Ver Resposta Única
Antigo 25-05-2010, 22:38   #25
Pedders
Aprendiz de Mecânico
 
Registado em: Jun 2009
Posts: 47
Thumbs up

Citação:
Publicado originalmente por olegpe Ver Post
Boas,
Sou um dos felizes proprietários de um e31 850i de 1991.
Este motor é suberbo, tem 300 cv Alemães puros, não são Japoneses... .
Mais parece que estão disponíveis logo a partir das 1000rpm.

Tudo neste motor é a duplicar, tem duas bombas de gasolina (alta pressão), dois filtros de gasolina, duas centralinas, duas borboletas de admissão, dois medidores de massa de ar, dois filtros de ar, dois rotores, duas tampas de distribuição, duas bobines...

Não tenho a certeza se trabalha só metade do motor quando não precisa, para isso teria de cortar a injecção e abrir todas as válvulas para aliviar a pressão nos cilindros (acho que isso não faz porque tem uma arvore de cames normalíssima).

ATENÇÃO: Tudo neste carro é CARO excepto as velas, filtros e lâmpadas.

Quando à assistência BMW, pelo menos em Braga, é uma miséria, para não dizer DESGRAÇA. Tenho informação OFICIAL, que nenhum mecânico BMW Portugal, teve formação neste carro, com a justificação, que não se vendeu em número suficiente para justificar o investimento da formação. VERGONHA BMW PORTUGAL, e as garantias internacionais, é a fama do "Portuguese Style" do DESENRASCA, que dá pró torto.

Para mudar o motor do limpa vidro levaram 2 semanas, não o sabiam desmontar (1 semana à espera da peça) perto de 700€ de reparação.
Cheguei á conclusão que BMW oficial PORTUGUESA é para esquecer.

Como sou apaixonado pelos BMW's e gosto de sujar as mãos, resolvi fazer euu mesmo todas as reparações que fossem necessárias, até ao momento com sucesso.

Comprei o carro usado, o antigo dono, realizava a manutenção na BMW de Braga, mostrou-me o historial todo, desde que foi importado da Alemanhã.
Para mudar o óleo encomendei na BMW o filtro para um e31 850i Automático de 1991, e tomaram nota do n.º de Chassis.
Tal é o meu espanto que quando vou a retirar o filtro vejo que é igualzinho ao novo que me venderam, e que este não encaixava no "copo", tinha uma folga enorme, ou seja NÂO FILTRAVA, o óleo circulava por todo o filtro sem fazer o circuito de filtragem.
Fui à "realoem parts" tirar a ref. do filtro e encomendei, totamente diferente do que me venderam anteriormente. estavam a vender-me o filtro do modelo mais recente do e31.

Tive um problema com os "DK motors", em que me acendeu a luz EML, e o motor vibrava sem potência. Liguei para a assitência BMW, disseram-me que era algum problema no motor, que tinha de lá levar o carro. Com esta explicação entendi que ainda sabiam menos do que eu.
Por isso fui a onde todos vão... À INTERNET ao GOOGLE, e rápidamente encontrei a descrição do problema. Eram as borboletas de admissão que avariavam fácilmente. Novas na BMW são cerca de 1000 cada, na Bosch são 600€ + IVA, se não me falha a memória (não sei se a venderiam porque todas as peças deste carro têm exclusividade da BMW, ou seja só a BMW as pode vender).
Como eu quando era miudo desmontava TUDO, resolvi fazer o mesmo, está estragado e está, toca a desmontar... descobri que era uma peça interna dessoldada (sensor de posição da borboleta), soldei novamente os contactos e resolvi o problema, aproveitei para lubrificar os carretos internos que actuam na borboleta (estava tudo seco, e meio preso, nunca viram lubrificante). Esta peças são feitas mesmo para avariar...
Com uma manhã de trabalho poupei apenas 1200€.

Caso tenham alguma questão, estou ao dispor.
Abraços
Olegpe
Parabéns pelo carro, é o meu modelo favorito!

Parabéns pela reparação também, geralmente nós fazemos um trabalho melhor que qq mecânico pois o carro é nosso. Precisamos é da informação!
__________________
Cumprimentos,
Pedders!
Pedders está desligado   Responder com citação