Ver Resposta Única
Antigo 09-05-2010, 12:53   #42
lionman
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
Grande Jorge

Como combinado, já falei com alguns colegas meus, e parece que aquela questão da tremideira da embraiagem também tem afectado alguns E92, portanto, é mesmo um problemazito dos componentes associados a esta versão do bloco de 2L (desde os 16d aos 23d).

Aparentemente, existem 2 possíveis origens para este fatídico problema, não se sabendo ainda em concreto qual a melhor solução:

1 - Sejam os tais veios de equilibrios, que provocam a vibração no volante do motor, e cuja substituição em alguns casos parece ter resolvido o problema:

(os veios que estão de ambos os lados da cambota)

2 - Ou na engrenagem entre a embraiagem e o volante do motor, que ao ganhar folga, perde força (algo que a grande parte das pessoas com este problema se queixam), e transmite vibrações ao pedal de embraiagem.

Uma coisa é certa, codificar uma nova velocidade de ralenti, de nada adianta (aumentando só consumos, esforços a frio e a baixas rotações), assim como a simples troca da embraiagem. Parece que nos primeiros dias ajuda qualquer coisa, mas depois regressa rapidamente ao normal.

No caso particular dos 120d (não sei se outros modelos como o 116d ou 118d, ou até série 3 possam levar algo idêntico), como já referi...pode-se procurar fazer um upgrade para a embraiagem do 23d, mas se até alguns 23d sofrem deste problema, não sei se vai adiantar de muito.
Excelente explicação !

Eu estou curioso para ver qual vai ser a posição da BMW no que diz respeito a este assunto (até agora no meu caso tem sido....silêncio.....).

Alguém tem ideia quantas unidades estarão afectadas com este defeito de concepção ? (pelo que me apercebi não é um defeito de fabrico, mas sim um defeito de concepção)

Abraço !
lionman está desligado   Responder com citação