Ver Resposta Única
Antigo 13-05-2009, 13:03   #4
lude
Moderador
 
Avatar de lude
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Chelas
Posts: 4,431
Padrão

GPS
(Global Positioning System) Sistema de navegação baseado no cálculo da posição terrestre e da informação recebida de satélites geoestacionários. Permite determinar a rota a seguir com a ajuda de um CD-ROM ou DVD da rede de estradas.

HDC
(Hill Descent Control) Sistema utilizado pela Land Rover que facilita as descidas mais íngremes controlando e travando a velocidade do veículo, tornando o percurso mais seguro. Actua sobre o motor e sobre os travões.

HDI
Denominação utilizada pelo Grupo PSA para os motores Turbodiesel que utilizam o sistema "common-rail".

HID
(High Intensity Discharge) Designação atribuída aos faróis de xénon. Luzes de descarga de gás. Funcionam com uns eléctrodos que acendem o gás inerte (xénon) em ampolas de quartzo.

IDE
(Injection Directe d`Essence) Denominação dada pela Renault aos motores de injecção directa a gasolina.

IMA
(Integrated Motor Assist) Sistema de propulsão híbrida termo-eléctrica utilizada pela Honda inicialmente no modelo Insight e mais recentemente no Civic.

Intercooler
Emprega-se este termo para identificar um radiador que arrefece o ar da admissão em motores turbocomprimidos. Nestes motores o ar aquece, devido á compressão a que é sujeito, baixando a densidade e o seu conteúdo de oxigénio, o que diminui o possível incremento de potência devido à sobrealimentação. O intercooler arrefece este ar depois de comprimido para obter o máximo de partido da sobrealimentação do motor.

Keyless-go
Um cartão electrónico - do tamanho de um cartão de crédito, mas mais grosso - permite ao seu portador abrir a porta e por o carro a trabalhar, com a simples operação de abrir a porta com o cartão e a ignição fica automaticamente desbloqueada. Este pequeno gesto esconde centenas de acções que decorrem em centésimas de segundo. Enquanto se prime o botão para abrir a porta, o carro emite um sinal de rádio codificado. O sistema espera que exista um cartão electrónico nas proximidades - normalmente no bolso do condutor - que recebe a mensagem e responde também com um sinal via rádio. Se o carro reconhece o sinal recebido, o fecho central das portas é automaticamente desactivado. Tudo se passa a tal velocidade que parece que é instantâneo. O mesmo procedimento de reconhecimento acontece com o arranque do motor. Carrega-se num botão, contacto, carrega-se outra vez, arranque. É assim tão simples? E se alguém tenta abrir a porta antes do condutor? Não se abrirá, somente obedecerá ao portador do cartão electrónico. O motor continua a trabalhar até que nos afastemos a uma determinada distância do carro com o cartão, mas uma vez que o motor pare, só volta a trabalhar depois da "conversa" electrónica com o cartão. O cartão armazena todas as preferências do condutor, de maneira a que possa automaticamente ir buscar essa informação e activá-la, seja a regulação do volante, os assentos, espelhos ou qualquer outra memorização que o carro possua.

KGM
Quilograma por metro. Unidade de medida do binário do motor.

KW
Kilowatt. Unidade de medida da potência do motor.

LCD
(Liquid Cristal Display) Ecrã de cristais líquidos.

LCM
(Light Control Module) Sistema automático, que em caso de lâmpada fundida, atribui a sua função a uma outra lâmpada.

MDM (MDynamic Mode) Trata-se de um modo do DSC (Dynamic Stability Control) em que são permitidas maiores acelerações longitudinais e laterais, embora mantendo a estabilidade. Neste modo, apenas são efectuadas pequenas intervenções electrónicas e só é reduzida a potência do motor ou mesmo travadas as rodas quando é atingido o limite.

MFL
(Multi Function Lenkung) Volante multifunções utilizado pela BMW.

Monovolume
Categoria de veiculo de acordo com a forma da sua carroçaria. Como o seu nome indica, num só corpo de volume integram-se o vão do motor, o habitáculo e a bagageira.

NATS
Sistema anti-roubo e imobilizador do veículo da Nissan.

NCVCS
(Nissan Continuous Variable Valve Control System) Sistema da Nissan que gere a admissão do motor de forma variável.

OBD
(On Board Diagnosis) Sistema que, integrado no computador de bordo, permite controlar o nível de emissões de poluentes libertado pelo veículo.

OHC
(Over Head Camshaft) Árvore de cames à cabeça.

PAX
Dispositivo utilizado pela Michelin que permite rolar até 200 km com um pneu furado, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

PCCB
(Porsche Ceramic Composite Brake) Discos de travão em cerâmica utilizados pela Porsche.

RDC
Sistema de controlo da pressão dos pneus utilizado pela BMW.

Roadster
Um modelo de dois lugares descapotável com uma linha desportiva. Exemplos: BMW Z3, Porsche Boxster, MGF, Mazda MX - 5...

SBC
(Sensotronic Break Control) Travões electro-hidráulicos.

SCS
(Stop Control System) Sistema mecânico autoblocante dos travões para viaturas de tracção dianteira.

Tara
Trata-se unicamente do peso de veículo em vazio e sem condutor.

Taxa de compressão
A relação do volume do cilindro e a posição do pistão no seu ponto mais baixo de descida durante o tempo de trabalho.

UIS
(Unit Injector System) Injector de alta pressão.

Utilitário
Categoria de veículo atendendo ao tamanho. São os modelos mais pequenos do mercado, com um comprimento máximo de 3,7 metros.

Windowbag
Uma das denominações possíveis para os airbags que insuflam ao lado da cabeça para proteger os ocupantes em caso de colisão lateral. Também são conhecidas por cortinas insufláveis.

ZEV
(Zero Emission Vehicle) Veículo sem emissões de poluentes.
__________________
ŁµÐ€ ρяѻσנє¢†s: nuno.2ya.com - ツ - ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ
BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 02-09-2010 às 23:07.
lude está desligado   Responder com citação