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Antigo 28-01-2010, 00:43   #1
lude
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Thumbs up FAQ e46 + problemas frequentes (atualizdo com "novos" vídeos)

Um dia destes, um membro escreveu que estava com receio em comprar um BMW porque tinha ouvido dizer que davam problemas de turbo, da bomba, etc...
Será que ouviu bem? Serão os BMW assim tão problemáticos??? Claro que não!!!
O que acontece é que alguns exemplares deram alguns problemas. Só temos que saber distingui-los para saber com o que podemos contar!
Além disso, a lista de problemas da BMW é bem curta. Se eu fosse fazer uma lista de problemas de carros franceses/italianos, a lista seria interminável!


"Sempre que largava a embraiagem ouvia o tal barulho vindo da parte de trás do carro, semelhante a darem uma pancada na carroçaria"
"Era tipo um 'Tonk' e ouvia-se mais ao passar de 1ª para marcha-atrás ou na situação inversa"

Solução: Isso acontece nos primeiros modelos e46. Trata-se da anilha do cardan do veio de transmissão junto ao diferencial / a seguir ao cardan flexível na peça onde encaixa o veio de transmissão.

"O carro tem água/humidade junto aos tapetes"
Solução: existe um problema na forra da porta. Nada que um pouco de cola não resolva

"Ao abrir/fechar os vidros, faz um ranger desagradável"
Solução: meter um produto de detalhe, próprio para lubrificar as borrachas.

"Ouvi dizer que a bomba do e46 dá problemas. É verdade?"
Sim, esse problema existiu no modelo de 136cv. Pode-se meter uma bomba nova ou optar por repará-la.

"Ouvi dizer que o turbo do BMW 320d e46 dá problemas. É verdade?"
Sim, esse problema existe nos motores de 150cv até 6/2003, aproximadamente a altura em que saiu a caixa de 6 velocidades.

"Ouvi dizer que o turbo do BMW 330d e46 dá problemas. É verdade?"
Sim, esse problema existiu nos primeiros modelos 184cv. Havia um Bug no software da centralia que permitia ao turbo fazer picos elevados.
Mas, ao efectuar a revisão (na marca), o software foi actualizado e o problema deixou de existir.

"Ouvi dizer que existem umas borboletas que partem nos motores a diesel, é verdade?"
Sim e esse tema já foi abordado diversas vezes. Sugiro a leitura de: Informações técnicas
A solução definitiva, remover as borboletas, é um procedimento muito simples! Até existe um poll sobre esse assunto: Poll sobre Borboletas
Para quem não as removeu e partiu o motor, poderá ter problemas de consumo exagerado com o novo motor. Ver

"O carro 'perde potência' / 'tem um poço' e o consumo instantâneo não atinge o máximo da escala mesmo que eu acelere a fundo, o que se passa?"
A MAF (também conhecida por sensor de massa de ar e ainda por caudalímetro) precisa de ser mudada.
Acontece raramente nos carros da BMW, mas no grupo VAG é um problema crónico!

"Tenho um coupe e o forro da porta do condutor/passageiro está-se a descolar, que poderei fazer?"
Na montagem do automóvel, o forro ficou muito esticado e a cola (com o tempo) não aguentou. Então começou a descolar-se.
A solução é ir à marca e aplicar forros novos (há quem o tenha feito por 400€).
Em alternativa, colar com uma cola elástica como a cola de sapato. Fica igualmente colado e é bastante mais barato.

"Ouço um barulho metálico em estrada irregular" ou "Ao travar, parece que sinto a roda a recuar 1cm"
Solução: verificar sinoblocos e triângulos.

"Ouvi dizer que os motores a gasolina com cilindros em Nikasil dão problemas devido ao alto teor de enxofre existente na gasolina portuguesa. É verdade?"
Esse problema, comum a outras marcas que também usaram Nikasil (ex: Mercedes e Porsche), não se verifica na série e46.
Quando se "descobriu" o problema do Nikasil, a BMW passou a utilizar Alusil pelo que podemos estar descansados.

"Tenho o chassis rachado / partido, junto ao amortecedor traseiro, como é possível"
Esse género de situação (mais info AQUI e AQUI), aconteceu em toda a geração e46, mas com mais frequência nos primeiros e46 e sobretudo em carros que os chassis foram sujeitos a maiores esforços.
exemplo: realização de drift. Noutros casos aconteceu a quem utilizava simplesmente jantes / pneus de dimensões generosas e fazia regularmente curvas lentas a velocidades elevadas.
A marca disponibiliza um kit de reparação para esse problema (pago pelo cliente). Nos EUA a reparação foi integralmente paga pela BMW!

Tenho um problema no fecho das portas. O que poderá ser? Na marca dizem que vai ser caro de reparar.
Trata-se de uma problema comum nos primeiros e46. Trata-se do módulo ZKE e a reparação é barata e simples.
Existe neste fórum um membro que se tem mostrado disponível para reparar esse problema, 10 vezes mais barato do que na marca.

"A ventoinha da climatização parece ter pouca potência / "
Solução: trocar a resistência de estágio final (FSU). Custa aproximadamente 100 euros e encontra-se atrás do porta-luvas. É a peça nº3: Electric parts: FSU
DIY em: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=6215

"O carro demora a aquecer e depois o ponteiro oscila, chegando a baixar quando o motor é pouco solicitado"
Solução: trocar o termostato da EGR.

"O resguardo parabrisas está-se a desintegrar. É caro e complicado de substituir?"
Solução: Comprar a peça nova (que é barata) e substituir, que é fácil: https://www.youtube.com/watch?v=KSfr0yiaOHQ

"Acendeu a luz avisadora do Airbag. O que significa?"
Solução: trocar a esteira do airbag do passageiro. Basta andar de joelhos no banco do passageiro para danificar a esteira.

"Ouvi dizer que todo o sistema de refrigeração dos e36, e46, e34, e39 vai dar problemas, é só uma questão de tempo"
Solução: trocar ou no mínimo verificar o sistema de refrigeração: permutador de calor do óleo, termostato, bomba de água, vaso de expansão e radiador.




E pronto... Acho que é um rascunho muito por alto de uma FAQ sobre problemas/soluções comuns que irei completando à medida que tiver tempo...








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Já agora... Os carros dão cada vez mais despesa, até parece que são feitos para avariar...
Será que isto é "impressão" ou um "facto comprovado"? O vídeo seguinte dá a resposta:




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PS: Como faço um reset aos intervalos de revisão?
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg reset.jpg (111.1 KB, 2680 visualizações)
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BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 13-11-2016 às 20:32.
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