Ver Resposta Única
Antigo 28-01-2010, 18:52   #1
lude
Moderador
 
Avatar de lude
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Chelas
Posts: 4,433
Padrão Airbags disponíveis no E46

Tipos de Airbags

O E46 saiu com 3 modelos de airbag diferentes:

1) Airbag triangular, que já vinha do seu antecessor o e36.
- É um airbag SINGLE stage



2) Airbag redondo, presente nos volantes de 3 braços mais recentes. É este o mais procurado
- É um airbag DUAL stage


3) Airbag quadrado, presente nos volantes de 4 braços
-> existem duas versões deste airbag:

3a) Airbag com uma espécie de marca quadrada em volta do airbag todo, presente nos primeiros E46 - Esta versão é SINGLE stage



3b) Airbag sem a marca quadrada, apenas com 2 linhas na horizontal na zona do símbolo.
Este modelo está presente nas versões mais recentes do E46 - Este airbag é DUAL stage




Single Stage/Dual Stage - O que é?

- Em caso de acidente, o saco do airbag é insuflado. Isto acontece pois existe uma pequena
explosão dentro do airbag, que gera uma reacção entre dois componentes que irão gerar
Nitrogénio, que por sua vez vai insuflar o saco.
A explosão que é gerada, tem origem no circuito de ignição do airbag.
-> No caso dos airbags Single Stage, existe apenas 1 circuito de ignição.
-> No caso dos airbags Dual Stage, existem 2 circuitos de ignição, que irão gerar diferentes forças
de explosão; um dos circuitos gera uma explosão mais forte que a outra. A escolha do circuito de
ignição, feita pelo sistema de airbag, tem a ver com o peso do condutor.
Até um certo peso, dispara o circuito mais fraco. A partir desse peso para cima dispara o circuito
mais forte. Os airbags dual stage, são também chamados airbags SMART.




Compatibilidades entre airbags

1) Os airbags dual stage são directamente compatíveis, portanto a troca é directa. Se der algum
erro significa que à partida o airbag estará.
Os airbags quadrados referidos em cima como sendo dual stage, é de troca directa com os redondos

2) Airbags single stage -> dual stage. Aqui existem vários resultados de experiências relativas a
esta troca e ainda não se pode tirar uma conclusão definitiva. Há quem tenha conseguido a troca
directa e há quem não tenha. Basicamente o procedimento deverá ser o seguinte:
-> começar por trocar o airbag single stage pelo dual stage, trocando também o cabo do airbag.
Se der erro, é porque não é compatível (ou o airbag está estragado... pouco provável).
Ao dar erro, tentar desligar o conector verde e deixar o preto ligado, limpar o erro e ver se ele volta
a aparecer. Se não der erro, tá tudo OK! neste caso o que vai acontecer é que a força de explosão
do airbag vai ser sempre a mesma, independentemente do peso da pessoa. Se continuar a dar erro,
é porque não é mesmo compatível ou o airbag está estragado.

Fala-se também que um update ao software do módulo do airbag (feito na bmw) permite que ele
passe a suportar dual stage, mas isto não está confirmado.
Relativamente à questão de "não está a dar erro... mas será que está mesmo tudo OK??", se pensarmos
no quão sensível é o sistema de airbag do E46, basta para isso pensar nas vezes que tocamos na ficha
do sensor do banco do condutor e fomos logo premiados com erro de airbag, então não há razões para
pensar que esteja a funcionar mal se o carro não indicar tal coisa...
__________________
ŁµÐ€ ρяѻσנє¢†s: nuno.2ya.com - ツ - ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ
BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 28-01-2010 às 20:37.
lude está desligado  
                                                        Responder com citação