Ver Resposta Única
Antigo 25-05-2009, 03:31   #8
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por M-Maika Ver Post
Se as marcas colocam o velocímetro que colocam é porque chegam e sobram para os respectivos modelos.
Achas que faz sentido? Então começo por dar um exemplo... Inverso :-)
Tive um Golf 1.6 de 101cv que marcava 260Km/h. Escusado será dizer que nem em queda livre lá chegava!
Achas que é adequado para o modelo em questão? Eu não! Foto do meu ex-Golf:

Outro exemplo.... Cheguei a conduzir um Civic 1.6i16 (do meu pai) que marcava apenas 220Km/h.
O Rover 214 (carro vendido na mesma altura, mas com menos 50cv) marcava 240Km/h.
Porque é que o Rover tinha performances muito inferiores mas um velocímetro graduado até uma velocidade muito superior?
Ou, os Alfa Romeo 33 com motor 1400cc que também marcavam 240Km/h...

Ah, lembrei-me de outro caso giro: o Honda Prelude (1982) que o meu pai tinha marcava apenas 170Km/h.
A velocidade máxima anunciada nas revistas da época era 170Km/h. É o único caso que me lembro
de um carro que o velocímetro está graduado apenas até a velocidade máxima e nem mais 1 Km/h.

Continuas a ver uma grande lógica nas velocidades existentes nos velocímetros? Eu não...

Por essas e por outras é que se encontram muitos vídeos no Youtube de Hondas em que o velocímetro
passa uns bons centímetros abaixo do fim da escala

Citação:
Publicado originalmente por M-Maika Ver Post
Para alem do mais não me sinto confiante o suficiente de andar a 250 km/h num carro que não está desenhado para essas velocidades.
Por exemplo, os BMW 330d existem de origem com pneus 205/55 em jante de 17", com suspensão normal.
Tenho bons pneus (Vredestein Ultrac Sessanta) na medida 225/40 18" à frente e atrás 255/35 18", para
além da suspensão desportiva.
Isso dá-me segurança para mais uns Km/h, não achas?

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 25-05-2009 às 03:39.
lude está desligado   Responder com citação