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Antigo 14-05-2009, 03:40   #1
lude
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Padrão Limpeza e protecção dos pneus

O artigo que se segue foi elaborado integralmente por Miguel Oliveira, moderador Jag-Lover e membro bem conhecido no mundo do detalhe

Os pneus, em simultâneo com a jantes, é um dos elementos que mais se suja num automóvel. Tal sujidade não é tão visivel porque estes são negros, o que ajuda em muito a disfarçar tanto os elementos que ficam agarrados com o rolar dos pneus como também do ferodo libertado durante as travagens. No entanto, um pneu limpo e devidamente condicionado dá um look fabuloso aos nossos carros em vez daquele acinzentado que se vê nos automóveis não Detalhados.

Esta é uma tarefa muito simples, talvez a que menos tempo nos consome quando comparado com Detalhes noutras áreas, no entanto acho que é igualmente interessante fazer um how to apenas para os pneus, que é mais vocacionado especialmente para os novos users. :fixe

Antes de qualquer outra coisa temos como é obvio de limpar os pneus em profundidade. Para isso podemos usar All Propose Cleaner, CarStar, Universal Cleaner, Mothers Tire and Rubber Cleaner, entre alguns outros. Para nos ajudar neste Detalhe convem termos connosco alguns acessórios, refiro-me a escovas.

Marcas como a Mothers e a Meguiars têm na sua lista de acessórios escovas especificamente desenhadas para a limpeza de pneus, geralmente são escovas que têm dois tipos de cerdas, sendo uma zona central mais rija e uma em redor mais macia, isto porque por um lado está a limpar convenientemente o pneu mas por outro as cerdas em redor não irão riscar as jantes. :wink: Podemos também usar uma escova de sapatos com as cerdas um pouco mais rijas tal como também escovas de dentes para limpar a zona do lettering.

No meu caso utilizei o Universal Cleaner da Einszett e a Meguiars Versa Angle Tire Brush :


Para iniciarmos o trabalho temos apenas de borrifar de uma forma homogénia o Universal Cleaner sobre o pneu:


É impressionante, mas mal o Universal Cleaner entra em contacto com a borracha suja, este começa logo a actuar, mudando para uma cor acastanhada. Mesmo assim, deixamos o produto actuar uns 10/20 segundos:


Depois é esfregar com a escova:


É conveniente que escovemos o pneu nos vários sentidos para que não permaneça sujidade nas estrias lateriais. Este é o aspecto do pneu após bem escovado:





Nunca é de mais, aliás, é bem conveniente, que se faça uma segunda limpeza para remover mais qualquer coisa.


Após bem escovado só temos que enxaguar:



Tendo os pneus bem limpos resta-nos condicionar para um maior embelezamento e para um aspecto de novo. O condicionador deve ser aplicado com os pneus totalmente secos para uma aderência perfeita, aconselho que após o condicionamento estes não apanhem água durante um dia. :fixe

Existem na loja diversos condicionadores específicos para pneus/borracha, uns com mais brilho outros com menos, mas isto cabe a cada um decidir o aspecto que gosta mais. Para a aplicação do condicionador devemos usar uma esponja.

Neste caso usei o fabuloso Mothers Reflections Advanced Tire Care e a aplicação foi feita com um aplicador de pneus:


Neste tipo de casos prefiro borrifar o produto sobre a esponja e afastado do carro, pois assim não corremos o risco de na pintura ficarmos com uma camada de overspray (neste caso, e como foi para a foto, simulei a situação sobre a capota):


Depois é só passar com o aplicador sobre o pneu, não esquecendo de dar especial atenção às estrias laterais e aos rebordos junto às jantes:


Como o pneu está assente sobre o chão, irá haver uma zona que não irá poder ser condicionada facilmente. Para isso deixamos descair o carro uns centimetros. Como podem ver, a respectiva secção não condicionada ainda é grande:


Existe quem prefira remover o excesso de produto passado umas horas e quem prefira deixá-lo lá na integra. Eu faço parte dos que gosta de deixar tudo sem remover, pois após bem seco não irá haver o risco de projecção de produto sobre o carro. Para isso geralmente aplico o condicionador à noite tendo assim a noite inteira para secar.

Após todo este trabalho temos os pneus perfeitos para rolar algumas centenas de quilometros sempre com o mesmo aspecto:




Neste caso o Mothers ainda está húmido, mas quando seco fica soberbo:



Devem fazer o condicionamento sempre que virem que é necessário, antes do condicionamento deve-se sempre fazer uma nova limpeza dos pneus. Nestes casos, aconselho o uso do Mothers Tire & Rubber Cleaner:


Digo isto porque este Mothers é mais fraco do que o Universal Cleaner, APC, etc. Deste modo iremos apenas limpar o que é necessário, deixando os pneus com uma superfície muito boa. :fixe
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