Ver Resposta Única
Antigo 21-10-2010, 10:21   #2
Chelsea
Mecânico de 2º Grau
 
Avatar de Chelsea
 
Registado em: Mar 2010
Localização: Lisboa
Posts: 930
Padrão

Muitas pessoas acabam por utilizar água simples para esse processo, porque na zona de residência não costumam ter temperaturas muito baixas.

Contudo, é boa prática utilizar anti-congelante, porque há efectivamente zonas do país em que se podem atingir temperaturas negativas (ou numa viagem fora do "habitat" normal), e a água solidificar dentro do circuito, não exercendo assim a sua função...a de refrigerar o motor!

Se vais trocar o liquido refrigerador, não precisas de trocar a bomba de água apenas por causa disso. Agora, se a bomba já é velhita, vai tendo algum cuidado com a temperatura a que o carro está. No caso de começar a subir, há sempre aquelas 2 razões frequentes...a junta da cabeça, ou a bomba de água pifada.

De qualquer forma, não é preciso (penso eu) nada de especial para esvaziar o circuito de refrigeração. Lavar o circuito pode ser uma boa ideia, para tentar retirar ferrugem (da oxidação do radiador) do sistema, antes de meter o novo líquido.

Agora, procedimento especial para a lavagem...não conheço, nem me vou pronunciar. Sei que já vi pessoal com uma mangueira enfiada no radiador, mesmo para facilitar a lavagem.

Quanto aos líquidos anti-congelantes, atenção que há dos concentrados (em que diluis com uma certa percentagem de água) e outros já pré-diluídos, pelo que não precisas de adicionar água.

Penso que o procedimento habitual (para voltar a encher) é meter uns bons litros no sistema (aquilo ainda deve levar uma quantidade razoável...talvez uns 10L?), abrir a tampa do vaso de expansão e meter o carro a trabalhar para que o sistema faça uma purga e saia todo o ar.

Mas eu não domino estas áreas (nem de perto nem de longe), pelo que recomendo que dês aqui uma vista de olhos nestes 2 tópicos:

http://forum.autohoje.com/boxes/2151...cogelante.html

http://forum.autohoje.com/boxes/3876...rigerador.html
__________________
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
Chelsea está desligado   Responder com citação