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Antigo 14-05-2009, 03:32   #1
lude
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Padrão Limpeza de jantes

O artigo que se segue foi elaborado integralmente por Miguel Oliveira, moderador Jag-Lover e membro bem conhecido no mundo do detalhe

As férias estão a acabar por isso aqui vai um dos últimos how-to que tinha em arquivo para colocar on-line. Este já é bem mais antigo, pois tenho fotos que já têm um ano... :x

Desta vez, e tal como o título diz, venho-vos falar sobre jantes, quer seja uma simples lavagem, como um polimento ou a selagem. As jantes bem lavadas fazem uma diferença brutal num automóvel. O meu Pai usava por vezes uma "técnica" de deserrasque quando precisava de um carro e não estava "apresentável", técnica essa que era apenas lavar as jantes sem lavar todo o carro, só o facto de as lavar o carro já parecia que estava limpo.

Antes de mais deixem-me mostrar-vos uma das jantes que ia ser alvo deste Detalhe:


Nesta altura nem estava muito má pelo que deixei uma outra jante ficar até num estado mais crítico para os processos serem mais simples de se observar.

De qualquer forma vou apresentar uma solução mista, que é a de lavar umas jantes com elas montadas e uma outra com as jantes desmontadas. :fixe


Lavagem

Exitem duas coisas fundamentais para a lavagem das jantes quando não estão Detalhadas/seladas: um produto específico de qualidade para jantes e um pincel/escovas para jantes. Caso o pincel tenha o rebordo metálico é obrigatório isolar a parte metálica com fita isoladora, pois caso assim não o seja inevitavelmente o metal irá roçar na jante e irá ricá-la...

Neste caso usei o Mothers All Wheel Cleaner (muito semelhante ao 1Z Wheel Cleaner mas sem os ácidos) como agente de limpeza e de acessórios usei um pincel macio de plástico utilizado para os pormenores, a Meguiars Versa-Angle Wheel Face Brush para uma limpeza geral e a Meguiars Ultra Safe Wheel Spoke Brush para a limpeza do interior das jantes:


Ora vamos lá então lavar uma jante correctamente

Para começarmos temos de borrifar o produto de jantes sobre as respectivas, aqui existe uma pequeno truque de poupança de produto . Dependendo do desenho das vossas jantes a aplicação pode ser de uma forma diferente. Caso sejam bastante abertas aconselho que o produto seja borrifado lateralmente, assim o produto que vai para os discos (logo desperdiçado) é muito mais reduzido:


Caso borrifasse de frente metade do produto ia para as jantes e a outra grande parte para os discos. Tentei ilustrar a situação sendo o que vai para as jantes a vermelho e a azul o que é despediçado:


Estudada a estratégia de aplicação, borrifamos toda a jante e aguardamos uns segundos (10/15 segundos) para que o produto faça ainda mais efeito:


Depois passamos com um pincel em todo ele. Neste caso preferi passar inicialmente com a escova da Meguiars, pois numa situação de uma jante Detalhada este acessório é o mais indicado :


Depois enxaguarmos de forma a retirar todo o produto sobre a jante.

Como neste caso grande parte do selante já tinha desaparecido, muita sujidade resistiu, coisa que não acontesse quando perfeitamente selada:


Neste caso voltamos a aplicar um pouco mais de produto e com um pincel vamos a todos os recantos:




Não esquecer de limpar com mais minúcia o local das porcas:


Como também os rebordos junto aos pneus e a válvula de pressão de ar:


Após isto voltamos a enxaguar de novo:


Para muitos apenas assim está bom, mas nós Detalhistas vamos sempre mais além. Falta o interior da jante:


Como é perceptivel estas fotos foram tiradas antes de lavar por fora :


Para lavar o interior borrifamos com um produto de jantes e deixamos actuar mais uns 10/15 segundos:


Para nos ajudar nesta tarefa, sugiro que utilizem uma escova específica, neste caso utilizei a Meguiars Ultra Safe Wheel Spoke Brush, mas como a Meguiars acabou a produção dos seus acessórios têm como alternativa a Ez Detail Brush, que por sinal é bem melhor que a da Meguiars. :wink:

Retomando a lavagem , além de borrifarmos o produto de limpeza para o interior da jante, também o fazemos sobre a escova (para a fotografia tive de a pousar no chão, o que não é em nada aconselhável):


Depois colacamos a escova no interior da jante e começamos a escovar como movimentos perpendiculares (estejam preparados, pois nesta fase ficamos todos salpicados )


E movimentos cisculares:


Como podem ver este conjunto de produto + escova é mesmo muito eficaz :


Uma vez mais temos só que enxaguar e secar com um pano de microfibras:




E eis os resultados desta operação:



Em casos mais extremos temos de desmontar as jantes, pois devem estar num estado bem piores que esta, necessitando assim de um maior trabalho:


O princípio de limpeza é precisamente o mesmo, ou seja borrifar com um produto e começar a escovar. Neste caso usei o 1Z Wheel Cleaner:




Como é obvio muito irá por ficar, e acreditem que em casos de jantes que nunca levaram um tratamento a situação é bem pior:
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 14-05-2009 às 03:41.
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