o que dizes faz todo o sentido. Comprei o meu com 149 000kms, fiz 5000 nele e apesar de se ouvir a corrente a bater, é ainda pouco perceptível, tens de saber o que queres ouvir. Ou seja, se de facto só agora é que este carro começou a fazer barulho, isto quer dizer que os dois donos anteriores não tiveram kk tipo de queixa e que para eles o N47 não deu kk tipo de problemas... Concluindo, em 3 pessoas que tiveram N47, só uma é afectada, mas na verdade as outras tambem estavam, só k não o sabiam....

Mais uma vez volto a dizer k na minha opinião, mais de metade destes motores têm o defeito, isto para não dizer todos.....
Cá por mim o antigo dono tinha era um ouvido apurado e antes que lhe fossem apurar a carteira vendeu-o.
Tal como eu fiz com o meu antigo 318is,
Na 1ª vez ainda se safou mexendo no tensor, na 2ª já durou menos tempo à 3ª vez que chocalhou a corrente... já foste...

jmcdpereira

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:13   #1167
sergiodoutor
Lavador

Padrão

resposta da bmw portugal em relação à corrente de distribuição:

Exmo. Senhor Sérgio Doutor,

Acusamos a receção do contacto de V. Exa., que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta, e no seguimento da análise efetuada, em conjunto com o nosso Concessionário AMG Car Setubal, fomos conhecedores que esta entidade identificou a necessidade de intervencionar a viatura ao nível do motor.

Atendendo aos dados operacionais da viatura (data da primeira matricula e quilómetros registados), e não tendo o plano de manutenção de fábrica sido efetuado, integralmente na rede oficial BMW, lamentamos informar, mas não nos será possível aceder ao pedido de V. Exa..

Tomámos ainda conhecimento que, apesar do exposto, V. Exa. autorizou a reparação, estando a mesma pendente de conclusão por estarem a aguardar os respetivos componentes.

Lamentando, desde já, o ocorrido, agradecemos a oportunidade concedida para efetuarmos a nossa análise e comentários.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

BMW Group
Portugal
Angela Fialho
Customer Service
Lagoas Park, Ed 11 – 2º Piso
2740-244 Porto Salvo

A MINHA RESPOSTA JUSTIFICANDO UM DEFEITO DE FABRICO:

Boa noite, é de lamentar que sendo um defeito de fabrico bem conhecido não reconheçam sequer isso, alegando que eu não cumpri o plano de manutenções, plano esse que nada tem a ver com o vosso erro no motor n47.
desde já manifesto completamente desagrado com a marca bmw, sendo que tudo farei para dar conhecimento deste defeito mais que conhecido atraves dos foruns existentes, facebook e demais comunicação social, inclusive postando relatos no facebook bmw, pois estas situações são inademissiveis para uma marca de prestigio. é vergonhoso não assumirem um problema que os senhores dizem ser por falta de manutenção na rede de concessionários.
Com conhecimento aos foruns bmw portugal, clube bmw e facebook bmw alemanha
Assim vou agora proceder às deligencias necessárias para proceder à reparação por minha conta, participando de imediato ao meu advogado para analisar posteriormente avançar para uma acção em tribunal dado a quantidade de relatos existentes.

obrigado e boa noite

sérgio doutor

TEMOS QUE DIVULGAR ESTA VERGONHOSA ATITUDE DA BMW PORTUGAL
sergiodoutor está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:19   #1168
hdias
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2013
Padrão

posso meter no meu facebook ??
vou divulgar isto até nao mais poder.
e já nem tenho a minha bmw .

cumps
hdias está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:20   #1169
jmcdpereira
Designer Aspirante

Registado em: May 2010
Padrão

Eles não dizem que o problema foi devido a não ter sido feita a manutenção nos concessionários oficiais. Dão a entender que CASO tivesse sido feita a manutenção nos concessionários oficias a decisão seria diferente.
Por mim podem contar com o pior feedback possível relativamente a esse motor.

jmcdpereira

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:23   #1170
tiagovieira
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2012
Padrão

Não se esqueçam que em muitos casos o motor partiu sem qualquer tipo de barrulho ou ruído.

Um colega meu com uma 320d comprada nova, com 105 mil km e sempre tudo em condições, a carrinha não fazia qualquer barrulho e até na BMW lhe disseram que não era necessário mudar pois não havia qualquer sinal.

Numa viajem para o norte em AE ele diz que apenas ouvi qualquer coisa a bater no motor e foi a ver e tinha sido a corrente que partiu e partiu o motor todo com ela. Apartir daí foi um problema pois a BMW não queria assumir nada. Perdeu em tribunal e pagou os 6.000€ por um motor recondicionado.

Tudo isto por causa de um motor de m3rda
<a href=http://imageshack.us/photo/my-images/42/img8435ki.jpg/ target=_blank><a href=http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg target=_blank>http://img42.imageshack.us/img42/3116/img8435ki.jpg</a></a>

Uploaded with <a href=http://imageshack.us target=_blank>ImageShack.us</a>
tiagovieira está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:28   #1171
sergiodoutor
Lavador

Padrão

exactamente, se tivesse feito todas as manutenções na bmw assumiam que realmente se trata de um defeito como está mais que provado na quantidade de relatos existente em portugal e estrangeiro.
ainda aguardo uma resposta da bmw alemanha, mas está mais que vista e preciso do carro para trabalhar pelo que vou assumir.
mas estou indignado com a irresponsabilidade desta marca.
saudades que tenho do meu volvo
Antigo 17-09-2013, 21:29   #1172
peoples
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por sergiodoutor Ver Post
resposta da bmw portugal em relação à corrente de distribuição:

Exmo. Senhor Sérgio Doutor,

Acusamos a receção do contacto de V. Exa., que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta, e no seguimento da análise efetuada, em conjunto com o nosso Concessionário AMG Car Setubal, fomos conhecedores que esta entidade identificou a necessidade de intervencionar a viatura ao nível do motor.

Atendendo aos dados operacionais da viatura (data da primeira matricula e quilómetros registados), e não tendo o plano de manutenção de fábrica sido efetuado, integralmente na rede oficial BMW, lamentamos informar, mas não nos será possível aceder ao pedido de V. Exa..

Tomámos ainda conhecimento que, apesar do exposto, V. Exa. autorizou a reparação, estando a mesma pendente de conclusão por estarem a aguardar os respetivos componentes.

Lamentando, desde já, o ocorrido, agradecemos a oportunidade concedida para efetuarmos a nossa análise e comentários.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

BMW Group
Portugal
Angela Fialho
Customer Service
Lagoas Park, Ed 11 – 2º Piso
2740-244 Porto Salvo

A MINHA RESPOSTA JUSTIFICANDO UM DEFEITO DE FABRICO:

Boa noite, é de lamentar que sendo um defeito de fabrico bem conhecido não reconheçam sequer isso, alegando que eu não cumpri o plano de manutenções, plano esse que nada tem a ver com o vosso erro no motor n47.
desde já manifesto completamente desagrado com a marca bmw, sendo que tudo farei para dar conhecimento deste defeito mais que conhecido atraves dos foruns existentes, facebook e demais comunicação social, inclusive postando relatos no facebook bmw, pois estas situações são inademissiveis para uma marca de prestigio. é vergonhoso não assumirem um problema que os senhores dizem ser por falta de manutenção na rede de concessionários.
Com conhecimento aos foruns bmw portugal, clube bmw e facebook bmw alemanha
Assim vou agora proceder às deligencias necessárias para proceder à reparação por minha conta, participando de imediato ao meu advogado para analisar posteriormente avançar para uma acção em tribunal dado a quantidade de relatos existentes.

obrigado e boa noite

sérgio doutor

TEMOS QUE DIVULGAR ESTA VERGONHOSA ATITUDE DA BMW PORTUGAL
Apoiado, irei para breve fazer o mesmo
peoples está desligado   Responder com citação
Antigo 17-09-2013, 21:41   #1173
tiago318
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Sergiodoutor, qual o mail da BMW Portugal e da Alemã?
Já agora, quais os passos que seguiste? 1º levar o carro à oficina,2º Autorizar a desmontagem do motor para ver qual o problema,3º Sabendo do problema e orçamento, enviar mail à BMW? É mais ou menos isto?
Antigo 18-09-2013, 05:06   #1174
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Blasar Ver Post
há pouca gente ligado ao ramo automóvel, nomeadamente à BMW que não ouviu falar de casos semelhantes.
Ainda há muita gente ligada aos automóveis que dizem que nunca ouviram tal coisa (vendedores, mecânicos de oficinas generalistas, etc).
Aliás, existem relatos aqui no fórum de mecânicos da BMW que dizem que isso das correntes partidas é apenas um mito, que não conhecem nenhum caso em que isso tenha aocntecido!

Citação:
Publicado originalmente por Blasar Ver Post
Como é óbvio, todas as marcas sofrem de problemas semelhante
Não me lembro de alguma vez ter ouvido/lido algum proprietário de um Honda iCTDI ou i-DTEC comentar que a corrente do motor partiu...

A Mercedes também teve problemas de correntes partidas. Mas não podemos generalizar, dizendo que acontece a todas as marcas.

A "qualidade alemã" já não é o que era antigamente...

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 18-09-2013 às 05:08.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 18-09-2013, 07:48   #1175
Blasar
Lavador

Registado em: Jul 2012
Padrão

Boas!!

Claro que acredito que haja muita gente que desconheça este problema, mas custa-me a crer que haja uma oficina neste país, que lide amiúde com o N47, e possa afirmar, honestamente, nunca ter ouvido falar em tal. Mas posso estar enganado, pois não conheço nenhum mecânico oficial da BMW.

Quando me referia a problemas semelhantes, talvez tenha escolhido mal as palavras, pois o que queria dizer era que todas as marcas têm alguns problemas, não necessariamente relacionados com a corrente/correia da distribuição.
Relativamente à Honda (marca que muito prezo), poucas queixas tenho ouvido na verdade, tirando as de um amigo relativamente a um problema crónico no travão de mão do seu Civic, e os preços exorbitantes do material OEM.

Cumprimentos.
Blasar está desligado   Responder com citação
Antigo 18-09-2013, 08:37   #1176
rodrigues rodrigues
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Mar 2013
Padrão

Sim, é verdade que a Honda tem de facto boa reputação na qualidade dos seus productos. Mas, à sempre um mas... Tambem tem os seus problemas.
Eu nao sou aficionado da marca, mas existem problemas crónicos com as caixas automáticas dos Honda, que bloqueiam completamente, e até chegam a partir.
Este problema nao é muito conhecido na Europa, por as caixas automáticas nao terem a dimensão de vendas das caixas manuais.
Se pesquisarem por exemplo em fóruns brasileiros, irão constatar este problema, que eu penso que a marca já esta a resolver (a minimizar pelo menos com opção de oleos para a caixa com mais qualidade/mais adequados).

Se entrarem em fóruns da Mercedes, irão constatar inúmeras queixas nos modelos C e E em relação a problemas de injectores, queixas na qualidade da manutenção, problemas na regeneração da FAP e até carros que se incendeiam.

Quero com isto dizer, que os problemas existem até em marcas com muita reputação de fiabilidade.
O importante a meu ver, é comprarmos um producto de olhos abertos para os seus possiveis problemas (parabens a estes foruns que fazem verdadeiro serviço publico) que nos dê prazer em conduzir e efectivamente gostemos dele.

Última edição por rodrigues rodrigues; 18-09-2013 às 10:57.
rodrigues rodrigues está desligado   Responder com citação
Antigo 18-09-2013, 09:01   #1177
sergiodoutor
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tiago318 Ver Post
Sergiodoutor, qual o mail da BMW Portugal e da Alemã?
Já agora, quais os passos que seguiste? 1º levar o carro à oficina,2º Autorizar a desmontagem do motor para ver qual o problema,3º Sabendo do problema e orçamento, enviar mail à BMW? É mais ou menos isto?
dirigi-me à bmw para escutarem o ruido das correntes. logo disseram-me que se tratava de folga nas correntes e que teriam que fazer diagnostico.

marquei diagnostico e com isso fizeram-me orçamento, que eu aceitei pois já sabia qual seria a resposta da bmw portugal, até porque o engº da bmw de setubal me disse que não valia a pena enviar reclamação para a bmw pois eles não iam aceitar por não ter feito lá as manutenções.

no entanto resolvi por minha iniciativa apresentar reclamação à bmw portugal, podia ser que comparticipacem alguma coisa, mas não deu em nada.
resta-me arranjar a viatura e pagar, o que não me impede de manifestar o desagrado com a marca.

mail da bmw portugal: info@bmw.pt

mail alemanha: customer.service@bmw.com
Antigo 18-09-2013, 10:22   #1178
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

A ideia da estatistica foi já tardia em relaçao ao lançamento deste topico mas serve para os novos users que entrem no topico tenham uma noçao de quantas pessoas tiveram ou nao este problema. Só fará sentido se as pessoas participarem e o melhor de tudo evita que se tenham de ler todas as paginas de este topico para contar quantos realmente tiveram problemas; embora alguns deles reportaram o seu problema antes e provavelmente agora nem sequer sabem da existencia desta estatistica.

Quanto a unir forças já existe uma pagina no facebook que reporta o problema e existem bastantes testemunhos a nivel global. Aliás, o bom é que apresenta qual foi a proposta da BMW para resolver o problema!

Deixo aqui o link se é que ainda nao foi mencionado!

https://www.facebook.com/pages/BMW-P...93617047394760

Só mais uma observaçao, ja viram quantos BMW serie 3 com motor N47 ou N47N estao à venda em comparaçao com o mesmo modelo mas com motor anterior M47TU2? Eu acho que muitos deles vendem porque sabem do problema ou ja sofreram na pele e querem é despachar o mais rapido o problema. Acho que com o tempo a oferta vai ser tanta que o preço vai baixar e vai haver muita malta a comprar pelo valor mas sem conhecimento de causa.
Rudy_man está ligado agora   Responder com citação
Antigo 18-09-2013, 10:48   #1179
rodrigues rodrigues
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Mar 2013
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rudy_man Ver Post

Só mais uma observaçao, ja viram quantos BMW serie 3 com motor N47 ou N47N estao à venda em comparaçao com o mesmo modelo mas com motor anterior M47TU2? Eu acho que muitos deles vendem porque sabem do problema ou ja sofreram na pele e querem é despachar o mais rapido o problema. Acho que com o tempo a oferta vai ser tanta que o preço vai baixar e vai haver muita malta a comprar pelo valor mas sem conhecimento de causa.
Não me parece que isso vá acontecer, mas...

A grande questão aqui, é que a BMW assume parte da comparticipação do problema (a meu ver deveria assumir na totalidade), se a viatura for sempre assistida na marca.
Se eu comprar um BMW novo com o motor N47 e fizer as assistências sempre na marca, não irei colocar o meu carro à venda (porque o comprei com zero Km), porque sei o que ali tenho, para trocar por um carro que tambem poderá ter problemas, por exemplo, na correia de distribuição (que tambem partem...)???

Ninguêm (eu) quer escamotear o problema do motor N47 (a mim tambem me pode sair a fava). Mas se pensarmos que teoricamente o problema surgirá por volta dos 150.000Km, e teremos de gastar cerca 1.500€ (com comparticipação da BMW) para a sua substituição, se tivessemos um carro com correia de distribuição, tambem teriamos de efectuar a sua substituição a cada 100.000Km (claro que por valores inferiores, mas nunca inferiores a 500 - 600€ na marca).
Simplesmente tento não vêr o problema de maneira tão pessimista, porque claro comprei o meu carro novo e penso fazer as assistências na marca, o que me dá outra segurança.

Já aqui foi referido muitas vezes (eu já referi muitos casos), de problemas com automoveis de outras marcas, com gravidade igual ou superior a este problema, e nem sempre a marca assume na totalidade (Mercedes, VW, Audi, etc...), e tambem se preocupam em saber se o carro em questão possui as revisões em dia, e se foram efectuadas na marca, como é obvio.

Última edição por rodrigues rodrigues; 18-09-2013 às 10:56.
rodrigues rodrigues está desligado   Responder com citação
Antigo 18-09-2013, 11:01   #1180
Rudy_man
Designer Aspirante

Registado em: Aug 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por rodrigues rodrigues Ver Post
Não me parece que isso vá acontecer, mas...
Atençao que eu falo do segmento de usados e nao novos.

Citação:
Publicado originalmente por rodrigues rodrigues Ver Post
A grande questão aqui, é que a BMW assume parte da comparticipação do problema (a meu ver deveria assumir na totalidade), se a viatura for sempre assistida na marca.
Concordo contigo da comparticipaçao na totalidade pois trata-se de um erro de projecto e alheio ao comum utilizador. Aliás, esses senhores da BMW nao têm vergonha na cara pois se virem bem as coisas entao mas comparticipam para veiculos sempre assistidos na marca e os restantes nao! Entao mas se acontece aos que foram asssitidos na marca isso só vem reforçar que o problema nao tem a ver com a manutençao ser feita dentro ou fora da marca!

Eu gosto da BMW pela estetica, conforto, desportividade e tinha em mente que era um produto de qualidade e que a marca era responsavel por ser considerada primium...mas cada dia que passa com estas cartas do serviço de apoio ao cliente pondero bastante se este nao será o mu ultimo BMW (e nem sequer tenho N47)

A minha felicidade é io meu Nissan Sunny de 1991 com 155.000km que o motr vai como se fosse novo
Rudy_man está ligado agora   Responder com citação
Resposta

Tags
corrente de distribuição

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar