Tópico: Vidros coloridos
Ver Resposta Única
Antigo 26-05-2010, 13:29   #22
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por storm_me Ver Post
Malta, nao estou a duvidar de voçes..
apenas basta verem o site da sotermica ou sopelicula e no simulador so conseguem colocar pelicula nos vidros de tras... ainda so encontrei um site que diz permitir ser colocada pelicula em todos os vidros.. mas como para já so encontrei um, estranho... e dps se coloco e nao passa na inspecção ou nao fazem o averbamento no imtt??

Até pq ja estive a ver o tal decreto de lei com um vizinho meu q é bofia e nem ele consegue perceber ao certo o que la diz... se ele tem duvidas, imaginem eu...

Abraço.
LOLOLOL...nem ninguém pensou tal coisa. É perfeitamente normal teres essas dúvidas, quando 99% das pessoas te dizem que não, e apenas 1% te dizem que sim.

Se leres atentamente o decreto-lei, diz no artigo 24:

Artigo 24.º Factor de transmissão

O factor de transmissão regular das amostras de vidro, com película colorida afixada do lado interior, medido de fora para dentro, não deve ser:

a) Inferior a 75 % para os pára -brisas;
b) Inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados a pára -brisas, à frente do pilar B.

Ou seja, se o factor de transmissão não pode ser inferior a 75% para o pára brisas, significa que o valor máximo luz bloqueada para a qual podes ter para a película, é de 25%.

No caso dos vidros para a frente do pilar B excepto pára-brisas (ou seja, vidro da porta do condutor e do pendura), o valor máximo que podes ter é 30%.

Para trás do pilar B, os vidros podem levar o valor que queiras, até um máximo de 100%.

De qualquer maneira, eu conheço pessoas, que meteram película 60% nas portas do condutor e passageiro (onde se devia meter 30% no máximo), mas a companhia que lhes fez o trabalho, homologou essa película de 60% como sendo de 30%...e o resto é conversa.

Resumidamente, atrás do pilar B, podes aplicar a película que quiseres, e nem tens de fazer inspecção nenhuma!!!
Para aplicar películas para a frente do pilar B, é que têm de cumprir com aquelas percentagens de transferência de luz, e tens de fazer uma inspecção tipo B, para averbar essa alteração no DU.