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Antigo 28-05-2010, 19:09   #56
Chelsea
Mecânico de 2º Grau
 
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Citação:
Publicado originalmente por Luis Esteves Ver Post
lude / Chelsea,
relativamente à troca de jantes neste tipo de caso, significa por exemplo que quem tinha umas jantes 17" originais BMW e passa para umas de 18" (193 M) também originais BMW (que foi o meu caso) passa a ter esse pequeno erro no velocímetro ?
Cumpts, Luis
Como eu tinha dito anteriormente (e o lude confirmou), o velocímetro já vem com um erro, mesmo com os pneus originais, pois ao mudar de jantes/pneus, isso vai interferir nos valores medidos.

CONTUDO, se forem fazer as contas para os pneus homologados para cada carro, a diferença em termos de diâmetro exterior é mínima, assim como a mudança de leitura no quadrante. Ex:

Eu tenho jante 17'' com pneu 205/50, ou seja, o diâmetro total é dado por:

- 17'' x 25,4mm + 2 x 205mm x 50% = 636.8 mm

Se pegarmos nas medidas 18'' homologadas, são 215/40 à frente e 245/35 atrás, ou seja:

- 18'' x 25,4mm + 2 x 215mm x 40% = 629.2mm
- 18'' x 25,4mm + 2 x 245mm x 35% = 628.7mm

As medidas são muito próximas, mas ainda há uma diferença de 8 mm a mais para a medida de 17'' face às 18''.

Assumindo que o velocímetro tinha erro ZERO, neste caso particular, a mudança para jantes 18'', como o diâmetro exterior é mais pequeno, faz com que o velocímetro acuse uma velocidade superior do que aquela a que circula na estrada.
Se por acaso a mudança de jante/pneu, originar um diâmetro exterior maior, acontece o inverso.
(à mesma velocidade efectiva, um pneu maior roda menos vezes e isso origina uma velocidade de ponteiro mais baixa, e um pneu menor roda mais vezes, e isso origina uma velocidade de ponteiro mais alta).

E com isto, também se afecta o odómetro...ou seja, com pneus com diâmetros inferiores, ao percorrer um quilometro efectivo, a roda gira mais vezes, e o odómetro acusa uma distância superior a 1 km.
Em situações inversas, com um pneu de diâmetro maior, a roda gira menos vezes, e faz com que o odómetro acuse uma distância inferior a 1 km.

É por isso que os velocímetros têm o erro associado, para compensar pneus que venham com más tolerâncias de fábrica, por aí fora...a velocidade apontada, seja inferior à efectiva, e que ninguém passe em radares a pensar que vai a 80, e na realidade, vai a 85.

Em suma, desde que mantenhas as medidas homologadas, o erro no odómetro será mínimo, e o erro no velocímetro é aproximadamente constante.
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Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Última edição por Chelsea; 31-05-2010 às 10:46.
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