Ver Resposta Única
Antigo 27-02-2010, 14:18   #4
PauloNovo
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Mar 2009
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para PauloNovo
Post O que è o A-GPS?

O que è o A-GPS?

O GPS Assistido (A-GPS) é uma versão optimizada do serviço GPS. O A-GPS recolhe dados de complementares de apoio através de uma ligação de dados (como GPRS ou 3G), que ajudam o seu dispositivo a calcular as coordenadas da sua localização no momento em que está a receber sinais dos satélites.

Quais as vantagens do A-GPS?

O A-GPS foi concebido para captar uma ligação aos satélites de forma mais rápida e mais fiável, o que significa que se obtém uma experiência de GPS mais constante. O A-GPS permite reduzir o tempo que um dispositivo dotado de GPS necessita para identificar o seu posicionamento num determinado momento - o que se designa habitualmente por TTFF (Time To First Fix) - na maior parte das localizações geográficas em todo o mundo.

O A-GPS revela-se mais útil em zonas urbanas, onde pode acontecer a navegação ocorrer em “canyons urbanos”, ou ser efectuada numa viatura em movimento.

O A-GPS representa uma optimização da experiência do utilizador para todas as aplicações do seu dispositivo que façam uso da tecnologia GPS integrada.

Há alguns custos adicionais associados à utilização do A-GPS?

O que paga ao seu fornecedor de serviços são os dados transferidos através da rede celular. Por favor lembre-se de que as tarifas poderão ser mais elevadas se estiver a utilizar o serviço de roaming.

Como se activa o A-GPS?

Da primeira vez que utilizar uma aplicação que envolva a utilização do serviço de GPS (e de A-GPS), o dispositivo solicitará automaticamente informação sobre o ponto de acesso, através da questão: "Ponto de acesso necessário para posicionamento seguro. Definir agora?" Se quiser activar a utilização de A-GPS, seleccione "Sim".

Se seleccionar "Não", poderá definir o ponto de acesso mais tarde: seleccione Menu > Ferramentas > Definições > Geral > Posicionamento > Métodos de Posicionamento > GPS Assistido.

Agora falta somente definir o ponto de acesso correcto. Seleccione o ponto de acesso para aceder à Internet, definido pelo seu fornecedor de serviços.

Se quiser mudar o ponto de acesso para A-GPS, vá para o Menu principal > Ferramentas > Definições > Geral > Posicionamento

> Métodos de posicionamento - activar/desactivar os métodos de posicionamento. Se não quiser utilizar o A-GPS (por exemplo, enquanto está em roaming) pode desactivá-lo aqui.
> Servidor de posicionamento - muda o ponto de acesso e o endereço do servidor de posicionamento utilizados para o A-GPS (e para o posicionamento baseado na rede, quando disponível).

Como posso saber se o A-GPS está activado no meu dispositivo?

Por favor verifique as seguintes configurações no seu dispositivo Nokia:

Menu principal > Ferramentas > Definições > Geral > Posicionamento

> Métodos de posicionamento - seleccione GPS Assistido.
> Servidor de posicionamento > Ponto de acesso - Seleccione o ponto de acesso do seu fornecedor de serviços.
> Servidor de posicionamento > Endereço do servidor - o endereço do servidor de posicionamento utilizado para o A-GPS (por defeito, supl.nokia.com)
Para se certificar de que o A-GPS está a funcionar, abra qualquer aplicação que mostre o estado de ligação ao satélite, como por exemplo, a aplicação Nokia Maps: (Menu > Mapas > Opções > Ver > Info de satélite).

Quando a informação de A-GPS é recebida com sucesso, deverá ser mostrada uma lista de satélites com um pequeno indicador de barras que fica visível pouco após a activação da aplicação Nokia Maps.

Como posso instalar o A-GPS no meu Nokia N95?

Os actuais proprietários do Nokia N95 podem fazer o download do firmware e configurações actualizadas compatíveis com o A-GPS integrado, utilizando a Nokia Software Updater, uma aplicação gratuita para PC que lhe permite actualizar o software do dispositivo. Encontrará um link para a aplicação Nokia Software Updater nas mais recentes versões do software Nokia PC Suite,
ou então aceda directamente a http://www.nokia.pt/softwareupdate. A versão de SW deverá ser a 12.0.013, ou mais recente.

O que acontece à minha licença de navegação depois de eu ter actualizado o software do meu N95?

Após a actualização do software, pode actualizar manualmente a sua licença de navegação, procedendo da seguinte forma:

Abra a aplicação Mapas.
Vá para Opções > Serviços suplementares.
Seleccione Adicionar navegação > Aceitar > Comprar > Seleccione a região desejada (o que significa, a região para a qual anteriormente adquiriu as funcionalidades de navegação).
Verá uma lista de diferentes licenças, com diferentes tempos de duração. Não tem que seleccionar a duração correcta, bastando ir directamente para Opções > Actualizar.
Efectue o estabelecimento de ligação ao servidor de licenças para verificar as opções de aquisição & licença, seleccionando "Sim" e seleccionando de seguida o ponto de acesso à internet adequado (se este for solicitado).
É apresentada uma informação licença de xxx-dias activada sendo que “xxx” é o número de dias que restam para utilização da sua licença; em alternativa, o seu telemóvel indicar-lhe-á que a licença está actualizada.

Acrescento que estes dados são somente um exemplo de como funciona o Nokia N95.