Ver Resposta Única
Antigo 13-05-2009, 13:12   #3
lude
Moderador
 
Avatar de lude
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Chelas
Posts: 4,431
Padrão

Num sistema de limpeza por ultra-som, o que se deseja é ter o melhor nível de cavitação possível. Alguns parâmetros permitem aprimorar a qualidade do fenômeno e maximizar a intensidade das implosões.

Temperatura
Isoladamente é o parâmetro mais importante, porque muitas propriedades do líquido que afetam a cavitação estão diretamente relacionados com a temperatura. Mudanças de temperatura resultam em mudanças na viscosidade, na solubilidade dos gases no líquido e na pressão de vapor.
Um aumento moderado da temperatura do líquido de limpeza aproxima a sua pressão de vapor. Com isto a cavitação vaporosa, aquela em que as bolhas de cavitação são preenchidas com o vapor do líquido cavitante, é mais facilmente atingida, sendo a forma mais efetiva de cavitação.

Viscosidade
Deve ser minimizada para se obter a máxima cavitação. Líquidos viscosos, como o óleo, são lentos, bloqueiam a formação das bolhas de cavitação e retardam a propagação da energia de suas implosões.
A viscosidade diminui com o aumento da temperatura (maior fluidez), garantindo uma densidade de bolhas maior, um aumento na força de implosão das mesmas e uma velocidade de propagação de energia maior.

Gases contidos no líquido
Para maximizar os efeitos da cavitação o líquido deve conter a menor quantidade de gases dissolvidos possível. Os gases dissolvidos são liberados durante a fase de crescimento da bolha e prejudicam a implosão da mesma. Uma vez liberados atrapalham o crescimento da bolha e não permitem que ela ganhe força.
A quantidade de gases dissolvidos no líquido diminui com o aumento da temperatura, ao mesmo tempo em que a velocidade de liberação dos mesmos aumenta.

Existem diversos tipos de química de limpeza: As de base aquosa são totalmente biodegradáveis, não inflamam e geralmente podem ser diluídas. As que apresentam solventes orgânicos ou hidrocarbonetos alifáticos em sua formulação geralmente são inflamáveis, não são miscíveis em água e não admitem diluição, mas nem por isso são menos eficazes.

Na realidade, sob a ótica da limpeza, o que realmente importa são as propriedades e características específicas da solução utilizada. Uma solução adequada deve apresentar propriedades solventes, desengraxantes, desengordurantes, desincrustantes e decantantes. Não deve corroer, oxidar, manchar ou deixar resíduos.

Como podemos verificar, as soluções de limpeza são complexas e não admitem substitutas. Soluções caseiras, além de serem inócuas prejudicam o injetor de combustível.





__________________
ŁµÐ€ ρяѻσנє¢†s: nuno.2ya.com - ツ - ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ
BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 17-08-2012 às 08:47.
lude está desligado   Responder com citação