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Antigo 14-05-2009, 03:24   #1
lude
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Question Manutenção (básica) de um automóvel

Devemos ter alguns cuidados básicos para preservar o nosso carro...
Além de podermos evitar dessa forma arranjos posteriores mais dispendiosos, mantê-lo em bom estado significa que vai valer mais quando pretendermos vendê-lo.

Alinhar e calibrar (Direcção/Pneus)
O correcto alinhamento dos pneus é vital para a segurança, longevidade dos pneus e economia de combustível.
Geralmente recomenda-se fazer esses serviços a cada 10000 Kms para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direcção.
Regra geral, os fabricantes de pneus recomendam também rodá-los a cada 5 a 10.000Km, mas essa prática em alguns casos impossível. (Ex: quando os pneumáticos traseiros possuem dimensões diferentes dos dianteiros).

Bancos
Mesmo os revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham.
É importante não deixar que a sujidade, ou a poeira em excesso, se acumule. Bancos revestidos de couro necessitam de cuidados especiais! O couro de boa procedência é impermeável e não encharca, nem fica quebradiço com o tempo. No entanto, o ideal é hidratar o couro a cada seis meses.
A sequência para a manutenção dos bancos de couro é: 1) Aspirar. 2) Passar um agente de limpeza. 3) Passar um agente hidratante e deixar absorver durante pelo menos 3h. 4) Tirar o excesso.
Em regiões mais quentes e húmidas, essa manutenção deve ser feita a cada dois meses. Devemos tentar estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a secar o couro, causando fissuras irrecuperáveis na sua superfície.

Bateria
A bateria deve ser verificada para que não haja surpresas. Devemos verificar se cabos estão oxidados (pode existir o acumulo de um pó pastoso esbranquiçado ou esverdeado), ou se estão frouxos ou soltos.
Também devemos verificar o nível da água e se necessário acrescentar água destilada.

Câmber / Caster / Toe-in
O Câmber é o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. O controle dessa inclinação, que pode ser positivo ou negativo, influencia as características de rolamento das rodas. Um sinal de que existe problema é o desgaste irregular ou demasiado rápido dos pneus.

Catalisador
É um dispositivo instalado no escape com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. A sua longevidade é influenciada pela qualidade do combustível utilizado, geralmente dura bem mais de 150.000 Kms.
Porém, poderá estar sujeito a danos precoces, por estar instalado na parte inferior do veículo. Devemos evitar passar em poças de água profundas (se a água salpicar o catalisador pode parti-lo devido à diferença de temperatura). Também devemos tentar desviar de pedras maiores, que podem causar estragos. Um catalisador danificado perde a eficiência, já que os seus elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem transformar os gases. Nesse caso, costuma acender a luz "Check Engine" no tabelier para nos indicar problemas nos gases de escape.

Carroçaria
Actualmente, ela vem bem protegida de fábrica contra ferrugem e outros agentes nocivos ao metal.
O problema são acidentes ou vandalismo. Riscos, toques de portas em estacionamentos ou ainda pequenos toques que aparecem por alguém ter encostado no carro.
O importante é não deixar o conserto para mais tarde caso a chapa esteja exposta. Se assim for, vai ganhar ferrugem, complicando posteriormente o conserto.

Escape
Com o uso constante, sofre desgaste provocado pelos resíduos corrosivos de combustível e óleo. Em carros que não pernoitam dentro de uma garagem, dá-se ainda a condensação no seu interior (nunca repararam em carros que de manhã pingam água pelo escape?).
Este deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou fissuras, para não comprometer o bom desempenho do motor. No entanto, quando as fissuras são pequenas, há quem opte por repará-lo.

Fusíveis
São simples de trocar porque geralmente a caixa que os contém encontra-se em lugares de acesso fácil. O mais difícil é saber a que sector eles se referem.
Por exemplo, se só tecto do carro não abre, o mais provável é ser um fusível queimado (é muito improvável ter problemas no o motor eléctrico do tecto de abrir).
Devemos ir ao manual do carro verificar a localização do respectivo fusível e o seu valor. Devemos sempre trocá-lo por um novo com o mesmo valor! Um fusível queimado apresenta o filamento interno rompido.

Pintura
Embora a formulação das tintas tenha evoluído bastante nos últimos tempos, tornando a superfície pintada mais resistente ao ataque de produtos químicos, há certos cuidados devem ser tomados para a manter em impecável.
Devemos lavá-la sempre que tiver pó, barro, ou excrementos de pássaros. Não utilize nenhum tipo de solvente. O ideal é usar um detergente suave, lavando e enxaguando rapidamente toda a superfície. Não deixar secar ao sol, caso contrário ficará com manchas do calcário e mineralização da água. Devemos ainda encerar e selar regularmente.

Jantes
Os buracos, lombas e passeios são os seus maiores inimigos. Jantes em bom estado e pneus com especificações corretas, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a segurança e economizam combustível. Para cada tipo de veículo, existem rodas com medidas adequadas para não prejudicar seu desempenho. Portanto, não devemos pensar apenas na beleza quando pensamos em trocar as jantes originais de fábrica por umas mais bonitas e de dimensões diferentes.

Tecto de abrir
Este equipamento exige um bom funcionamento das borrachas de vedação e lubrificação das articulações. É preciso ler o manual com atenção, pois ele contém as informações específicas para cada tipo de tecto, prolongando sua vida útil.

Vidros
Para evitar riscos precoces, nunca devemos ligar o limpa pára-brisa com o vidro estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, óleo e outras sujidades. Para lavar os vidros, utilizar sempre muita água com detergente suave ou limpa-vidros e uma flanela macia. Não devemos deixar que a sujidade acumule. Eles devem estar sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade. Não esquecer que contribuem também com a boa aparência do carro.
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BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 06-04-2013 às 21:41.
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