Ver Resposta Única
Antigo 16-05-2010, 11:05   #4
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Eu já fui a diversos representantes oficiais BMW, e eles dizem sempre que não passam declaração nenhuma para esse efeito.

Circulam muitos posts na net, onde descrevem que para fazer a homologação de medidas de pneumáticos, se pode pedir essa tal declaração, mas duvido sinceramente, que consigam isso em que BMW for.

O ideal, é dirigirem-se a alguns tipos de associações direccionadas para esse aspecto, nomeadamente uma que o Lude já referiu aqui pelo fórum:

http://www.autoinforma.pt/index.php?...emplate_id=272

No que diz particularmente respeito aos pneumáticos, têm uma listagem com as medidas homologadas pela marca, por forma a que possam saber se aquela que não está presente no vosso livrete, pode ou não ser certificada, e alvo de homologação.

Uma outra alternativa à anteriormente mencionada, passa pelo Laboratório de Tecnologia Automóvel, do qual passo a citar um post de uma 3ª pessoa:

Citação:
Legalização de Pneumáticos L.T.A.

Para todos aqueles que não tem declarações da marca para legalizar medidas de jantes e pneus que não estão homologadas pela marca.

Desde Abril deste ano que o Laboratório de Tecnologia Automóvel está devidamente autorizado pela DGV a passar declarações para medidas de pneumáticos que não constem da homologação do veículo. O processo para quem está interessado até é bastante simples de efectuar, eu sei porque felizmente já o fiz para mim.

A medida que querem/têm equipada no veículo tem que ser equivalente à medida de origem homologada para o veículo (é facil usam um configurador daqueles online como o da pneu beato para verificar se as medidas são correctas). A roda têm de ficar com as mesmas dimensões de modo a não adulterar o conta quilometros do veículo (não pode ficar a marcar a mais nem a menos). Enviam um mail ou uma carta para lá com:

- Os vossos dados pessoais (Nome, Morada completa, telefone)
- Cópia ou digitalização do Livrete
- Indicação da medida pretendida

Iram ser contactados pelos serviços deles, se a medida estiver correcta, para uma inspecção ao veículo nas instalações deles (Têm de levar o carro com as medidas pretendidas já montadas). Quando forem á inspecção certifiquem-se do seguinte:

- Alinhamento direcção
- Calibragem das rodas
- inexistencia de folgas na suspensão
- inexistencia de vibrações estranhas na direcção

Depois deles fazerem os testes ao carro e se tudo estiver correcto e a segurança do veículo não estiver em causa eles emitem a declaração para levar á DGV e legalizar aquela medida. A declaração é emitida e enviada pelo correio mais ou menos 3/4 dias depois da inspecção deles.

Custos de processo:
125€ + IVA a ser pagos depois da inspecção
30 € na DGV para actualização do Livrete

LTA , laboratorio de tecnologia automovel, em braga, mais precisamente em palmeira, o escritorio é dentro das instalacoes do kartodromo, como ja disse os eng testam e tiram fotos ao carro etc, se for comprovado que ele é seguro etc (nao sei de nenhum caso recusado) eles
emitem uma declaração deles, (k funciona exactamente como a da marca), so que custa 151,5 euros (salvo erro), depois e o processo normal da DGV...

L.T.A. Laboratorio de Tecnologia Automovel, Lda.
Rua do Carregal, Lugar da Aldeia
4700 687 Palmeira
Braga Portugal
Tel.: +351 253 627 409 / 10
Fax.: +351 253 627 411
E-mail: mmartins@lta.pt
Site: http://www.lta.pt
Boa sorte.

Última edição por Chelsea; 16-05-2010 às 11:14.
Chelsea está desligado   Responder com citação