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Antigo 13-05-2009, 13:24   #3
lude
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Válvulas e outros sistemas
O sistema de válvulas é constituído pelas válvulas e por um mecanismo para abri-las e permitir que fechem, chamado de árvore de cames. Ela tem ressaltos (perfis geralmente ovalados) que movem as válvulas, abrindo-as. As molas das válvulas têm a função de fechá-las, como mostra a Figura 5.


Figura 5. O comando de válvulas

A maioria dos motores modernos tem o que se chama de comando de válvulas na colassa. Isso significa que o comando de válvulas está localizado nessa parte do motor, geralmente acima das válvulas, como se vê na Figura 5. Os ressaltos na árvore actuam sobre as válvulas directamente (na verdade há uma peça chamada tuche entre o ressalto e as valvulas) ou indirectamente por meio de uma alavanca curta (motores mais antigos têm o comando de válvulas localizado no bloco, perto da cambota. Nesse tipo de motor, existem varetas apoiadas em tuches unem o movimento dos ressaltos aos balanceeis na colassa, que por sua vez accionam as válvulas. Há mais partes móveis nesse sistema e também maior desfasagem entre o accionamento da válvula pelo ressalto do comando e o seu movimento efectivo, além da maior massa de movimento alternado constituir obstáculo a rotações mais altas do motor). Uma correia dentada ou uma corrente de distribuição conecta a cambota ao comando de válvulas, mantendo as válvulas sincronizadas com os pistões. O accionamento do comando de válvulas é calculado para que ele gire à metade da rotação da cambota. A maioria dos motores de alto desempenho têm quatro válvulas por cilindro (duas para admissão e duas para escape), normalmente com dois comandos de válvulas por bancada de cilindros - daí o termo dupla arvore de cames.

Sistemas de ignição e arrefecimento
O sistema de ignição produz uma corrente eléctrica de alta tensão e transmite-a para a vela de ignição pelos cabos de vela. A corrente flui primeiro para um distribuidor, facilmente identificável em baixo do capô da maioria dos carros. Um cabo chega ao centro do distribuidor, e quatro, seis ou oito cabos (dependendo do número de cilindros) saem dele, para cada vela de ignição. O motor é sincronizado de modo que apenas um cilindro receba uma corrente do distribuidor de cada vez. Nos motores modernos já não existe o distribuidor físico, este foi substituído por sistema electrónicos.

Sistema de arrefecimento
Na maioria dos carros o sistema de arrefecimento tem um radiador e uma bomba de água. A água circula por passagens ao redor dos cilindros e das câmaras de combustão e depois por tubos no radiador, para ser resfrigerada. Em poucos carros, assim como na maioria dos motociclos e cortadores de relva, o motor é refrigerado a ar (uma característica desse tipo de refrigeração é a presença de palhetas nos cilindros e culassa para ajudar a dissipar o calor). Os motores refrigerados a ar são mais leves, mas trabalham mais quentes, o que diminui a sua durabilidade e seu desempenho geral. Actualmente todos os fabricantes utilizam refrigeração líquida, a última marca a abandonar a refrigeração a ar foi a Porsche.


Diagrama de um sistema de arrefecimento mostrando como estão conectadas as mangueiras


Admissão de ar e arranque
A maioria dos carros tem motores de aspiração natural, o que significa que o ar flui por si só para os cilindros pela depressão criada pelos pistões no curso de admissão, depois de passar pelo filtro de ar. alguns motores de alto desempenho são ou turbocomprimidos, ou comprimidos, o que significa que o ar que se dirige para os cilindros é pressurizado antes (de modo que mais mistura ar-combustível possa ser introduzida nos cilindros) para melhorar o desempenho. A quantidade de pressurização é chamada de sobrepressão. O turbocompressor possui uma pequena turbina acoplada ao colector de escape e faz girar a turbina de compressão que recebe o ar de admissão. Os compressores (há vários tipos) são accionados directamente pelo motor.



Aumentar a potência do motor é óptimo, mas o que acontece quando gira a chave para colocá-lo em funcionamento? O sistema de arranque consiste num motor eléctrico e um solenóide de partida. Quando gira a chave de ignição, o motor de arranque faz a cambota dar algumas voltas, o que propicia o início do processo de combustão. É preciso um motor potente para girar um motor frio. O motor de arranque precisa vencer:
* o atrito interno provocado pelos segmentos
* a pressão de compressão de qualquer cilindro que esteja no curso de compressão
* a energia necessária para abrir e fechar as válvulas
* todos os "outros" dispositivos directamente ligadas ao motor, como bomba de água, bomba de óleo, alternador, etc.

Como é necessária muita potência e um carro usa um sistema eléctrico de 12 volts, precisam fluir centenas de amperes de electricidade para o motor de arranque (a potência é o produto da corrente multiplicada pela tensão: P = U x I). O solenóide de partida é essencialmente um grande interruptor eléctrico que pode lidar com toda essa corrente. Quando gira a chave de ignição, ela activa o solenóide para fazer chegar energia eléctrica de alta intensidade (amperagem) ao motor de arranque.

Sistemas de lubrificação
O sistema de lubrificação assegura que cada parte móvel do motor seja suprida de óleo, para diminuir o atrito e evitar o desgaste. As duas partes que mais precisam de óleo são os pistões (para deslizar facilmente nos seus cilindros) e todos os mancais que permitem que a cambota e o comando de válvulas, e as bielas nas suas articulações, movimentem-se livremente. Na maioria dos carros, o óleo é sugado do reservatório pela bomba, passando pelo filtro de óleo para remover qualquer impureza antes de ser esguichado sob pressão nos mancais e depois atingir as paredes internas dos cilindros. O óleo então escoa para o cárter, onde é colectado, e o ciclo repete-se.

A alimentação
O sistema de alimentação bombeia combustível do depósito e mistura-o com o ar, de modo que a mistura ar-combustível correta seja admitida nos cilindros. Existem três maneiras comuns de enviar o combustível: carburação, injecção de combustível no colector de admissão e injecção directa de combustível na câmara de combustão.
* Na carburação, um dispositivo chamado carburador mistura o combustível com o ar conforme este flui para dentro do motor.
* Num motor com injecção a quantidade correta de combustível é injectada individualmente em cada cilindro - antes da válvula de admissão (injecção de combustível multiponto) ou directamente dentro do cilindro (injecção directa de combustível).

Escape
O sistema de escape inclui a tubagem e o silenciador (peça que abafa o som - sem o silenciador, ouvia-se o som de milhares de pequenas explosões vindo do cano de escape). O sistema de escape inclui um conversor catalítico, também chamado de catalisador.

Controle de emissões
Nos carros actuais existe um sistema de controle de emissões que inclui um conversor catalítico e um conjunto de sensores e accionadores e um computador para monitorizar e ajustar todos os sistemas. Por exemplo, o conversor catalítico usa um agente catalisador e oxigénio para queimar todo o combustível que não foi utilizado, assim como outras substâncias químicas dos gases de escape. Um sensor de oxigénio no fluxo de gases monitoriza permanentemente a relação ar-combustível e informa a situação ao computador de controlo do motor para que este efectue as correcções necessárias.

Sistema elétrico
Uma bateria e um alternador compõem o sistema eléctrico. O alternador é conectado ao motor por uma correia e gera electricidade para recarregar a bateria. A bateria fornece electricidade com tensão de 12 volts para todos os dispositivos eléctricos do carro (o sistema de ignição, rádio, faróis, limpa pára-brisa, vidros elétricos, computadores de bordo, etc.)

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Já agora, deixo 3 ilustrações relativas ao posicionamento de um motor.









Olhando com atenção, até os mais distraídos reparam que o motor de um carro com tracção dianteira (FWD) está rodado 90º relativamente a o motor de um carro com tracção traseira (RWD)

Por isso é que ao fazer motores de 6 cilindros os fabricantes de carros com tracção dianteira geralmente optam por motores com cilindros em V enquanto que os fabricantes de carros com tracção traseira optam por motores com cilindros em linha
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BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 18-11-2012 às 20:13.
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