Ver Resposta Única
Antigo 20-07-2009, 03:21   #1
lude
Moderador
 
Avatar de lude
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Chelas
Posts: 4,433
Padrão Técnica de limpeza e condicionamento de pele

Eis uma situação que grande maioria das pessoas não dá a devida atenção (erradamente ), a limpeza dos bancos em pele e o respectivo condicionamento.
O tratamento da pele dos bancos/e outras aplicações de pele nos nossos carros é tão importante como o tratamento de qualquer outra secção dos carros.
Uma pele não limpa e essencialmente não hidratada tem tudo a seu favor para se começar a deteriorar criando muitos vincos/sulcos, vincos/sulcos esses que mais tarde se transformam em rachas/gretas e aí sim, já pouco mais há a fazer. Apesar de não haver muito a fazer, ainda se pode conseguir minimizar com o how-to que vos irei mostrar

Para terem uma ideia da diferença entre um banco tratado e um banco não tratado, andei durante pouco mais de um ano com um dos bancos a levar as devidas manutenções e o outro sem qualquer tipo de manutenção (apenas aspirado). O resultados são bastantes esclarecedores...

Reparem como o banco do condutor está em relação ao do pendura:




Em pormenor o banco não tratado:

E o banco que foi sendo alvo de manutenções regulares, penso que bastante esclarecedor:


O que me faz escrever este tópico é mostrar-vos como poder recuperar totalmente aquele banco sujo.
Existem vários processos/produtos e até técnicas de como os recuperar, mas neste tópico irei escolher o processo que é mais utilizado pelos detailers.
Actualmente temos na loja (Car Care Europe) ao nosso dipor vários tipos de produtos, todos eles da melhor qualidade , os 2 em 1 que são produtos que tanto fazem uma limpeza como também ao mesmo tempo o respectivo condicionamento (caso do Einszett Leather Treatment e o Poorboys Leather Stuff); os que o agente de limpeza e de condicionamento são usados em separado (o que vou usar neste how-to); e depois temos um conjunto que está inserido num patamar acima, o Leatherique que é mais na linha do "restauro" de peles e que espero poder vir a trazer um dia o guia de aplicação.

Como disse, neste caso vou usar um produto de limpeza e outro para condicionar, mais especificamente o Mothers Leather Cleaner e o Mothers Leather Conditioner:

A utilização destes produtos é extremamente simples, como tal, é bastante fácil mantermos os nossos bancos em excelentes condições para sempre .

O que temos de fazer antes de iniciar a limpeza é aspirar todo o banco muito bem, incluido as zonas mais apertadas:

Recomendo a utilização de uma escova para os locais onde o aspirador não tem poder se sucção:

Depois de tudo aspiramos vamos então começar a limpar. Como tal borrifem o agente de limpeza sobre a pele:

Esperem uns segundos para o produto penetrar na sujidade e com um aplicador de algodão ou um turco de casa de banho esfreguem de uma forma suave, podem também utilizar escovas para chegarem tanto às costuras como também aos vincos feitos pela idade:

Irão certamente chegar a este resultado após passarem com um pano de microfibras como forma de remover o produto de limpeza:

Repitam este processo o número de vezes que pensem ser necessárias até os bancos ficarem ao vosso gosto.
Para vos ajudar ao ínicio, podem também fazer uma limpeza prévia com APC e com uma escova .

Depois de limpo basta apenas fazer o condicionamento. Neste caso usei um aplicador de poliespuma (podem fazê-lo com um de microfibras) e claro, o condicionador.

Neste caso poupar no produto deve ser posto de parte, os bancos realmente podem reagir se forem mal condiconados.
A ideia é espalhar o condicionador de uma forma uniforme e deixá-lo a repousar durante cerca de uma hora:

Após esse periodo de espera removam o excesso com outro pano de microfibras:

E pronto, temos o branco tratado e exactamente igual ao banco do pendura



Alguns vincos irão permanecer, e serão após o condicionamento bastante visiveis, mas passado uns dias irão passar a ser pouco perceptiveis. O que acontece é que esses vincos devido à humidade do condicionador irão notar-se mais. Quando totalmente secos mal se detectam a num olhar normal.
Os seguintes tratamentos podem ser feitos mensalmente ou de dois em dois meses para que assim a pele nunca se ressinta aos raios U.V. e para que seja sempre facilimo retirar a sujidade que inevitavelmente se vai depositando.


Espero que o tópico ajude,em vez de andarem a aplicar outro produto dos hiper´s
Cumprimentos,

-- Sexta Jun 05, 2009 11:07 pm --

A aplicação deste produto foi feito há 1 mês atrás e hoje apresento a review da aplicação assim como a "durabilidade" do produto. Coloquei a palavra durabilidade entre aspas pois os condicionadores não devem ser comparados em termos de durabilidade mas sim de revitalização da pele. O que nos interessa quando aplicamos um condicionador é que este devolva o aspecto/consistência original da pele e não que "dure" muito tempo.

No final da review irei colocar algumas comparações com o Poorboys Leather Stuff e o Einszett Leder.

O produto apresenta-se numa embalagem de plástico de 16oz (=473ml) e tem a cor laranja clara. A tampa possui um doseador para que possamos aproveitar da melhor forma o produto que adquirimos.

Esta review foi realizada num banco que tinha sido tratada previamente com Poorboys Leather Stuff. A última aplicação tinha sido feita há cerca de 6 meses.

Antes da aplicação:



Durante a aplicação:




Passado 1 mês da aplicação:




A aplicação do produto é bastante simples, tendo sido realizada com o auxílio a um pano de microfibras e uma quantidade reduzida de condicionador. Deixei o produto a hidratar a pele durante cerca de 30 minutos antes de remover.

A remoção é simples e neste caso quase que não houve necessidade de remover o excesso, apenas espalhei devidamente o produto em algumas zonas em que tinha ficado mal aplicado.

A hidratação da pele é fantástica, nota-se passado 1 semana da aplicação que as "rugas" da pele ficam mais elásticas e expandem-se, ficando a pele menos enrugada. Em casos em que a pele já esteja um bocado desidratada torna-se necessário passar o dedo/mão pela pele para espalhar um bocado de produto para as zonas das rugas que não apresentam produto.

Este produto não torna a pele demasiadamente escorregadia. Nota-se de facto um certo aumento da elasticidade da pele e por conseguinte o efeito de deslizamento aumenta mas não se torna perigoso este efeito.

Nesta review não notei qualquer escurecimento da pele, à excepção do verificado na aplicação do produto. Um mês após a aplicação, a pele retorna à cor original, notando-se apenas um escurecimento bastante ligeiro da mesma. Poderá estar relacionado com o facto da pele ter sido condicionada com o PB Leather Stuff e este já a ter escurecido anteriormente.

O poder de limpeza do condicionador é quase nulo. Devemos limpar as peles com Multi Purpose Cleaner ou o Chemical Guys Leather Cleaner (não testado por mim).

O brilho deixado pelo produto é bastante significativo na altura da aplicação mas tende a perder o efeito ao longo das semanas.

Em suma, posso afirmar que este é um excelente produto que aproveita as vantagens do Leather Stuff da prestigiada marca Poorboys mas não tem a principal desvantagem: pele escorregadia.

Comparação 1Z Leder, PB Leather Stuff e CG Leather Conditioner


Aplicação
Vencedor CG Leather Conditioner pela pouca quantidade necessária para hidratar a superfície. Em termos de facilidade de aplicação há empate.

Remoção
Empate entre os 3 produtos.

Escurecimento da pele
O PB Leather Stuff leva a melhor neste campo. Seguido pelo CG e depois pelo 1Z.

Pele Escorregadia
O condicionador da 1Z é o que deixa a pele menos escorregadia, seguido pelo da CG e por fim o da PB.

Hidratação
Não há vencedores nem vencidos pois depende da pele em que os produtos sejam aplicados.

Limpeza da Pele
O da 1Z tem um poder de limpeza superior aos outros rivais. O da PB leva o 2º lugar sendo que o da CG fica em 3º e último lugar.

Brilho
O condicionador da PB é o que deixa mais brilho dentro dos 3 concorrentes, seguido pelo da CG e depois o da 1Z

Fonte : Detalhe.net (existem muitos outros tutoriais no fórum, basta procurar)
__________________
ŁµÐ€ ρяѻσנє¢†s: nuno.2ya.com - ツ - ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ
BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação