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Antigo 13-05-2009, 12:51   #1
lude
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Padrão Relé... Mas afinal o que é isso?

Um dos dispositivos mais vulgares nas instalações eléctricas dos automóveis (e não só) é o relé, que permite fazer a "ponte" entre circuitos diferentes.

Exemplos de relés:


Um relé é um interruptor actuado electricamente. Ou seja, tem um circuito de comando (ou primário), que quando alimentado por uma corrente, acciona um electroíman (uma bobine) que faz mudar de posição outro par de contactos (as lâminas) ligados a um outro circuito (circuito secundário ou comandado).

Vamos então tentar esclarecer melhor para que servem estes "cubinhos", com formas tão variadas:



A grande vantagem do uso dos relés é que permite controlar circuitos de grande consumo, que exigem uma grande potência, através de sinais fracos, porque enquanto os platinados do relé podem suportar grandes correntes, o circuito de comando exige um sinal muito fraco.

Uma das aplicações mais vulgares nos automóveis antigos era a modificação das lâmpadas dos faróis dianteiros para a versão de halogéneo, mais potentes e muito mais eficazes que as antigas. Mas a potência extra destas lâmpadas sobrecarregaria o comando das luzes do carro, já de si velhinho e desenhado para uma corrente inferior.
Assim, a solução era integrar um relé no circuito. O comando das luzes passava a ligar apenas o relé, com um sinal bastante mais fraco, logo perfeitamente seguro para o comando, e o relé encarrega-se de enviar toda a corrente para os faróis.

Aqui vemos um esquema simplificado de como a instalação ficaria:


Como de pode ver, a corrente para os faróis passa a vir directamente da bateria, enquanto os platinados do comando de luzes passam agora a alimentar apenas o pequeno relé. Os relés a usar nesta situação seriam relés simples, normalmente desligados, de 12 V.

Estas designações todas pretendem esclarecer que existe uma grande diversidade de relés disponíveis. A maioria são interruptores simples, e normalmente desligados. Isto quer dizer que quando o relé não recebe corrente no circuito de comando, não passa corrente no circuito comandado. São os utilizados no esquema acima, e na maioria dos controles comuns. Outro exemplo de onde são muito utilizados é no comando das ventoínhas eléctricas dos radiadores, porque o interruptor termostático tem pouca capacidade de condução e assim o relé encarrega-se da "carga pesada".

O relé normalmente ligado (ao contrário, está ligado e quando recebe corrente desliga) encontra-se normalmente nalgumas instalações para por exemplo assinalar a existência de corrente gerada (quando o alternador produz carga, o relé corta a corrente para o circuito da luz de aviso de falta de carga).

Outros relés usuais nos automóveis são os relés de pisca (vulgarmente designados de intermitentes) e os temporizados que comandam as resistências de pré-aquecimento nos motores diesel.
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