Ver Resposta Única
Antigo 27-02-2010, 13:22   #1
PauloNovo
Mecânico de 3º Grau
 
Avatar de PauloNovo
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Vila do Conde, Portugal / França
Posts: 304
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para PauloNovo
Post O que è um GPS e quais as vantagens?

A sigla GPS significa “Global Positioning System”, ou seja, Sistema de Posicionamento Global, através de aproximadamente 24 Satélites ativos, que giram na órbita da terra, de propriedade dos Estados Unidos.


O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, originalmente planejado para aplicações militares, mas nos anos oitenta, foi disponibilizado para o uso civil.

GPS INICIALMENTE PARA USO MILITAR
No início da década de 1960, o Departamento de Defesa dos EUA ou o Projeto Navstar, que começou a delinear o conjunto de satélites GPS da Terra. Somente em 1995 o sistema de satélites GPS foi declarado totalmente operacional.


Em 1980, os civis puderam ter acesso ao GPS. Preocupados com o uso inadequado do sistema, os militares americanos criaram duas opções de precisão: uma militar, com precisão de 1 metro, e outra para os civis, que chegava a 200 metros.

Em 2000, o então presidente do EUA, Bill Clinton, revogou o Sistema de Disponibilidade, que mantinha as duas taxas de precisão, e o sistema foi aberto totalmente para o uso civil.

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA GPS
O sistema está dividido em três segmentos: espacial, de controle e utilizador.

SEGMENTO ESPACIAL
O segmento espacial é composto pela constelação de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Cada satélite circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilometros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilômetros por hora (7000 milhas por hora).

Os satélites têm a bordo relógios atômicos de precisão de bilionésimos de segundos, que transmitem continuamente por sinais digitais de rádio, sua localização e hora exata para que sejam processados pelos receptores de GPS.



SEGMENTO DE CONTROLE
O segmento de controle é formado pelas estações de observação terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitoração das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atômicos de bordo dos satélites e atualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem.


SEGMENTO UTILIZADOR (Receptor GPS)
O segmento utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) decodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.


O sistema GPS trabalham em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar no mundo, 24 horas por dia, e pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente, necessitando apenas de um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites.


Continua...
__________________
Paulo Novo
PauloNovo está desligado  
                                                        Responder com citação