Ver Resposta Única
Antigo 28-02-2010, 09:07   #15
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por PauloNovo Ver Post
Comprar um carro com 15 anos no caso do 318is, 6000 euros + instalação de GPL...
Achas que vale mesmo a pena?
Não é muito relevante a idade do carro nem o preço, mas sim o tempo que ele conta em ficar com ele.
Se quiser carro para uns anitos, vai compensar de certeza. Se é daqueles que troca de carro todos os
anos, aí é claro que não compensa porque não chega a recuperar o investimento.

Quanto ao preço de revenda daqui a uns anos, penso que o facto de ter GPL até poderá valorizá-lo.
Um potencial comprador de um carro a gasolina poderá ver nele um excelente negócio uma vez que
como já traz o kit de GPL torna-o um carro extremamente económico.

Relativamente à (eventual) ligeira perda de potência, atenção que um carro "a GPL" na realidade é híbrido,
não tem que andar exclusivamente a GPL. Existe um comutador no interior do carro que permite seleccionar
gasolina ou GPL. O condutor poderá a qualquer momento comutar para gasolina obtendo assim o rendimento
"normal" do motor tal como se não tivesse o GPL.

Eu à partida irei colaborar (no verão) num pequeno projecto que envolve a conversão de um BMW a GPL.
Uma das coisas previstas será fazer um diagrama de potência antes e depois da conversão a GPL, para
que assim não reste a mínima dúvida se houve (ou não) perda de potência e caso aconteça, qual o seu valor.
Eu já tenho ouvido dizer que os carros não perdem potência (o GPL até tem mais octanas que a gasolina...)
mas efectivamente notei alguma perda de potência no carro que à uns anos tive a GPL. Por outro lado, era
o kit que existia na altura (aspirado) e houve uma grande evolução tendo passado a sistemas de injecção
monoponto e posteriormente multiponto e neste momento até já existe um sistema líquido mas que segundo
me parece ainda não está homologado cá em Portugal.
Escusado será dizer que em cada evolução dos sistemas GPL se assistiu a uma diminuição dos consumos e
aumento de potência. Quem quiser aumentar a potência do carro até poderá rebaixar a cabeça sem problemas,
uma vez que o GPL tem mais octanas!

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 28-02-2010 às 09:30.
lude está desligado   Responder com citação