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Antigo 13-05-2009, 13:19   #1
lude
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Padrão Multiplexagem e a Rede CAN2

O conceito de Rede CAN aplicado ao automóvel, possibilita a interconexão dos diversos computadores (unidades de comando) presentes no veículo de forma simples e eficiente. Assim, o conjunto de Controladores associado à Rede CAN, forma um sistema Multiplexado de comunicação. Para entender o conceito de Multiplexação ou Multiplexagem, é apresentado o diagrama em bloco do Astra G '99, o qual será comparado com aquele correspondente ao Palio Fire (sistema Ve.N.I.C.E).
No exemplo do Astra somente foram incluídos módulos de eletrônica embarcada, equivalentes àqueles presentes no Palio. Na realidade, um Astra completo pode comportar um número maior de controladores.
Nos diagramas estão representadas somente, as interconexões entre os diversos módulos. Neles não foram consideradas as conexões dos módulos com os sensores e atuadores correspondentes.

• Comparativo
Analisando os diagramas apresentados a seguir, surgem algumas conclusões:

- Reparar que no Astra existe um fio para cada sinal compartilhado por outro(s) módulo(s).
- No caso do Palio, os módulos estão interligados por um simples par trançado de fios, e as informações (sinais) compartilhadas circulam todas elas, pelo mesmo par de fios.
É esse par de fios que constituem a rede CAN, também denominada de CANBus. Assim por exemplo, a informação de velocidade do veículo, gerada no módulo ABS, é disponibilizada por essa unidade de comando, na rede CAN, através do Módulo NBC (body computer). O mesmo acontece com a informação de temperatura do motor, a qual é disponibilizada pela unidade da injeção. Tais informações podem ser utilizadas por outros módulos. Por exemplo, a unidade da injeção ou a do painel de instrumentos, retiram da rede a informação de velocidade do veículo. A informação de temperatura do motor é utilizada pela unidade do painel (NQS).
Já no caso do Astra, analisando o diagrama pode verificar-se que existe um fio para o sinal de velocidade, um outro para a temperatura do motor, e assim por diante.
- No conector de diagnóstico do Astra, estão presentes as linhas de comunicação serial, necessárias à comunicação com o equipamento de teste (scanner).
- No conector de diagnóstico do Palio, também, aparecem as linhas de comunicação serial, correspondentes aos módulos do Motor, ABS, Air Bag e Fiat Code, assim como os fios do CANBus.

Resumindo, nos sistemas Multiplex ou multiplexados, um mesmo canal de comunicação, no caso, a rede CAN, serve para transportar a informação dos diversos módulos que compõem o sistema. Obviamente que tais trocas de informações não podem ocorrer ao mesmo tempo; devem acontecer de forma seqüencial no tempo (multiplexada): ou seja, quando uma unidade transmite, as outras entram na fase de recepção.
Deve haver por tanto, uma série de regras que organizem de forma não destrutiva, essa troca de informações. O conjunto de regras a serem seguidas pelos diversos módulos conectados à rede, constituem o denominado Protocolo CAN.
A seguir, alguns exemplos de informações que trafegam pelo CANbus do sistema Ve.N.I.C.E:

. tempratura do motor
. temperatura do ar exterior
. velocidade do veículo
. rotação do motor
. pressão do óleo
. nível do combustível no reservatório

Existem outros exemplos de redes Multiplex aplicadas ao veículo:
- Rede Class 2: aplicadas em veículos da GM desde início dos anos '90
- Rede Van: aplicada em veículos PSA (Peugeot/Citroen)
- Rede CCD: aplicada em veículos Chrysler





O sistema multiplexado que equipa os veículos Citoën C5 se compõe de 4 redes. Uma rede CAN de alta velocidade e 3 redes VAN de baixa velocidade. Observar que o número de computadores interconectados é superior ao do Astra do exemplo anterior; no entanto, o número de fios de interconexão diminui substancialmente



Informações trocadas pelos Módulos ligados à Rede CAN

NQS – Painel de Instrumentos

Entradas
- Rotação do motor
- Nível de combustível
- Consumo
- Temperatura do motor
- Hodômetro
- Sinal de ativação dos leds de avaria
- Sinal de intensidade de iluminação do painel (sem reostato)

Saídas
- Mensagens de funcionamento da rede
- Mensagem de estado de funcionamento do painel

NCM – Controle do Motor

Entradas
- Habilitação para partida (rolling code)
- Velocidade do veículo
- Estado de funcionamento dos outros módulos kligados à rede CAN
- Sinal de freio acionado (somente sistema Bosch)


Saídas
- Rotação do motor
- Temperatura do motor
- Pressão do óleo
- Solicitação da habilitação de partida
- Mensagem de falha no sistema
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BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


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