Ver Resposta Única
Antigo 15-05-2009, 11:27   #12
Tiagosgoncalves
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2009
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Tiagosgoncalves Enviar mensagem via Skype para Tiagosgoncalves
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Esse camião é bom para aquele pessoal que tem a mania de andar colado ao nosso para-choques traseiro.

Há 2 coisas ainda demasiado frequentes nas nossas auto-estradas:
- O pessoal não andar à direita
- Quando há uma fila de carros a ultrapassar à esquerda, alguns condutores andam "colados" ao carro da frente.
Alguns andam sempre colados, seja na direita ou noutro lado qualquer. Eu, como condutor, considero que tento manter um bom nível de "situational awareness" e quando vejo situações dessas fico desconfortável, a pensar... se preciso de travar bruscamente por qualquer motivo, este gajo entra-me pela traseira dentro...

Distância de segurança? O que é isso?

Ah e tal, trava bem... pois, mas muitos esquecem-se que até reagirem, já la estão!

Há também quem se cole, mas neste caso a camiões, por questões de consumo...
Faz assim tanta diferença? Não sou apologista disto, mas as tantas até faz uma diferença brutal, ou talvez não!

Para começar, em vez de ir a 140/160, já tem de ir à velocidade do camião, que para um carro ligeiro é exactamente nas velocidades que têm melhor consumo.
Se for na mesma a essa velocidade sem ser atrás de um camião, a única coisa que muda é a resistência do ar, que aquelas velocidades também, creio eu, não será muito significativa.
Que a resistência do ar é tanto maior quanto a velocidade já todos sabemos, mas a relação não é directa. Um carro a 50km/h e a 100km/h... sendo a velocidade o dobro, a resistência do ar é mais que o dobro.

bem, já estou aqui a descarrilar no tema...

Cumprimentos,