Ver Resposta Única
Antigo 13-05-2009, 12:59   #1
lude
Moderador
 
Avatar de lude
 
Registado em: Mar 2009
Localização: Chelas
Posts: 4,431
Thumbs up Dicionário automóvel

ABC
(Active Body Control) Suspensão pneumática activa de regulação automática.

ABS
Siglas inglesas que correspondem ao Sistema Anti Bloqueio dos travões. É um conjunto de dispositivos electro-hidráulicos que evitam, no decorrer de uma travagem, que alguma das rodas dianteiras do veículo bloqueiem. Assim as rodas podem responder com sucesso aos movimentos do volante, o que é impossível quando estão bloqueadas. Um sistema de travagem como este consegue imobilizar o veículo num espaço mais curto. Para uma utilização perfeita do ABS, é só necessário pisar o travão a fundo, e depois esperar que o sistema entre em acção. Quando o ABS actua o condutor apercebe-se de uma pequena vibração no pedal do travão. O sistema ABS torna-se eficaz nos veículos ligeiros, mas é por vezes questionada quando se aplica em veículos de todo-o-terreno.

ACC
(Adaptative Cruise Control) Regulador da velocidade que permite manter as distâncias de segurança.

ACD
(Active Center Differential) Controlo electrónico do diferencial central. Permite melhorar a tracção e a resposta da direcção do veículo.

ACIS
(Acoustic Control Induction System) Sistema de admissão de geometria variável. Melhora o binário, especialmente nos baixos regimes de rotação do motor, ao modificar a longitude do colector de admissão.

ADB
(Automatic Differential Brake) Como ADC.

ADC
(Active Differential Control) Sistema de controlo do diferencial. Reparte a tracção actuando sobre a roda que perde aderência.

ADS
(Adaptative Damping System) Sistema de suspensão que adapta automaticamente os amortecedores em função das condições da estrada.

Aerodinâmica
Estudo do comportamento do ar quando passa em volta de um objecto em movimento e as forças exercidas pelo ar sobre esse objecto. No design de automóveis os pontos positivos e negativos das correntes de ar são estudados em túneis de vento. O ponto negativo é quando o ar pressiona o veículo a ficar mais perto do solo. O fenómeno da aerodinâmica ainda continua a dar muito que fazer aos designers actuais.

AFE
Dispositivo de travagem automática de emergência que aplica o máximo de força de travagem quando se pisa bruscamente o travão.

AFS
(Active Frontlight System) Sistema que actua sobre as luzes dianteiras aumentando ou diminuindo a luminosidade, tendo em conta as condições da estrada e estado do tempo.

AGP
(Adaptative Gas Pedal) Acelerador de comando electrónico.

AHC
(Automatic Headlight Control) Sistema de regulação automática das luzes dianteiras.

Airbag
No decorrer de uma forte colisão, esta almofada de ar enche-se em frente do condutor em milésimos de segundo, ou ao seu lado, no caso dos airbags laterais (sidebags), reduzindo assim o risco de lesões. Uma vez cumprida a sua missão a almofada torna a esvaziar-se em décimos de segundo. A bolsa insufla-se com um gás inócuo gerado pela combustão de um explosivo. Mas o gás que enche a almofada também pode ser lançado por um recipiente de gás pressurizado. Os primeiros airbags da historia do automóvel eram só para o condutor, e tinham a tarefa de evitar que pudesse ser projectado contra o volante e evitar quaisquer tipos de ferimentos. Mais tarde, esta medida foi extensível ao passageiro, com uma almofada de tamanho muito maior. A protecção contra os choques laterais chegou posteriormente com almofadas que entram em acção para proteger a zona do tórax, e existem tanto nos bancos dianteiros como nos traseiros. As últimas aplicações protegem também a cabeça de embates laterais. Para o futuro já se fala em airbags que protejam também os pés.

Airbag com detector de intensidade do impacto
Existem airbags que entram em funcionamento com maior ou menor intensidade em função da gravidade do acidente, para evitar que ao ser accionado, o sistema possa provocar feridas em choques de menor intensidade. Estudos apontam o disparo dos airbags como ofensivo para os ocupantes do veículo e a causa de algumas lesões.

AIRMATIC
Suspensão pneumática com controlo automático da regulação.

AIRMATIC DC
(Dual Control) Suspensão pneumática com dupla regulação.

ALB
(Automatic Load-sensitive Braking force metering) Sistema de auxílio à força de travagem.

Alimentação
Conjunto de elementos que têm como função fornecer o combustível e o ar ao motor. Nos motores de combustão - a gasolina - o sistema de alimentação encarrega-se de realizar a mistura ar-combustível antes de entrar na câmara de combustão. Nos motores de compressão - a gasóleo - o sistema de alimentação introduz, por um lado, ar puro no cilindro, e por outro, o combustível fazendo a mistura na câmara de combustão.

Amortecedores
Elemento da suspensão que em conjunto com as molas, tem como função isolar as vibrações provenientes das rodas.

Antipatinagem
Dispositivo encarregado de reduzir a patinagem das rodas motrizes por excesso de motricidade aplicada em relação à aderência existente. Existem aqueles que actuam travando a roda que patina - é uma evolução do ABS, sem que o condutor exerça pressão - outros actuam sobre a quantidade de mistura que entra nos cilindros. Existem ainda outros que combinam ambos os dispositivos.

Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.

Ar condicionado
Este dispositivo permite refrescar o ar dentro do habitáculo, através de um circuito de refrigeração. Ao refrescar o ar, a humidade existente condensa-se e desaparece. No Inverno transforma-se num sistema de aquecimento eficaz. Os fabricantes recomendam ligar com alguma regularidade o ar condicionado, inclusivé no Inverno, para evitar que as juntas do circuito fiquem ressequidas e possam assim aparecer fugas de anti-congelante

Árvore de cames
O mesmo que veio de excêntricos. Peça rotativa colocada na cabeça do motor (nos mais antigos pode estar no bloco) e encarregue de accionar as válvulas através de excêntricos. É accionada pela cambota através de uma correia ou corrente.

Árvore de cames contra-rotativos
O mesmo que veios de equilíbrio. São veios rotativos de carácter simétrico que giram no sentido inverso ao da cambota e cuja finalidade é anular as vibrações provocadas pelo funcionamento do motor.

ASC
(Automatic Stability Control) Controlo de estabilidade. Detecta qualquer perda de controlo da viatura corrigindo-a e corta, inclusive, a propulsão do motor, para que a viatura siga a direcção indicada pelo volante.

ASF
(Audi Space Frame) Estrutura em alumínio utilizada pela Audi em alguns dos seus modelos que é mais leve, mais resistente e mais segura que o aço.

ASR
(Antriebe Schlupf Regelung) Sistema anti-patinagem utilizado pelo Grupo Volkswagen que trava a roda que gira no vazio, evitando a perda de tracção da mesma.

Assistência à travagem de emergência
Sub-função do servo-freio que aplica automaticamente a potência máxima de travagem quando o condutor carrega bruscamente no pedal do travão. Pretende complementar a reacção do condutor comum, que numa situação de perigo tende a pisar o travão com rapidez mas não com a força apropriada.
__________________
ŁµÐ€ ρяѻσנє¢†s: nuno.2ya.com - ツ - ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ
BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 13-05-2009 às 13:07.
lude está desligado  
                                                        Responder com citação