Ver Resposta Única
Antigo 09-05-2010, 09:27   #3
Chelsea
Mecânico de 2º Grau
 
Avatar de Chelsea
 
Registado em: Mar 2010
Localização: Lisboa
Posts: 930
Padrão

A classificação SAE dá-te o nível de viscosidade em função da temperatura, mas por onde te deves reger é pela classificação API, que é o que te permite mais ou menos "comparar" as diferentes marcas e modelos de óleo disponíveis.

Atenção que eu meti comparar entre aspas, porque isto não é propriamente uma ciência exacta, e raramente encontras uma correspondência a 100% entre as diversas marcas de óleo.
Quanto mais não seja, por uma ter uma ou duas especificações a mais (ou a menos), e poder não ser o mais indicado para certa aplicação em particular.

Muito cuidado com isto!

Este óleo em particular que meteste, é um óleo para transmissões manuais, 100% sintético (aliás, como costuma ser quase sempre neste tipo particular de aplicações, como é o caso das caixas de velocidades).

Para teres uma ideia, sugiro que comeces por aqui:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ener...rificantes.htm

Mesmo ao lado do símbolo Galp Galáxia, tens uma opção "Saiba aqui quais os lubrificantes recomendados para o seu veículo". Isso abre um configurador muito útil, que seleccionando o tipo de veículo, marca e modelo, te permite ver o óleo (ou óleos) recomendado(s) por eles, para motor, caixa, e por aí fora.

Tendo uma noção de qual o óleo a utilizar, e respectivas especificações, facilita muito mais a procura de outros óleos em marcas da concorrência.

Força nisso, e depois apita qualquer coisa.
__________________
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
Chelsea está desligado   Responder com citação