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Antigo 13-05-2009, 13:24   #2
lude
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Há vantagens e desvantagens de cada configuração de motor em termos de suavidade, custo de fabrico e características directamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo.

Tamanho do motor (cilindrada ou deslocamento volumétrico)

Desde os primórdios dos motores, convencionou-se classificá-los em tamanho por meio da cilindrada ou deslocamento volumétrico. Por se tratar de volume, ele é medido em litros ou cm³ (centímetros cúbicos, 1.000 centímetros cúbicos - ou 1.000 cm³ - equivalem a um litro).

Vejamos alguns exemplos:
* uma motosserra pode ter um motor de 40 cm³;
* um motociclo pode ter um motor de 500 cm³ ou de 750 cm³;
* um carro desportivo pode ter um motor de 5 litros (5.000 cm³).

A maioria dos motores dos carros comuns tem entre 1,0 litro (1.000 cm³) e 2 litros (2.000 cm³)

A cilindrada é obtida por um simples cálculo. Pega-se na área correspondente ao diâmetro do cilindro (Pi x diâmetro elevado ao quadrado e dividido por 4) e multiplica-se pelo curso do pistão. Deve-se ter o cuidado de considerar sempre centímetros e não milímetros, pois queremos centímetros cúbicos. Uma vez que se tenha a cilindrada de um cilindro, é só multiplicar o resultado pelo número de cilindros para obter a cilindrada do motor.

Se tiveres um motor de 4 cilindros e cada cilindro comportar meio litro, o motor inteiro é um "motor de 2 litros" - também se diz motor 2.0. Se cada cilindro tem capacidade de meio litro e há seis cilindros dispostos em V, tens um "V6 de 3 litros", ou V6 3.0.

Geralmente a cilindrada dá ideia da potência que o motor pode produzir. Um cilindro que desloca meio litro pode comportar o dobro da mistura ar-combustível que um cilindro que desloca 1/4 de litro - pode-se esperar o dobro de potência no cilindro maior (caso todos os outros parâmetros sejam iguais). Um motor de 2 litros tem, em termos gerais, a metade da potência de um motor de 4 litros.

Para ampliar a cilindrada dum motor aumenta-se o número de cilindros ou o seu tamanho (ou as duas coisas). Outra maneira, junto com as providências acima ou não, é aumentar o curso dos pistões.

Outras partes de um motor



Motor de combustão interna

Vela de ignição
A vela de ignição fornece a faisca que provoca a ignição da mistura ar-combustível, para que ocorra a combustão. A faísca precisa ocorrer no momento exacto para que as coisas funcionem bem.

Válvulas
As válvulas de admissão e de escape abrem no momento certo e deixam respectivamente entrar o ar e o combustível e sair os gases queimados. Observa que ambas as válvulas são fechadas durante a compressão e a combustão, mantendo vedada a câmara de combustão.

Pistão
O pistão é uma peça metálica cilíndrica, de liga de alumínio, que se move dentro do cilindro.

Segmentos
Os segmentos são uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e a parede interna do cilindro. Os segmentos servem para:
* impedir que a mistura ar-combustível e os gases de escape vazem da câmara de combustão para dentro do cárter de óleo durante a compressão e a combustão, respectivamente;
* impedir que o óleo do cárter passe para dentro da zona de combustão, onde seria queimado e desperdiçado.

Na maioria dos carros que "queimam óleo" (e precisam ter seu nível acertado - por exemplo a cada 1.000 km) o óleo queima porque o motor tem um desgaste acentuado e os segmentos não vedam completamente.

Biela
É uma haste que liga o pistão à cambota. As duas pontas da biela podem girar, permitindo a mudança de ângulo à medida que o pistão se move e a cambota gira.

Cambota
A cambota transforma o movimento rectilíneo do pistão num movimento circular.

Cárter
O cárter envolve a cambota e também age como reservatório de óleo, que fica armazenado no seu fundo.

O que pode dar errado?
Ao sair certa manhã, o motor "gira", mas não pega... O que será o problema? Agora que sabemos como funciona um motor, é possível compreender o que pode impedi-lo de funcionar. Podem acontecer três problemas fundamentais: mistura inadequada de ar e combustível, falta de faísca ou falta de compressão. Outros pequenos problemas podem ocorrer, mas os citados acima são os "Três Grandes". Com base no motor simples, veja aqui um levantamento rápido de como esses problemas afectam o motor:

Mistura inadequada - uma mistura inadequada ar-combustível pode ocorrer de várias maneiras:
* a gasolina acabou e o motor recebe ar, mas não combustível;
* a entrada de ar pode estar entupida, de modo que há combustível, porém não entra ar suficiente;
* o sistema de combustível pode estar a fornecer combustível a mais ou a menos à mistura, significando que a combustão não poderá ocorrer de forma apropriada;
* pode haver impurezas no combustível (como água no depósito de combustível) fazendo com que não seja possível a sua queima.

Falta de faísca- a faísca pode não ocorrer ou ser fraca por diversas razões:
* se a vela de ignição ou o fio que chega à vela estiverem gastos, a faísca será fraca;
* se o cabo estiver cortado ou n existir - ou se o sistema que manda a corrente de alta tensão pelo cabo não estiver a funcionar corretamente - não haverá faísca;
* se a faísca ocorre muito cedo ou muito tarde no ciclo (ou seja, se o ponto de ignição estiver muito fora do padrão), o combustível não sofrerá ignição no tempo certo e isso poderá causar vários tipos de problemas.

Mas, podem acontecer muitos outros problemas. Por exemplo:
* se a bateria estiver descarregada, o motor de arranque não poderá girar o motor para fazê-lo funcionar;
* se os mancais que permitem que a cambota gire livremente estiverem presos, ela não irá girar, impedindo o funcionamento do motor;
* se as válvulas não abrirem e fecharem no momento correto ou simplesmente não abrirem, o ar não poderá entrar ou os gases de escape não poderão sair - e o motor não funcionará;
* se alguém enfiar uma batata na ponta do cano de escape, os gases não poderão sair dos cilindros e o motor não funcionará;
* se o óleo acabar e o motor estiver a travar, os pistões não se poderão mover livremente, impedindo o funcionamento do motor.

Falta de compressão - se a carga de ar e combustível não puder ser comprimida de maneira apropriada, o processo de combustão não acontecerá correctamente. A falta de compressão pode ocorrer pelas seguintes razões:
* os segmentos estão gastos (permitindo que a mistura ar-combustível vaze pelos lados do pistão durante a compressão);
* as válvulas de admissão ou de escape não estão vedando correctamente, permitindo o vazamento durante a compressão;
* há um grande vazamento num ou mais cilindros.

O vazamento mais comum num cilindro ocorre na parte acima do bloco do motor (onde ficam as válvulas e as velas de ignição, e às vezes o comando de válvulas, também conhecida como colassa) prende-se ao bloco. Geralmente, o bloco e a colassa são mantidos juntos com uma junta fina entre eles para assegurar uma boa vedação. Se a junta se rompe, desenvolvem-se pequenas fugas entre bloco e colassa.

Num motor que funcione correctamente, todos estes factores estão dentro da tolerância. Como podes ver, um motor tem inúmeros sistemas que o ajudam a cumprir seu papel de converter combustível em movimento. A maioria desses subsistemas pode ser implementado usando tecnologias diferentes e melhores para aumentar o desempenho do motor.
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
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