Tópico: Ajuda termometro
Ver Resposta Única
Antigo 04-11-2010, 14:42   #9
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Virgilio Ver Post
Obrigado Chelsea pela explicação, visto por esse prisma faz algum sentido, o que eu quis dizer era que se fosse um sistema tipo "luz avisadora" achava mal.
Sim ninguem consegue conduzir a olhar ininterruptamente para o termometro, mas tambem ninguem consegue conduzir a olhar ininterruptamente para o taquimetro(conta-rotações) e o que achavam se não o tivesse...?
Não, não tenho carro de sonho, tenho apenas expectativas realistas.
Pela minha parte dou o assunto por encerrado, peço desculpa se ofendi alguem inconscientemente.
Começando logo pelo fim...calma, que não ofendeste ninguém, nem tenho quaisquer dúvidas que aqui ninguém ficou ofendido com nada. Estamos apenas a dialogar e trocar ideias/opiniões.

É verdade que ninguém olha constantemente quer para o termómetro, quer para tacómetro (ou taquímetro, tanto faz)...mas também é uma verdade que há alguns carros que nem tacómetro têm.

Eu pessoalmente, nem olho para as rpms que o carro faz, pois de ouvido dá para ter uma boa ideia da faixa em que o carro está em determinada altura...mas admito que dá muito jeito.
Por ex., no meu E82 a acelerar em ponto morto, o carro vai às 4000 rpm (ou mais), mas se meter a 1ª (mantendo o pé na embraiagem) e acelerar, já só vai às 2500 rpm.
Dava para notar pelo som que havia diferença, mas não tinha a noção exacta desse valor se não fosse pelo tacómetro.
Ou como o turbo só dispára acima das 2000, tendo o pico para perto das 2500 rpm...dá para ter uma melhor noção da resposta do carro quando se mete o pé no acelerador.

É a tal coisa, há certas ferramentas que existem porque têm efectivamente alguma utilidade...mas depende muito da utilização que cada pessoa dê ao carro, e do cuidado que tenha com o mesmo.

Para o grande grosso dos condutores (que têm um carro para andar, porque precisam de andar mais rápido ou de forma mais cómoda que a pé ou bicicleta), provavelmente o melhor é ter uma boa electrónica a controlar e a proteger o carro...evitando males maiores.